Luz Noturna Fedora 36

Bom dia a todos.
Pessoal eu gostaria de compartilhar um bug que encontrei no Fedora 36, talvez alguém já tenha passado por isso e tenha encontrado a solução ou alguém da equipe do Fedora veja e possa verificar.

Eu fiz a instalação do Fedora 36 Workstation pela ISO oficial. Após configurar todo o sistema e já estar usando-o a uns 7 dias, deparei com o bug.
Após uma atualização de rotina o sistema parou de iniciar o “Luz Noturna”. Mesmo modificando a configuração para manual ou automático e mesmo estando com a localização ativada.
Daí nas tentativas de descobrir algo verifiquei que isto ocorre apenas no Wayland. Quando eu logo em um ambiente X11 a Luz Noturna ativa normalmente, e mais curioso ainda, sem reiniciar o sistema após logar no X11 eu encerro a sessão e logo no Wayland e a Luz Noturna funciona normal.
Eu mantive o sistema por mais alguns dias na esperança de ter alguma atualização que corrigisse porém o bug persistiu.
Caso alguém tenha passado por isso também e queira contribuir, agradeço.
Até mais a todos.

1 curtida

Já tenho esse problema há muito tempo – algumas versões para trás, do Fedora – porém no X11.

Uso sempre X11. – Ao iniciar a sessão, o indicador na barra de notificações diz que Night Color está ativado, porém vejo nitidamente a tela voltar ao normal (mais azul e menos vermelho) logo em seguida. – Desativo e torno a ativar Night Color pelo ícone da barra, e aí, sim, faz efeito e permanece.

EDIT - Ia esquecendo de dizer que isso NÃO acontece no openSUSE Tumbleweed, no Arch, no Debian testing, no KDE Neon, no PCLinuxOS, no Mageia, no Slackware, no Manjaro, nem no MX Linux.

Aqui funciona de boas no horário programado @frc_kde, só um adendo minha instalação é upgrade, não cheguei a testar em uma instalação do zero.
Nã vai aparecer que a luz noturna está em funcionamento pois a interação é com o monitor o screenshot não vai obter essas informações.

@xterminator, Aqui fica exatamente como está no seu, porém a tela fica normal. ícone no painel e tudo. Mais só 'assume" se saio do Wayland entro X11 e volto Wayland. Minha instalação era limpa do zero. Estou com outra distro pois preciso fazer uns textos a noite e ficar sem o Luz noturna não dá. Estou com receio de voltar pro fedora e fazer toda a configuração do sistema e ocorrer o mesmo novamente.
Eu gosto DEMAIS do Fedora, mais nunca consigo usar ele. kkkkkkkkkkkkk.Sempre da uma ou outra zica.

Então cara eu não tenho instalação do zero fora de VM, mas no desktop e no laptop tá de boas a luz noturna, não sei se consigo reproduzir esse problema em uma VM, eu uso Full wayland em ambos fazem muitos anos.
Vou perguntar aos pessoal sobre isso no grupo do GNOME no telegram e te dou um feedback.

Opa valeu mesmo, se tiver novidades posta ai.
Obrigado

1 curtida

Já postei, vou aguardar algum retorno sobre isso.

GNOME Brasil
Os colaboradores brasileiros que participam e contribuem de alguma forma com esse projeto se reúnem por meio da comunidade GNOME Brasil.

Site Oficial: https://br.gnome.org/
Canal: @planetagnomebrasil

1 curtida

Você é um feliz participante dos 99,999% que não têm problemas com esse quesito, @xterminator :wink:

Mas, seu Fedora esta com qual DE? – Aliás, só agora reparei que o @WArmond está com o Workstation, portanto não está usando KDE.

Comecei a usar Night Color em Dezembro 2019 e continuei usando no novo PC, a partir de 2020. No KDE, sempre veio “instalado” por padrão (kcm_utils) – com exceção do MX Linux 19, que só habilitou esse recurso quando instalei redshift + plasma-applet-redshift-control – coisas que não existem nas minhas outras distros.

Portanto, é possível que o problema que eu tenho no Fedora seja específico.

Instalei o Fedora 31 em Janeiro 2020, e de lá para cá vim apenas fazendo upgrade. – Só usei Wayland quando o Fedora 34 veio com ele como padrão. Logo voltei para o X11, e só tornei a rodar 1 sessão Wayland para gravar um vídeo curto sobre o problema no Conky. – Não anotei em que momento o problema começou, pois não interfere muito. Ao começar a sessão, o Night Color está aplicado, se desfaz, mas com 2 cliques restabeleço, e não penso mais no assunto.

O que me chamou atenção, neste tópico, é que o Fedora é minha única distro onde ocorre esse pequeno problema.

Boa noite.
Novo capítulo.
Não é problema do Fedora. Eu instalei o Ubuntu 22.04 na última segunda para resolver o problema da Luz Noturna.
Ontem a noite eu atualizei o sistema normalmente, hoje ao ligar o pc a noite o mesmo problema surgiu, igualzinho ao Fedora.
Bom então não é o Kernel pois as distros estão com versões diferentes.
Acho que pode ser ou o Gnome 42.1 ou o pacote que gerencia o Luz Noturna.
Eu tentei o comando grep "upgrade " /var/log/dpkg.log.
Mais só mostra a data de hoje não aparece o que eu atualizei ontem.
O log do sistema está apresentando o erro abaixo.

OBS: Não é meu hardware pois tenho esse Desktop a 1 ano e meio e funcionou perfeitamente até então.
Vou monitorando.

Aqui o sistema está normal com a luz noturna ativada e funcionando.

Fedora 36 Workstation (Gnome).
HD 620 e 940mx (nouveau).

Verifique se em um monitor externo o problema ainda ocorre.