@fastos2016 e @anon76731478 vlw pelo feedback, o problema deve ser no meu hardware que é mais antigo.
-
Zoom do KDE funcionando Ok no Wayland (Fedora 35 KDE)
-
Conky funcionando Ok no Wayland (Fedora 35 KDE)
-
Posição e tamanho das janelas totalmente bagunçados – Isso não acontecia no Fedora 34 KDE com Wayland (logo após o upgrade)
-
- Agora, Gweniew sempre abre centralizado
-
- Dolphin abre bem menor
-
- Kate abre bem menor
Portanto, Kwin agora é o “pequeno problema”. – Já deu para ver que é possível driblá-lo, alterando um arquivo de configuração aqui, outro ali… mas não sei se quero mergulhar nesse tipo de atividade.
- KDE Spectacle funcionando Ok por comandos:
Os arquivos está de bom tamanho (200 ~ 270 KiB), talvez porque eu tenha configurado a qualidade do JPG para 80%, no início de 2020.
Portanto, isso permitiria abandonar o gnome-screenshot, e ficar só com o problema do Kwin.
Mesmo assim, e feitas as contas, acho que vou continuar com o X11 por mais um tempo.
Firefox 100.0
O Firefox está usando a aceleração por hardware.
Google Chrome 101.0.4951.54 (pacote do AUR)
O Chrome não está usando a aceleração por hardware - VDAVideoDecoder (chrome://media-internals).
A minha experiência com o Wayland no GNOME está ótima. A única coisa que ainda não funciona de modo adequado é a Steam por causa da Nvida. Quando quero jogar encerro a sessão e inicio pelo X11, depois volto para o Wayland. Eu uso o Pipewire com Wireplumber.
Agora, KDE Neon criou uns “probleminhas”…
Ontem:
Commit Log for Mon May 23 10:54:36 2022
Removed the following packages:
kwin-x11
Como estava atualizando várias distros, não voltei para ver o resultado. – Fui pro Arch e segui com minhas atividades.
Hoje, vi o aviso de caca no Reddit, e fui ver como estava a minha instalação:
Sem Conky – e principalmente, sem Barra de Título, para poder fechar ou minimizar; e também sem nada na Barra de Tarefas, para poder fechar ou minimizar. – Felizmente, o gnome-screenshot
continuava funcionando.
Como alguém tinha dito no Reddit que uma nova atualização tinha resolvido o problema, fiz isso:
Reiniciei – ainda com Auto-Login para sessão X11 – e continuava tudo na mesma. Então, fiz Logout e selecionei sessão Wayland:
Na sessão Wayland, o Conky apareceu (sem tremeliques), Barras de Título e Barra de Tarefas ok – mas, sem gnome-screenshot – então modifiquei as teclas de Atalho para usarem o KDE Spectacle:
Como havia um comentário sobre problemas no Wine, fiz um teste – e funcionou sem problemas:
Por enquanto, foi tudo que observei.
EDIT - 16:48 - KRename não abriu (abortou) na sessão Wayland.
De volta ao X11:
Reinstalei o kwin-x11
– não houve nenhum conflito, nem qualquer remoção / substituição colateral:
Restabeleci o gnome-screenshot
e testei o Wine. – Tudo Ok.
KRename - Ok:
A única experiência ruim que tive foi em relação a transmissão de tela entire screen no Discord. Com o Wayland a tela fica toda preta, ja com o Xorg funciona normalmente.