Qual sua experiência com o Wayland?

Isso já foi corrigido. Lançaram um patch. :wink:

Este é o link do bug: Bug #1968929 “Missing Wayland login option on NVIDIA systems” : Bugs : gdm3 package : Ubuntu

1 curtida

Só migro para o Wayland quando o X11 morrer. Tive peśsimas experiências em 2017 quando ele era o default para o Ubuntu 17.10… Sei que está beeeeem mais maduro, mas o X11 me supre com tudo que preciso e ainda tem a facilidade do comando xrandr

1 curtida

Essa é de hoje de tarde: reunião no Jitsi em flatpak, relógio do Gnome na tela compartilhada e tudo isso sendo gravado no OBS - tudo em Wayland

1 curtida

Não sou tão radical, mas minha intenção (por enquanto) é quase igual:

Só mudo para Wayland, quando eu encontrar solução para os (poucos) problemas que tive.

1. A equipe do Conky parece enfrentar problemas para adaptá-lo ao Wayland

2. O gnome-screenshot, idem

Portanto, não falo de problemas “do Wayland” – mas de alguns aplicativos muito antigos, cujas equipes atuais talvez não estejam à altura dos “velhos bons tempos” (sem querer desmerecê-las).

Mas como Conky e gnome-screenshot são fundamentais para mim… fico com eles, e com o Xorg.

Em ambos os casos, refiro-me ao Fedora KDE – única DE que uso em todas as distros.

Além disso, só constatei esses 2 problemas ao fazer upgrade para o Fedora KDE 34. – Não sei se esses 2 problemas ainda persistem hoje, pois no upgrade para Fedora 35 o Xorg foi mantido, sem alteração – e eu não me interessei em fazer novas experiências, para verificar.

Nenhuma das outras distros que uso tentou me impor Wayland, até agora. – Algumas oferecem, outras nem isso – e como não quero criar problemas para mim mesmo, mantenho cada distro (quase) “como vem”, sem ficar inventando moda.

Eu já estava com a impressão de que os resultados do Wayland estavam melhores no Gnome – e em especial, no Fedora Gnome – e as respostas neste tópico reforçam essa minha impressão.

Mas como não uso Gnome, não posso afirmar nada. Só uma “impressão”, a partir do que vejo os colegas relatarem.

E é sempre bom frisar: – iGPU Intel (em placa Asus) + CPU Intel ( i5 9400). – Nada de Nvidia, WiFi etc.

Fedora

Fedora foi uma distro que demorei muito a conseguir “domar” – e naquele instante, me pareceu ótima, perfeita.

Jamais tive qualquer problema com os upgrades do Fedora. – No caso do Fedora 34, bastou mudar de Wayland para Xorg, e tudo se resolveu.

No último ano, comecei a enfrentar 1 ou 2 restrições – algum pacote que só não funcionava nele, ou algum pacote que só não consegui instalar nele. – Isso me desmotivou um pouco de usar o Fedora, pois outras distros me atendem melhor, sem necessidade de ficar procurando solução para esses pequenos problemas.

Em termos “filosóficos” – como se diz por aí – já destaquei o Fedora como algo que não corresponde ao que me interessa, dentro da “filosofia Linux”.

No entanto, por isso mesmo, mantenho o Fedora (entre outras distros) – mais ou menos como quem “vigia as invenções do adversário”. :grimacing:

3 curtidas

Salve @frc_kde qual seria o problema com o gnome-screenshot? só para tentar reproduzir, eu não lembro de já ter tido problemas com o gnome-screenshot (Aplicativo que fornece esse comando) nas vezes que precisei utilizá-lo, eu só o utilizo para capturas de tela temporizada exibindo menus de contexto, pois na ferramenta nativa do shell ainda não tem esse recurso.

Não sei se entendi corretamente os detalhes técnicos a que você se referiu de passagem, sem entrar em detalhes.

Eu costumo desabilitar as Teclas de Atalho (PrtScn, Shift+PrtScn etc.) que no KDE vêm configuradas para usar o KDE Spectacle.

Em seguida, crio (as mesmas) Teclas de Atalho para usarem comandos gnome-screenshot – que testo no bash (Konsole), para ver como se comportam:

Capturar a tela inteira e salvar com nome em formato personalizado, sem fazer perguntas:

gnome-screenshot -p -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Xxx.jpg

(onde “_Xxx” indica a distro: _F, _D, _Ma, _Mx etc.)

