Nesse dia 3/8 foi oficializada uma parceria da Ong Passos da Criança, de Curitiba, para ter o piloto de curso profissionalizante usando o TigerOS.
É um complexo projeto de levar o Linux para o desktop de empresas!
Soluções de gestão empresarial estão todas indo para nuvem. Com a expansão da fibra ótica, somado a chegada do 5G, cada vez menos empresas manterão programas de maneira local.
Com isso a dependência de um sistema operacional acabará aos poucos. Mas ainda ficará outra questão:
Como encontrar profissionais que saibam usar alternativas aos programas padrão de mercado?
Os alunos do curso com o TigerOS aprenderão sobre o funcionamento de um sistema operacional, conseguindo adaptar-se ao que lhe for entregue.
Para a parte de pacote office, o OnlyOffice será usado como base, o que permitirá a empresas que desejarem, usarem a versão em cloud seja do próprio projeto ou o incluírem em sua nuvem pública.
Para ajudar a melhor qualificação dos alunos, lhe será ensinado sobre os conceitos de CRM e ERP.
Obviamente também serão usadas ferramentas software livre (a serem definidas) de CRM e ERP, para que adquiram prática no uso. E claro, também possam oferecer a implantação delas.
Também ganha destaque o fato dessa primeira turma ser de adolescentes, ainda sem vícios em algum sistema. Isso permitirá que sejam trabalhadas questões como a importância do uso de ferramentas software livre, mas que se adaptem ao que lhes for oferecido.
Para o sucesso desse projeto, muita divulgação para empresas será feita. Trabalharemos a questão da conscientização dos perigos da pirataria, como do uso de versões descontinuadas do Windows.
E claro: tranquilizá-los quanto a adoção do TigerOS e outras soluções software livre.
Eu, Daigo, já faço parte de alguns programas de empreendedorismo de Curitiba, sempre consigo chamar a atenção das pessoas quanto a viabilidade de seus negócios substituírem software piratas, por alternativas livres, o que facilitará na contratação desses adolescentes dos cursos.
Assim que o material de treinamento estiver homologado, estará disponível para todas as ONGs interessadas, junto ao treinamento para os professores de maneira online.
O ano de 2023 trará uma grande expansão do Linux no ambiente desktop.