Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?

Debatemos os motivos que atrapalham a migrar para Linux, e possíveis soluções para te trazer de vez ao software livre e até, quem sabe, contribuir para apresentar o pinguim a mais pessoas!

6 curtidas

Pra mim um dos principais motivos que impedem o crescimento do Linux é a própria comunidade que vive brigando por causa de filosofias. As pessoas não se respeitam, cara.

Um dia desses vi um post no reddit solicitando uma versão do WhatsApp oficial para Linux, e logo embaixo outros usuários xingando a Meta é falando que não querem. Poxa, cara! Tu imagina quanta gente deixa de usar o sistema só porque não tem o WhatsApp e eles precisam? Se tu não quer o app não usa, mas respeita o outro.

É complicado alguém querer vier pra um lado onde todo mundo tem um rei na barriga.

8 curtidas

Vou colocar algo que o David Heinemeier Hansson (criador do Ruby on Rails) escreveu, voltado para os programadores e que se encaixa perfeitamente aqui.

O Linux é até gratuito, então o que está impedindo a adoção em massa, se ele é realmente melhor? Minha resposta:

Se fazer exercícios é tão saudável, por que mais pessoas não fazem isso?
Se ler é tão educativo, por que mais pessoas não fazem isso?
Se junk food é tão ruim para você, por que tantas pessoas comem isso?

O mundo está cheio de convites gratuitos para autoaperfeiçoamento que são ignorados pela maioria das pessoas na maior parte do tempo. Colocando de forma grosseira, é mais fácil ser gordo e néscio em um mundo de calorias baratas e vazias do que ser saudável e informado. É difícil resistir à tentação do esforço mínimo.

E o Linux não é esforço mínimo. É um sistema operacional que exige mais de você do que as ofertas comerciais da Microsoft e da Apple. Assim, ele serve como um dojo para entender melhor os computadores. Com um sensei que continua exigindo que você descubra os problemas sozinho para aprender e subir de nível.

Agora eu entendo totalmente por que a maioria dos usuários de computador não está interessada em um treino intelectual quando tudo o que eles querem fazer é navegar na web ou usar um aplicativo. Eles não estão querendo se tornar uma faixa preta em fundamentos da computação.

Link do original em ingles

8 curtidas

Questão de hábito mesmo. Quase todo mundo se habituou a usar windows no desktop…

2 curtidas

A gente mais nova não migra por preguiça, e a comunidade fica brigando entre se em vez de atrair novos usuários.

3 curtidas

a questão é: “por quê as pessoas tem de migrar pro linux”? a menos que haja um motivo muito específico, ficarão aonde sentem-se bem.

8 curtidas

Em minha opinião é o fato do costume, o povo já tá acostumado com o Windows ou melhor com o caminho fácil e com o jeito automático do Windows

Tava aqui analisando e é até estranho pensar que muitos ADULTOS que são experientes em tecnologia tem dificuldade em migrar pro linux e eu uma CRIANÇA com pouco tempo de uso já me acostumei com a tela preta termial (melhor que a azul do Windows)

3 curtidas

Não gosto dessa linha de argumento. Temos distribuições que são muito práticas para quem não tem interesse em se aprofundar em “coisas de TI”. Felizmente, o próprio canal Diolinux tem conteúdo que desmistifica essa história de “Linux dojo para faixas-pretas em computação”:

4 curtidas

Eu acho que é a propria falta de conhecimento sobre o sistema.
pois não e todo mundo que possui.
apesar de existir conteudo na internet sobre o LINUX em si.
Eu só uso Linux pelo meu conhecimento basico que aprendi na faculdade e no curso tecnico.

Tenho quase 2 anos de linux e já aprendi o básico do linux mint e um pouco do avançado do peppermintOS já que ele não é um sistema a modo automático e se tornou meu predileto.
No passado o linux era muito complicado de se mexer e operar como mandriva, kurumin, kde e outros, sem contar a falta de drivers para certos hardware e hoje praticamente tudo se corrigiu graças a persistencia do pinguim ao mundo onde milhares de programadores e desenvolvedores se renderam a ele, isso inclui todos aqui e eu.

1 curtida

Será que o problema é porque os usuários que não querem mudar por pura comodidade? Ou não conseguem ver o quão incrível Linux é? Já vi essa discussão anteriormente e tem múltiplas camadas. Algo que eu vi desde que entrei em contato com a comunidade Linux há alguns anos e ainda é persistente como alguns falaram aqui, a comunidade em certa medida é hostil e briga entre si até hoje por filosofias. Não existe consenso.

Outro ponto que outro já colocou aqui. Existe alguma obrigação de migrar para Linux? Se estou usando meu notebook com Windows 11, perfeitamente, porque vou querer a dor de cabeça de migrar para outro sistema? Vou continuar no meu Windows.

E por fim, uma coisa que já falei em outro tópicos. Linux não faz milagre e também não é perfeito 100%. Assim como qualquer sistema, tem seus problemas e defeitos, principalmente em incompatibilidade. Falo por experiência própria. Eu tinha um computador antigo que rodava Windows 10 original, e nele eu testava várias distros Linux por alguns anos. E sabe o que percebi? Independente da distro, sempre tinha algum problema, eu ficava horas e horas só pra arrumar tudo. Enquanto no Windows 10, tava rodando liso, sem problema nenhum.