Para capturar após um “delay” de 7 segundos – tempo de abrir algum Menu etc.:

gnome-screenshot -p -d 7 -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Mx.jpg

Para capturar só a janela ativa:

gnome-screenshot -w -p -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Mx.jpg

(e assim por diante)

Quanto ao problema com Wayland, é que as Teclas de Atalho simplesmente não acionavam o gnome-screenshot.

Não sei se isso já foi resolvido, desde o lançamento do Fedora 35 KDE.

2 curtidas

ha ha

“Bons tempos”.

Migrei para Wayland faz um tempo no KDE Plasma por ser a única DE com Wayland com escalonamento fracionário até onde pude ver. GNOME não possui isso e não conheço outras implementações Wayland. O motivo do escalonamento fracionário ser importante, é o tamanho da tela. Meu laptop tem uma resolução máxima de 1366x768. X11 não tem escalonamento fracionário dos itens na tela, o que deixa as janelas e, basicamente tudo, grandes demais para usar nessa resolução pequena. No entanto, deixando o escalonamento em 75%, a “resolução” fica próxima de 1920x1080, mais especificamente 1821x1024. A resolução real da tela continua sendo 1366x768 mas os elementos na tela se comportam como se estivesse nessa resolução maior, essencialmente reduzindo o tamanho de janelas e coisas assim. Nada fica borrado, ao contrário de uma gambiarra usada no X11 para obter o mesmo resultado.

Fora isso, eu uso Wayland diariamente e, fora um caso em específico, não há glitches visuais nem bugs que eu tenha notado. O que pode existir, é uma quebra de compatibilidade com qualquer solução criada para funcionar no X11, como captura de tela do Zoom, Discord, acesso remoto pelo TeamViewer ou AnyDesk e coisas assim. Mas é possível contornar esses com uso inteligente do PipeWire. Por exemplo, o uso do Discord pelo navegador Chrome ou derivados do Chromium, permite a captura de tela. Agora falta outras soluções incorporarem o PipeWire como opção. O OBS Studio já usa o PipeWire para captura de tela.

Vários scripts para o KWin terão de ser reescritos para funcionar no Wayland mas, sendo um grande fã de customização, não vejo necessidade para muitos deles. Por exemplo, o KDE Plasma 5.25 finalmente consertou o bug Korners, que tinha aqueles cantos com blur feiosos quando os cantos das janelas estão arrendondados. Por enquanto, existe um branch do ClassiK que faz uso dessa correção e achei bem interessante. Parachute não é mais necessário, dado o novo Overview. Estar em Wayland também traz os gestos 1:1 para o touchpad e o Plasma 5.25 expandiu esses ainda mais, rivalizando até o do Gnome. Antes, o Elementary OS era a única alternativa. Mas honestamente, com o Breeze estando bonito desse jeito, dificilmente eu vou voltar para algo que exagere no blur.

Aliás:
Spectacle_20220506_101427

3 curtidas

Eu fiz alguns testes aqui (sway, wayfire, plasma) e o gnome-screenshot só rolou no mutter+gnome-shell mesmo em wayland, creio que deve ser alguma Interface D-bus, Portal XDG ou o próprio gnome-settings-daemon que direciona a captura de tela para a ferramenta nativa do shell, pelo menos é isso que eu acho, mas você poderia adaptar esses comandos para o spectacle? usando a ferramenta nativa do desktop, não seria mais viável e deixaria de depender do gnome-screenshot?
Aliás eu tentei fazer o inverso rodar o spectacle dentro do GNOME e não rola também.
A linha de comando do spectacle é um pouco mais complexa, mas os resultados são os mesmo, só teria que adaptar.

Para capturar a tela inteira após um “delay” de 10 segundos (o spectacle usa milisegundos) – tempo de abrir algum Menu etc.

-p=pointer, -d=delay msec -n=nonotify -b=background -o=output

spectacle -p -d 10000 -n -b -o $HOME/Imagens/$(date +%F_%H-%M-%S)_teste.jpg

OBS: o ponteiro não está sendo mostrado pois eu tirei essa captura no gosto então ele inve o ponteiro da máquina virtual.

