Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Primeira postagem que faço aqui depois de um tempo pensando se deveria postar ou não, mas vamos lá haha
Seguinte, como havia respondido num tópico atrás Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?, sempre fui um entusiasta por tecnologia mas principalmente em conhecer outros sistemas operacionais como no caso, o amado Linux
Porém, atualmente eu fico num ciclo de instalar o Linux e utilizando por poucos dias até acabar formatando e voltando para o Windows novamente. Só que eu queria reduzir esse ciclo e tentar migrar para o Linux. O que me impede acredito que é só um fator: o costume de utilizar alguns softwares que já estou familiarizado no Windows.
Atualmente, eu utilizo o notebook Dell G15 que atende as minhas necessidades do dia-a-dia como estudos, escrever o artigo do TCC para faculdade, jogar alguns jogos na Steam, Epic e etc, mas principalmente, produzir conteúdo para o YouTube, Tik Tok e afins.
Minha configuração para quem quiser conhecer:
Processador: 13ª geração Intel® Core™ i5-13450HX (10-core, cache de 20MB, até 4.6GHz)
Sistema Operacional: Windows 11 Pro
Placa de vídeo: NVIDIA® GeForce® RTX™ 3050, 6GB GDDR6
Memória RAM: 16GB DDR5
Armazenamento: SSD de 512GB PCIe NVMe M.2
Como havia mencionado, o fator que me impede de mudar para o Linux, são os softwares que estou familiarizado como por exemplo, Adobe Premiere e After Effects para edição de vídeo, VSeeFace para modelo VTuber, entre outros. Além disso, alguns jogos que tenho costume de jogar no Windows vou ser impedido de jogar no Linux por conta dos anticheats como é o caso de League of Legends e Fortnite (que são jogos que tenho costume de jogar até).
Infelizmente o notebook que utilizo não tem outro slot para SSD, ficando refém do atual que tenho. A minha pergunta é: vale a pena fazer dual boot para eu poder me adaptar aos poucos no Linux? Ou seria melhor, continuar utilizando o Windows mas instalando o Linux numa máquina virtual por exemplo, para servir de curva de aprendizado até estar pronto para formatar e migrar totalmente para o Linux?
Espero que minha postagem não tenha ficado confusa e tenha sido bem clara