Dúvidas a respeito em fazer dual boot

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Primeira postagem que faço aqui depois de um tempo pensando se deveria postar ou não, mas vamos lá haha

Seguinte, como havia respondido num tópico atrás Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?, sempre fui um entusiasta por tecnologia mas principalmente em conhecer outros sistemas operacionais como no caso, o amado Linux

Porém, atualmente eu fico num ciclo de instalar o Linux e utilizando por poucos dias até acabar formatando e voltando para o Windows novamente. Só que eu queria reduzir esse ciclo e tentar migrar para o Linux. O que me impede acredito que é só um fator: o costume de utilizar alguns softwares que já estou familiarizado no Windows.

Atualmente, eu utilizo o notebook Dell G15 que atende as minhas necessidades do dia-a-dia como estudos, escrever o artigo do TCC para faculdade, jogar alguns jogos na Steam, Epic e etc, mas principalmente, produzir conteúdo para o YouTube, Tik Tok e afins.

Minha configuração para quem quiser conhecer:

Processador: 13ª geração Intel® Core™ i5-13450HX (10-core, cache de 20MB, até 4.6GHz)
Sistema Operacional: Windows 11 Pro
Placa de vídeo: NVIDIA® GeForce® RTX™ 3050, 6GB GDDR6
Memória RAM: 16GB DDR5
Armazenamento: SSD de 512GB PCIe NVMe M.2

Como havia mencionado, o fator que me impede de mudar para o Linux, são os softwares que estou familiarizado como por exemplo, Adobe Premiere e After Effects para edição de vídeo, VSeeFace para modelo VTuber, entre outros. Além disso, alguns jogos que tenho costume de jogar no Windows vou ser impedido de jogar no Linux por conta dos anticheats como é o caso de League of Legends e Fortnite (que são jogos que tenho costume de jogar até).

Infelizmente o notebook que utilizo não tem outro slot para SSD, ficando refém do atual que tenho. A minha pergunta é: vale a pena fazer dual boot para eu poder me adaptar aos poucos no Linux? Ou seria melhor, continuar utilizando o Windows mas instalando o Linux numa máquina virtual por exemplo, para servir de curva de aprendizado até estar pronto para formatar e migrar totalmente para o Linux?

Espero que minha postagem não tenha ficado confusa e tenha sido bem clara :blush:

4 curtidas

Esse é um dilema que muitos(pra não dizer todos) enfrentam ao migrar para o linux. Dual-boot hoje em dia é bem simples de se fazer e gerenciar, então a recomendação padrão é para que sim, faça o dual-boot. “Mas usar uma VM é mais fácil!”, de fato o é, mas com o sistema estando isolado em um pequeno espaço, você sempre ficará tentado a voltar para o windows, e o fará sem nem perceber, ao menor sinal de problema, tipo: “fazer isso aqui no linux vai ser complicado” ou “estou com pressa, isso vai enrolar aqui”, e bum de volta no windows. Agora se vc tem todo o sistema ocupando seu desktop, você ficará mais tentado a resolver por ali mesmo. Uma dica que eu dou é para não passar raiva, quero dizer, abra sua distro e faça o que tem que fazer até onde pode ser feito. Caso esbarre em um problema que você sabe que é solúvel, mas demandará tempo e paciência e, no momento, vc não estiver “no clima”, volte para o windows sem remorso.

3 curtidas

Nem vou entrar no mérito dessa questão. Mas já pensou em inverter as coisas? Deixar o Linux como principal e rodar o Windows numa VM? A melhor maneira de aprender a usar outro SO e suas ferramentas é usando, o máximo possível. E dessa maneira você ainda terá o Windows como muleta e se sentirá mais seguro. Pense nisso.

4 curtidas

Para as edições de vídeo tem o DaVinci Resolve, ele é gratuito, tem p/ windows também e não deve nada para esses da Adobe, mas vc teria que aprender a utiliza-lo.
VTuber tem algumas opções para Linux ou você pode rodar o VSeeFace utilizando o Linux. Não te dou maiores detalhes porque nunca utilizei esse tipo de software.

Esses infelizmente só quando mudarem o método do anti-cheat.

