#WaylandForce - Já experimentou o Wayland?

No Kde Neon realmente não está com pipewire totalmente implementado visto que alguns comandos não funcionaram.
Mas fiquei na dúvida se é a implementação da distribuição, por exemplo a spin do Kde do Fedora (kinoite) vem com esse suporte?

1 curtida

1 curtida

Pode me dizer que versão está esse KDE (kinoite) e se vai ser essa a versão no lançamento?

eu acho que você vai ter mais sorte olhando as mensagens do OBS:

flatpak run com.obsproject.Studio --verbose | grep -E "warning|error|pipewire"                   

outra coisa que você pode fazer é dar uma olhada nas permissões do OBS no Flatsea.

1 curtida

Plasma 5.23 e vai ser essa versão no lançamento do Fedora Kinoite 35.

1 curtida

Ativei tudo que podia no Flatseal e mesmo assim o screencapture ainda não aparece:

eu dei uma procurada e cheguei a conclusão de que essa questão é muito dependente da sua versão de xdg-desktop-portal e backends xdg-desktop-portal-[wlr|kde|gtk3|...]:

https://snapcraft.io/docs/xdg-desktop-portals

  • Portal support depends on the version of xdg-desktop-portal in the host system. Older versions do not support all portals. Repology shows what version of xdg-desktop-portal each distribution has and the portals NEWS file explains what portals each version supports.

a versão aqui que eu tenho do xdg-desktop-portal-kde é a 5.22.5-1, já a do xdg-desktop-portal é 1.8.1-3. Nessa versão eu tenho apenas captura de tela, não de janela por exemplo, e sim, isso também depende do seu xdg-desktop-portal backend, parece que o xdg-desktop-portal-wlr para Ubuntu por exemplo só suporta captura de tela:

Limitations

xdg-desktop-portal-wlr does not support window sharing, only entire outputs. No way around this. Apps won’t show anything on the window list.

1 curtida

A versão que eu tenho do xdg-desktop-portal é a 1.6.0-1. Então basicamente terei que esperar a próxima versão do Kde Neon baseada no Ubuntu 22.04 para ter o pacote mais atualizado.

Você tem o xdg-desktop-portal-wlr instalado ?

1 curtida

Não, e se eu tento instalar pelo repositório da distribuição diz que é impossível encontrar o pacote.

Eu encontrei o repositório no github mas parece que só funciona em distros baseadas no ubuntu 21.10 e posterior.

Aqui no arch o obs só começou a funcionar depois que instalei esse pacote.

No Fedora não é necessário esse pacote para funcionar.

1 curtida

Depois de um tempo, voltei pro fórum :slight_smile:

Esse pacote é pra compositores baseados no wlroots. No caso dele seria o xdg-desktop-portal-kde mesmo.

Gostaria de relatar algo que descobri jogando no Wayland.

Estou jogando Pillars of Eternity 2: Deadfire e o jogo fica lagado no Xorg, talvez pela quantidade de partículas. Em ambientes com água fica quase impossível de jogar, o que é um problema, uma vez que o jogo se passa em um arquipélago, com batalhas marítimas e possui opção gráfica “Oceano de Alta Qualidade” por padrão.

Entretanto, no Wayland não existe nenhum lag, travamento ou engasgue. Fui capaz até mesmo de aumentar a qualidade gráfica do jogo. Até mesmo a temperatura do meu processador é menor ao usar Wayland.

4 curtidas

Só tive de experimentar Wayland no Fedora 34, e enfrentei alguns problemas com o Conky… até voltar ao Xorg:

Não se trata de “culpa” do Wayland! – pelo contrário, é uma coisa que o Conky ainda não conseguiu resolver.

Como avanço técnico, aplaudo o Waylando.

Como “experiência de usuário”, ainda prefiro evitar.

1 curtida

MInha birra por enquanto com o Wayland tem haver um pouco com o caso captura de tela, mas principalmente na questão de ajustes de Gamma que eu curto usar. Agradeço se alguém souber como modificar diretamente no sistema!

Além disso tem um bugzinho no KDE Plasma com a parte de som que, quando toco uma música no VLC por exemplo, o ícone de som se aplica também a outros programas abertos, dá até pra controlar o mudo, é meio bizarro. Não sei se já foi corrigido.

Uma opção que tem a se usar é o gammastep ou o wlsunset. São ferramentas de terminal, mas não tem muito mistério de usar não.

Aconselho dar uma olhada

Edit.: Tem o wl-gammactl como uma opção GUI também.

1 curtida

Agora, problemas no KDE Neon.

Para não ficar duplicando postagens, prossigo no tópico mais recente.

1 curtida