1 curtida

Tenho tido uma experiência boa no Sway, que é meu “daily driver” há uns dois meses. Consegui reutilizar boa parte da configuração do i3 e já há um ecossistema maduro o suficiente de aplicativos nativos para me atender (inclusive ferramentas de terminal para automação). Quanto a apps não nativos, o Xwayland consegue carregar o GIMP e o Wine sem perda de desempenho, e alguns bugs que me incomodavam (como as dicas de ferramenta do GIMP não sumirem ao mudar de guia) foram corrigidos com o tempo.

Não ter que fazer nenhuma configuração específica para remover tearing e o seatd ser uma opção “de primeira classe” são um bom bônus.

Está mais ou menos explicado no print, o gnome-screenshot só suporta ou a API específica do GNOME, ou um mecanismo genérico do X11. Na sessão Wayland do KDE, nem o mecanismo genérico do X11 não funciona (pois não é o Xorg) nem o mecanismo do GNOME (pois não é o GNOME).

Esse é um dos aspectos mais negativos do Wayland, a fragmentação que ocorre entre as três “facções” principais (GNOME, KDE e Wlroots). As principais ferramentas de terminal costumam funcionar apenas nos derivados do Wlroots e às vezes no KDE, por exemplo, enquanto alguns produtos corporativos (como o Zoom para Wayland) dependem de APIs específicas do GNOME.

3 curtidas

Obrigado pela explicação. Eu ainda não tinha atentado para essa questão, por nunca ter precisado lidar com isso.

Nem atribuo ao Wayland esse “aspecto negativo”. Substituir o velho Xorg por algo totalmente novo, é uma transição das mais complicadas, já que envolve “quase tudo”. – Daí, minha opção de só mudar para Wayland quando esses 2 probleminhas do Conky e do gnome-screenshot estiverem resolvidos, ou quando a solução já for mais simples.

Há uma outra coisa que não testei na época do upgrade para Fedora 34: – Atualmente, passei a usar o Zoom do KDE (configurei para 3,0x), para capturar detalhes com maior destaque.

Não tenho motivos concretos para achar que não funcione no Wayland, mas é algo que ainda não testei.

Obrigado pela dica!

Vou testar no Slackware – única distro em que ainda uso o Spectacle – e depois faço outros testes com o Wayland no Fedora 35 KDE.

Vou fazer isso amanhã, e em seguida apresento os resultados observados.

1 curtida

Interessante até o momento. Gosto de utilizar TWM. Comecei no i3, muito fácil de configurar e utilizar. Porém, tive problemas de Screen Tearing em navegadores.

Ao mudar para o Sway que é um " i3 for wayland " os rasgos de tela pararam, o engraçado é que minha GPU é NVIDIA ‘-’.

Desempenho otimo

Aqui vai alguns problemas: Algumas das aplicações que utilizo ainda precisa usar o XWayland. E alguns travamentos do nada que ainda não sei o motivo, mas, tenho a impressão que é por aplicações que utilizam o XWayland.

Então, e como está a experiẽcia de uso de vocês com navegadores no Wayland?

Bem, para mim está um pouco complicado migrar ainda porque alguns recursos ficam desabilitados:

Screenshot_20220505_112857
Para isso foi necessário ativar as flags --enable-features=UseOzonePlatform e --ozone-platform=wayland, e, como é um Flatpak, é necessário ativar o parâmetro socket=wayland e desativar o socket=x11 no Flatseal.

Aí tive que continuar com o XWayland para ter tais opções habilitadas e uma navegação mais fluída.

1 curtida

no meu fica assim:
Captura de tela de 2022-05-05 11-47-24

Bem, o meu fica assim no X11, tem certeza que o está usando sobre Wayland?

1 curtida

GPU AMD: chromium based

Wayland:
Captura de tela de 2022-05-05 17-54-20

X11
Captura de tela de 2022-05-05 17-56-21

1 curtida

Intel i5 de 2gen:
Wayland e X11:
photo_2022-05-05_18-09-18

Algum de vcs já tentou utilizar o bottles(flatpak) no wayland? Pois eu tento executar um .exe e dá erro (Mesmo definindo o socket=wayland no flatseal). No Xorg funciona.

Creio que seja uma das aplicações que não funcionam, aqui também não.