Fedora 34 - mais alguém teve problemas no upgrade?

Essa foi a primeira vez que um upgrade do Fedora me fez temer o pior!

No velho PC, instalei o Fedora 30 e fiz upgrade para 31. Como era a primeira vez que estava domesticando de verdade o Fedora, levei eventuais desafios na conta de aprendizado. ─ No PC atual, instalei o Fedora 31; fiz upgrade para 32; e o upgrade para Fedora 33 transcorreu tão sem novidades, que nem valia a pena levantar o registro completo. ─ Em todos os casos, processo simples, suave e sem problemas.

O Fedora 34 foi lançado no final de Abril, portanto já tem 2 meses e meio ─ e imaginei que eventuais tropeços já se teriam resolvido.

Segui a sequência tradicional, de (a) atualizar; (b) instalar o plugin; (c) baixar todos os pacotes; e (d) reiniciar para instalar o upgrade antes de entrar no ambiente gráfico.

# dnf upgrade --refresh
# dnf install dnf-plugin-system-upgrade
# dnf system-upgrade download --releasever=34
# dnf system-upgrade reboot

Fui informado de que o pluguin já estava instalado (?), mas isso não era problema ─ só 1 pulga atrás da orelha.

Depois de apontar 75 pacotes sem correspondência, o download apontou um erro / problema com rdma-core:

...
No match for group package "lsvpd"
No match for group package "google-croscore-tinos-fonts"
Error:
 Problem: rdma-core-35.0-1.fc33.i686 has inferior architecture
  - rdma-core-35.0-1.fc33.x86_64 does not belong to a distupgrade repository
  - problem with installed package rdma-core-35.0-1.fc33.i686
(try to add '--skip-broken' to skip uninstallable packages)

Não gostei da “solução” skip-broken ─ pesquisei um pouco e encontrei uma solução mais elegante. ─ Se é para quebrar, deixa que eu mesmo quebro:

# rpm -e --nodeps rdma-core
error: "rdma-core" specifies multiple packages:
  rdma-core-35.0-1.fc33.x86_64
  rdma-core-35.0-1.fc33.i686

# rpm -e --nodeps rdma-core-35.0-1.fc33.i686

# rpm -qa | grep 'rdma-core'
rdma-core-35.0-1.fc33.x86_64

Depois disso, baixou tudo que precisava baixar ─ só consegui anotar as últimas 1.078 linhas (de “mesa” em diante), porque estourou o limite de exibição configurado no Konsole ─ e aproveitei os 34 minutos do system-upgrade reboot para capinar um matagal ali.

Fig.1

Fig.2

Ao entrar no Fedora 34:

• O ambiente estava todo “nervoso”, o tempo todo dando a impressão de que ia pular… Tenso!
  • Um dos 2 Conky sumia e voltava a cada 10 segundos
  • Aplicativos do KDE esqueceram as configurações de Tamanho e Posição (Kwin)
  • O mouse regrediu para o duplo-clique
  • O gnome-screenshot se recusava a funcionar (tive de restabelecer o KDE Spectacle)
  • Apareceu um notificador de atualizações, que eu esperava não ver nunca mais

Nas imagens (acima), os processos ligados ao Conky, segundo o filtro do KSysguard. ─ Na Fig.1, aparecendo os 2 Conky, durante 9 segundos. ─ Na Fig. 2, o momento em que a segunda instância do Conky desaparecia por 1 ou 2 segundos, ao executar uma série de comandos externos: free, top, neofetch, htop, inxi, screenfetch, cut, grep, a cada 10 segundos:

free        ${alignr}${execi 10 free -m | grep Mem | cut -c 25-35} MiB
top         ${alignr}${execi 10 top -E m -b -n 1  | grep buff | cut -c 41-50} MiB
neofetch    ${alignr}${execi 10 neofetch  --stdout | grep "Memory" | cut -c 8-15}
htop        ${alignr}${execi 10 export TERM=xterm; echo q | htop | aha --line-fix | html2text | grep "/15" | cut -b 23-34}iB
inxi        ${alignr}${execi 10 inxi --memory-short | grep used | cut -b 53-61}
screenfetch ${alignr}${execi 10 screenfetch -n -N | grep "RAM" | cut -c 7-13}

Não pude encontrar nenhuma explicação racional para os comandos rpm, sh e wc (?) aparecerem no filtro de processos ligados ao Conky, somando 14 processos no total.

