2024 será finalmente o ano do Wayland?

Exato!

Foi o que eu disse: – São as distros (não os usuários) que “mudam”. – A maioria dos usuários apenas escolhem uma distro, e aceitam do jeito que elas são.

Também concordo. – Muita gente reclama de distros “quase iguais”, “refisefúqui” etc., mas a verdade é que cumprem um papel de “compor um conjunto pronto” – e a maioria dos usuários “testam distros” (prontas), até encontrar a que lhe agrada (sem ligar para os detalhes, e sem ficar escovando bits).

Como nenhuma distro quer perder usuários, são elas que vão ficar de olho nesses “problemas irritantes” – e só vão tornar o Wayland padrão, quando for satisfatório para qualquer “iniciante” ou “usuário médio”.

Acima - Fui verificar a situação das minhas distros, e verifiquei que apenas 4 das 12 (33%) não oferecem a opção Plasma Wayland. – PCLinuxOS e Mageia são pouco conhecidas, e pouco utilizadas. – No Arch, eu que escolhi o que quis, ao montar o KDE (e no Void também, mas nele existe a opção Wayland). – O Manjaro é uma instalação “do jeito que veio”.

Imagino que a esmagadora maioria (daqueles 3% que usam Linux, he he) estejam nos Buntus e seus “derivados” (Mint, Pop_OS, Zorin); e um pouco menos no Debian e seus derivados (MX Linux).

Minha coleção é pouco representativa desse universo – mas o fato é que o Debian testing, o KDE Neon e o MX Linux oferecem, sim, a opção Wayland – porém continuam com X11 por padrão.

(Deixei “Failsafe” e “Xsession” ao lado, para não embaralhar demais o Quadro, pois não entendo nada sobre isso. – Fiquei maravilhado, de ver que tenho IceWM em 3 distros!).

Fiquei curioso pra “ver” a diferença entre o (meu) Arch Linux e o KDE Neon Unstable do dia 7 – embora a comparação não seja 100% correta, devido às diferenças de empacotamento:

Acima - “grep wayland” é um modo tosco, e serve só para começar.

Instalei o Arch em 15 Abril 2020, e no final da tarde estes arquivos já estavam presentes:

$ cat 02_2020-04-15_Arch_packages.txt | grep wayland
kwayland 5.69.0-1
kwayland-integration 5.18.4.1-1
qt5-wayland 5.14.2-1
wayland 1.18.0-2
wayland-protocols 1.20-1

A instalação do Chromium acusou uma dependência com nome diferente – e só percebi, porque cita Wayland na descrição:

libpipewire02: WebRTC desktop sharing under Wayland

Dias depois, a instalação do Wine trouxe sua dependência lib32-wayland.

Quando ao Fedora, foi a única distro, das que eu tenho, que “mudou espontaneamente” do X11 para Wayland, no upgrade para Fedora 34, em Julho 2021.

Antes do Fantástico, tinha a vetusta Reader’s Digest, O Cruzeiro, Manchete… A ciência ia acabar com o câncer, com a fome (e com as baratas, claro!).

1 curtida