Distro com Gnome "puro" - Laptop com placa Hibrida qual escolher?

Há controvérsias, a experiência pura do GNOME acontece sobre Wayland e não Xorg :wink:
Aliás no PopOS a sessão já roda sobre o Xorg como em todos derivados do Ubuntu que já testei, dizem que é a solução para placas Híbridas, mas digo-lhes enquanto não houver uma migração em massa para o Wayland os fabricantes continuarão dando suporte somente ao Xorg, porém em algum momento o desenvolvimento do Xorg ficará estagnado pois a RedHat já deixou claro que o foco futuro será no Wayland, creio que tendo o foco 100% no Wayland virão coisas ótima “Adios X.org”.
GNOME | Christian F.K. Schaller

Finalmente, há a questão do suporte ao driver binário da NVidia. Assim, você pode executar uma sessão nativa de Wayland sobre o driver binário e terá essa capacidade por um longo tempo. Infelizmente, não há suporte para o driver binário no XWayland e, portanto, os aplicativos X (dos quais existem muitos) não estariam recebendo nenhum suporte gráfico 3D acelerado por HW. Adam Jackson trabalhou para permitir que o XWaylands carregasse o driver binário NVidia x.org e agora estamos aguardando a NVidia revisar esse trabalho e, com sorte, poder atualizar seu driver para dar suporte a ele.

Quando terminarmos, esperamos que o X.org entre rapidamente no modo de manutenção difícil. A realidade é que o X.org é basicamente mantido por nós e, assim que paramos de prestar atenção, é improvável que haja novos lançamentos importantes chegando e pode até haver alguma configuração de bitrot ao longo do tempo. Vamos ficar de olho nisso, pois queremos garantir que o X.org permaneça suportável até o final do ciclo de vida do RHEL8, no mínimo, mas seja um aviso amigável para todos que confiam no trabalho que fazemos mantendo a pilha de gráficos do Linux, entrar em Wayland, é aí que está o futuro.

Fui!!

1 curtida