Fig.3

A primeira instância do Conky também executa vários comandos externos, mas só 1 vez a cada 600 segundos. ─ Portanto, ele também desaparecia (Fig. 3), ─ mas acabei não documentando os processos nesses momentos, pois cada tentativa exigiria mais de 10 minutos de espera, sem nenhuma distração. Duas tentativas, 20 minutos; três tentativas, meia hora ─ às 12:44, 12:54 etc., pois o boot foi às 12:34:

${execi 600 neofetch  --de_version on --stdout | grep "DE:"}
${execi 600 kf5-config --version | grep 'Qt\|KDE'}
${execi 600 konsole -v}        ${execi 600 kate -v}
${execi 600 dolphin -v}        ${execi 600 gwenview -v}

Fig.4

Eu não quis usar o "verificador de atualizações etc. ─ Prefiro sempre executar um comando, manualmente.

Ao executar o dnf upgrade (Fig. 4), ele substituiu 8 arquivos xorg-x11, ─ afora substituição / instalação / atualização de 5 pacotes iptables.

Mas…

─ Por que deixar esses 13 arquivos fora do upgrade ─ e precisar de uma “atualização” logo ao iniciar o Fedora 34 pela primeira vez? ─ Afinal, o 33 foi atualizado, e ainda tentei instalar o “plugin de upgrade”, portanto não havia razão para ele estar “desatualizado”.

Pesquisei o que pude imaginar ─ sobre Fedora 34 + Conky etc. ─ mas não encontrei nenhuma dica pertinente. Deixei o Fedora de lado e fui atualizar as outras distros que ainda faltavam.

Fig.5

Hoje, retomei a saga e tratei de remover:

• PackageKit (3 pacotes)
  • Todo o Plasma-Discover (16 pacotes)
  • Todo o Flatpak (54 pacotes)

Depois dessas remoções (e de mais uns 2 Reboot), os processos associados ao Conky se reduziram a 6. ─ Agora, nenhum rpm (mas pode ser só coincidência).

Fig.6

Por fim, acabei desconfiando do Plasma-Wayland ─ “suspeitei desde o princípio!” ─ fiz Logout, escolhi sessão Plasma-X11… e finalmente o ambiente gráfico amansou!

Agora, o Conky permanece aberto, tranquilo e infalível como Bruce Lee. ─ Nada de “pulinhos nervosos”.

O KDE Spectacle agora leva até meia hora para disparar ─ mas o gnome-screenshot voltou a funcionar, sem nenhuma hesitação.

Só, que… Agora, um simples Logout leva horas.

Em vez da tela de Login, vejo só um Teclado Virtual. ─ Ok, já vi mil dicas de como eliminá-lo (quando não precisava); isso deve ser fácil de resolver.

O Login também leva séculos.

Ao abrir o Dolphin, o Kate, o Gwenview, suas janelas ficam transparentes (vazias) durante um tempão, antes de finalmente serem preenchidas. ─ Isso não acontece com o Konsole, nem com o Chrome, nem com a calculadora KCalc.

Uma busca simples no Dolphin passou a demorar séculos.

Tentei baixar o anexo de um Gmail, e não ia. Clica, clica, clica!, cavalinho alazão. Finalmente, abriu o diálogo. Minutos depois, abre um segundo diálogo. Meia hora depois, ainda abre um quarto diálogo, um quinto diálogo…

Por enquanto, as coisas estão assim.

Não chegam a ser dificuldades enormes. A sessão atual já vai completar 4 horas, e não me sinto embaraçado. As atividades fluem razoavelmente.

Por princípio, deve ser possível reverter esse “avanço” do Fedora 34 em direção ao Wayland. Des-substituir os pacotes Xorg-X11 que foram substituídos ─ mas isto só deve ser possível após eliminar o Wayland que exigiu aquela substituição.

EDIT - Adicionei várias imagens para ficar mais claro.

Mtos pacotes mudam de nome nos repos, outros trocam suas dependências e livrarias, outros pacotes são abandonados… Se fosse eu, teria removido esses pacotes com problemas antes do upgrade (sem reiniciar o sistema) e depois tentaria reinstala-los ou substitui-los depois do dist-upgrade , se necessário.

1 curtida

Antes do upgrade, só havia indicação de 1 pacote problemático ─ e eu removi antes de tentar de novo o upgrade.

Os outros pacotes, foram substituições posteriores ao upgrade.

A propósito:

1. Desabilitei o Teclado Virtual do SDDM inserindo esta linha no arquivo /etc/sddm.conf.d/kde_settings.conf:

InputMethod=

Dica inicialmente encontrada aqui e em seguida aqui.