E uma dica é instalar o timeshift para fazer os backups do Linux caso algo der errado.

1 curtida

Para as edições de vídeo tem o DaVinci Resolve, ele é gratuito, tem p/ windows também e não deve nada para esses da Adobe, mas vc teria que aprender a utiliza-lo.

Conheci esse software faz um tempinho e to aprendendo a editar, já ta sendo uma mão na roda pra mim, ainda mais que ja tenho familiaridade com os outros softwares, então vai ser mais tranquilo em aprender.

VTuber tem algumas opções para Linux ou você pode rodar o VSeeFace utilizando o Linux. Não te dou maiores detalhes porque nunca utilizei esse tipo de software.

Relaxa, sem problemas. Na parte de VTuber estou dando uma estudada bem a fundo e pesquisada sobre.

Esses infelizmente só quando mudarem o método do anti-cheat.

Infelizmente não tem muito que fazer mesmo com esses jogos ainda mais com o anti-cheat mas não vão me fazer muita falta, ainda mais que jogo de vez ou nunca - isso quando uma galera me chama pra jogar haha.

Se você tiver interesse no aprendizado do ecossistema Linux em si, então sim, vale muito a pena experimentar o dual boot. Mas se você deseja apenas se adaptar pensando em migrar no futuro, é mais complicado.

O seu tipo de uso parece ser bastante dependente do Windows. Você até encontra alternativas muito capazes para os softwares da Adobe, por exemplo, mas ainda pode acabar sentindo falta deles, mesmo depois de se adaptar. E essa questão dos anti-cheats a nível de kernel atrapalhando os jogos não deve ser resolvida tão cedo (se é que será em algum momento). Muitos anti-cheats já funcionam no Linux, mas aqueles voltados ao kernel podem ser problemáticos, ainda mais porque algumas grandes desenvolvedoras recusam deliberadamente dar suporte ao Linux.

Já faz mais de 4 anos que migrei para o Linux. Eu não tinha qualquer conhecimento sobre o assunto e fui aprendendo tudo “na marra”. Nem sequer cheguei a fazer dual boot, pulei direto no penhasco mesmo (:rofl:). Precisei fazer alguns sacrifícios e me adaptar, mas o nível de conhecimento que eu conquistei valeu muito a pena. E não digo apenas em termos de Linux, mas também com relação à própria lógica de funcionamento de inúmeras tecnologias e até mesmo na resolução de problemas cotidianos.

Aprender Linux te torna um melhor usuário de Windows, de Android, de iOS e de outras tecnologias. E abre as portas para fazer muitas amizades pelo caminho. :slight_smile:

Com relação ao seu hardware, laptops com gráfico integrado + placa dedicada da Nvidia já foram bem conhecidos por serem problemáticos no Linux. Não sei como estão as coisas hoje.

P.S.: curti o personagem, rs.

2 curtidas

Sugiro ir de dual-boot, porque tem algumas limitações na Máquina virtual, como por exemplo a placa de vídeo híbrida deve dar problema ou limitar a sua experiência de uso.Só recomendo pesquisar bastante sobre dual-boot e se possível em máquinas semelhantes à sua.

1 curtida

Opa, tudo bem, só vou corrigir ai algo q vc falou, o notebook tem sim espaço para 2 SSDs NVME, um em cada lado da placa mãe
eu memso tenho um dellg15 e utilizo um 2 ssds, um com fedora e um com windows11
communityasset-5058dbbe-1e3a-4a07-afeb-aeb00857ef04-843465895

1 curtida

Se você tiver interesse no aprendizado do ecossistema Linux em si, então sim, vale muito a pena experimentar o dual boot. Mas se você deseja apenas se adaptar pensando em migrar no futuro, é mais complicado.

Ai temos um problema… decidi pular do penhasco mesmo e deixar o Linux como sistema principal :rofl: :rofl: :rofl:. Porque não deixar o Windows de escanteio né? rsrs

O seu tipo de uso parece ser bastante dependente do Windows. Você até encontra alternativas muito capazes para os softwares da Adobe, por exemplo, mas ainda pode acabar sentindo falta deles, mesmo depois de se adaptar.

