Qual sua experiência com o Wayland?

Só reforçando o que disse mais acima, os problemas não são do Wayland.
Se você pagou pelo hardware da nvidia é lá que está o problema de falta de suporte, você usa sabendo disso, a nvidia não colabora para que o driver seja melhorado, alguns softwares não rodam pois os usuários culpam o wayland e não o programa e voltam para o Xorg ao invés de abrir um ticket para os desenvolvedores do programa problemático FATO!

Enfim, a turma que desenvolve o Wayland é o mesmo pessoal do XFree86 (X11R1) que desenvolve o Xorg (que por sinal já é um fork devido a problemas para implementar novos protocolos), se eles dizem que o Xorg já deu então as pessoas só estão remando contra a maré.

Os desenvolvedores dizem que, depois de mais de 30 anos o código é uma colcha de retalhos de difícil manutenção e que a criação do Wayland é para implementar protocolos e coisas modernas que seria muito difícil implementar no X11 devido a quantidade imensa de patches acumulados nesses mais de 30 anos em um código difícil, é preferível manter o código legado no Xwayland e adicionar novos resursos ao wayland que manter o X11.

Essa leitura é recomendada para entender o que eu disse mais acima, ela daqui a pouco faz 10 anos, só para complementar o que já foi dito recentemente sobre a morte eminente do X11.

Mais links para referência:

https://blogs.gnome.org/uraeus/2019/06/24/on-the-road-to-fedora-workstation-31/

Este post eu já referenciei aqui anteriormente em

Deixando os links para que não se torne off-topic pois a pergunta é qual a sua experiência com wayland, mas acho que antes de colocar sua experiência e criticar você deveria pelo menos entender um pouco da história.

2 curtidas