Testei um simples Logout / Login, só para conferir. ─ Ok, SDDM agora sem Teclado Virtual. ─ Tanto o Logout quanto o Login foram demorados.

Após confirmar, reiniciei o computador, entrei direto (AutoLogin) ─ agora sem nenhuma demora:

• Boot e KDE rápido ─ 37 segundos (normal no meu PC)
  • Dolphin, Kate, Gwenview abriram rápido, com exibição imediata (nada de janela transparente, vazia)
1 curtida

Estes pacotes 32bit sempre deram algum conflito… ideal é não ter nenhum no sistema ou então remover antes…

1 curtida

Mano, meu Conky também tem vazamento de memória por que, assim como o seu, faz muitas operações de IO … Então eh um problema conhecido do Conky quando ele faz mtas operações desse tipo…

Tenho um script que o mata a cada 4 horas, e depois reinicia os meus conkies… Na verdade, deveria ser um serviço do systemD mas eu ainda não tirei tempo para ajustar ele. Se quiser eu te passo para vc ter uma ideia e criar um para a msma finalidade

Uptime de umas 4h
Conky comendo 1.9GB de memória

Mas vendo melhor a sua captura de tela, o Conky parece estar acusando um valor alto de consumo de memória para todos os processos…
Li há algum tempo que o Linux mudou recentemente a maneira que ele interpreta consumo de memória… e também lembro denter lido que o Conky pode acabar dando um sinal de consumo maior de memória artificial por que usa um esquema próprio para contar RAM… Mas alguma coisa parece estar precisando de ajustes!

1 curtida

Eu até poderia eliminá-los todos ─ bastaria remover completamente o Wine. ─ Mas no momento, parece que não estão mais causando problemas.

Sim, existem atualmente versões do Conky com 3 cálculos diferentes do uso de Memória RAM.

Conky 1.10.8   =  htop   (htop)        Neon, Mint, MX Linux
Conky 1.11.6   >  htop   (new calc)    Arch, Debian testing, Mageia 8
Conky 1.12.1   <  htop   (free, top)   openSUSE Tumbleweed, Fedora 33, PCLinuxOS, Void
Conky 1.12.2   >  htop   (new calc)    openSUSE Tumbleweed

No caso do Fedora 34, o conky 1.12.1_pre compiled 2021-03-08 está usando o mesmo cálculo do free / top.

2021-07-11_16-24-50_F-inicio_CROP

É por isso que estou monitorando os cálculos de uso de Memória RAM por várias ferramentas, através daqueles comandos externos que o Conky executa a cada 10 segundos.

ATT - Editei a postagem original ─ incluindo várias imagens ─ para ficar mais claro.

Espero que esses vídeos bem curtos possam dar uma noção do tremelique enervante da sessão Plasma Wayland no Fedora 34 ─ e da suavidade na sessão Plasma X11.

Notem que ambos foram gravados agora ─ sem PackageKit, sem Plasma Discover, sem Flatpak ─ e após os devidos Reboot.

1. Tela piscando e Conky com interrupções em sessão Plasma (Wayland) no Fedora 34:
  1. Conky tranquilo e infalível em sessão Plasma (X11) no Fedora 34:

Com X11: minion original, amarelinho, do Meu Malvado Favorito…
Com Wayland: minion roxo, pós-soro, do Meu Malvado Favorito 2

1 curtida

:face_with_monocle: :rofl:

Sete anos…

Any plan for wayland? #56

Open

zhw2101024 opened this issue on Jul 15, 2014 · 21 comments

… até…

chromer030 mentioned this issue on Apr 18

CONKY DOES NOT START XWAYLAND IN TIME #1087

Fonte: Github do Conky

Outubro 2018, um resumo do problema:

“Não tenho certeza de como lidar com o recarregamento de configurações, atualmente ele quebra. Percebi que a janela do X11 é realmente criada na classe de configurações, e não é realmente fechada entre recarregamentos”.

Dezembro 2020, uma esperança esperançosa:

“Hopefully this will lead the way to adding support for things like Wayland and Haiku graphics”

A única solução que encontrei até agora, estava em polonês:

─ “Uwaga: Conky nie obsługuje protokołu pulpitu Wayland. Jeśli twoje środowisko graficzne używa Wayland, wyloguj się z niego i wybierz zamiast tego sesję X11, która jest obsługiwana”.

… e o Google traduziu mais ou menos assim:

─ “Saia do Wayland e use o X11”.

Suspeitei desde o princípio…