Linux não é essa perfeição que muitos tentam vender. Ele não vai ressuscitar um PC velho e deixar uma grande performance, se o hardware é fraco, vai continuar sendo fraco rodando um Xfce ou Gnome ou Windows.

3 curtidas

Porque no Windows as pessoas conseguem instalar todos os programas que elas desejam sem dificuldades. No Linux o usuário precisa se acostumar com softwares alternativos e tem de pensar em qual das mil formas de empacotamento ele quer instalar o software.

Outro fator que me incomoda é a falta de drivers oficiais para Linux, o que é especialmente chato para usuários de notebook.

É a triste realidade, principalmente em grupos específicos, como do Debian e Fedora, mais ligados a filosofia Gnu. Pessoal do Arch e Manjaro brigando por conta de facilidades.

Eu diria: vantagens!

A questão é: até quando?
Windows com o tempo, vai perdendo o desempenho e se enchendo de lixo, a chance de ser invadido por alguma praga digital é questão de tempo…

Esse é o problema: povo quer ficar testando 1000 distros, em vez de instalar UMA, resolver o problema e ficar quieto.

Depende!
Tenho larga experiência com máquinas “obsoletas” doadas para Lions Clube, Sucesu e outros. Usando Plasma como desktop, ressaltando aos alunos a importância de usar o sistema de maneira consciente, raramente ocorrem problemas.
Dá uma conferida: AQUI, AQUI E AQUI.

Eu consigo instalar os programas que quero, com apenas 1 clique + senha de root.

E qual o problema com isso?

Só abrir a loja da distro, escolher o programa, clicar em instalar e digitar a senha de root, nada de ficar pensando em formas de empacotamento.

Aí você pode:
1 - não adquirir hardware que não funciona na distro escolhida
2 - contactar o fabricante e cobrar para que crie drivers para o kernel Linux.

Se os usuários de distros Linux, TODAS, começassem a mandar msgs pra fabricante de hardware que não é compatível, ampliaria a chance do cenário mudar.

3 curtidas

No caso horas e horas para arrumar tudo seria o windows, leva 3 horas para eu arrumar o ambiente de desenvolvimento no windows, já no linux 1hora, sem contar que nunca travo no linux, já no windows tem que desligar na tomada, o windows 11 é bom, mas deveria ser melhor.

1 curtida

Essa é provavelmente a resposta mais correta sobre isso. Ao invés de textos longos explicando diversos motivos, no final, se pensar bem a resposta é apenas essa mesmo: Habito.
Se todo mundo tivesse se habituado primeiro ao linux hoje ele estaria no lugar do Windows. Simples assim.

8 curtidas

Sou dev tbm e levo o mesmo tempo para configurar, seja no Windows como no Linux. A diferença é quem em um eu tenho que usar o pacman e no outro o winget para baixar os mesmos programas que eu uso em ambos.

2 curtidas

Eu admiro muito a postura dos usuários que defendem seus softwares mas eu não concordo é que outros ficam falando mal de outros sistemas sem nunca usá-lo, o mais engraçado desses usuários que usam o windows é que eles baixam softwares, craqueiam e entope o sistema com cavalo de tróia, e spywares e contaminam o pendrive para tranferir arquivos para outros pcs e contaminando os mesmo sem saber.

2 curtidas

Depende. O Windows só fica lento se o usuário instala um monte de coisa inútil que fica rodando em segundo plano. Tipo aqueles “otimizadores” que prometem aumentar o desempenho do Windows, mas que no final das contas, mais atrapalham do que ajuda. Ou também o uso de ativadores, que afetam muito a estabilidade do Windows por eles alterarem chaves e arquivos importantes do sistema.

O que conta muito mais é o uso consciente do computador.

Muitas vezes, o usuário só quer usar o computador, não ficar horas tentando resolver problemas que ele não tinha antes de tentar migrar para o Linux.

Tem programas que sequer aparecem na loja, pois a distro que a pessoa escolheu não vem com aquele empacotamento por padrão.

E sem contar daqueles que não existe nos repositórios oficiais, em Flatpak ou Snap, como o OneDriver, que você tem que ou escolher entre um .deb ou um .rpm ou adicionar repositório de acordo com a distribuição que você usa.

Mas o que é vantagem para você, pode não ser para outras pessoas. Por vezes o Linux pode ser hostil para o usuário, apresentando problemas que simplesmente não existiam no Windows.

5 curtidas

Talvez a vantagem que ele queria se referir é o termo “Segurança” na minha opinião principalmente a internet já que no windows tem seu anti-vírus e firewall padrão e mesmo assim os links maliciosos conseguem penetrar na defesa podendo infectar a máquina sem que o software perceba, já ocorreram casos que alguns Influenciadores digitais tiveram suas contas roubadas mesmo usando todo o arsenal de segurança e eles completam a frase dizendo “Se eu tivesse usando o linux isso não teria acontecido, será?”

Poucos usuários aceitarão não conseguirem instalar o Word, os programas da Adobe, o League of Legends…

Às vezes o hardware funciona, mas não funciona da melhor forma. Por exemplo, é bastante comum a duração da bateria ser menor no Linux.

Criar drivers para Linux compensa financeiramente falando, levando em consideração o número pequeno de usuários de Linux?

3 curtidas