Ihhhhh parece que temos um xeroqui homes entre nós… como descobriu meu apego com o Windows? rsrs
Brincadeiras a parte, sou bem dependente do Windows ainda mais que uso o sistema desde que me conheço por gente, mas em questão de se adaptar em outros softwares, consigo adaptar bem tranquilo, ainda mais que sou tipo de pessoa que gosta de uns desafios e aprender coisas nova haha

Muitos anti-cheats já funcionam no Linux, mas aqueles voltados ao kernel podem ser problemáticos, ainda mais porque algumas grandes desenvolvedoras recusam deliberadamente dar suporte ao Linux.

Infelizmente é uma realidade que não vai mudar o cenário tão cedo, mas pessoalmente, jogos como League of Legends ou Fortnite não irão me fazer muita falta ainda mais que tenho uma biblioteca enorme de jogos na minha Steam que precisam ser zerados :sweat_smile: :sweat_smile:

Já faz mais de 4 anos que migrei para o Linux. Eu não tinha qualquer conhecimento sobre o assunto e fui aprendendo tudo “na marra”. Nem sequer cheguei a fazer dual boot, pulei direto no penhasco mesmo (:rofl:). Precisei fazer alguns sacrifícios e me adaptar, mas o nível de conhecimento que eu conquistei valeu muito a pena. E não digo apenas em termos de Linux, mas também com relação à própria lógica de funcionamento de inúmeras tecnologias e até mesmo na resolução de problemas cotidianos.

Rapaz… to seguindo os seus passos e pulando direto pro penhasco :rofl: :rofl:
Mas ta sendo um bom aprendizado para mim, vira e mexe ando olhando bastante as postagens aqui do fórum e aprendendo bastante com as respostas e suporte do pessoal daqui, além de pesquisar bastante na internet ou até procurar vídeos no YouTube a respeito. E digo de passagem, está valendo muito a pena e to aprendendo bastante.

P.S.: curti o personagem, rs.

Muito obrigado hehe, adorei também o seu personagem rsrs.

1 curtida

Opa mano, boa tarde

Estranho… na documentação que li e no próprio site da Dell falam que não há espaço para 2 SSDs NVME

Ótimo. Então você tem o perfil de alguém que irá adorar o Linux. Prevejo que você vai fazer muito distro hopping até escolher a “distro do coração”. :rofl:

Então você também é do tipo de gente que compra jogo na Steam e depois esquece que comprou, rs?

Pois é, opções para jogar não faltam. Mas não tem como negar que a incompatibilidade ou quebra de um jogo que você gosta muito acaba chateando às vezes. Para você ter ideia, daqui a poucos dias o Battlefield 1, um dos jogos que eu mais estava curtindo com meus amigos, vai parar de funcionar no Linux após receber o malware da EA (também conhecido como EA anti-cheat).

Não me responsabilizo se você se arranhar ou quebrar alguns ossos no caminho. :sweat_smile:

Brincadeiras à parte, é aquilo que eu disse: para quem está acostumado com a compatibilidade praticamente total do Windows, as coisas são… Diferentes. Mas depois de entrar nesse mundo você dificilmente vai querer retornar ao Windows.

Eu me acostumei tanto que usar Linux é algo totalmente natural para mim hoje em dia. Eu estranho é quando preciso usar o Windows. Ultimamente tenho deixado o Arch com a carinha de Windows, de qualquer forma. Para muita gente, passa despercebido:

Muchas gracias! Desenhado no Krita e editado no GIMP. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Ótimo. Então você tem o perfil de alguém que irá adorar o Linux. Prevejo que você vai fazer muito distro hopping até escolher a “distro do coração”. :rofl:

Relatório de um novo usuário do Linux registrado:

• A escolha de um “distro do coração” está sendo uma tarefa muito árdua mesmo sendo o início da jornada, mas uma hora acasalo com uma distro que se adequa ao meu perfil :rofl: :rofl: :rofl:
  • Distro sendo testada no momento: PopOS

Então você também é do tipo de gente que compra jogo na Steam e depois esquece que comprou, rs?

Shhhhhhh, não espalha o meu ponto fraco assim na cara dura rsrs

Pois é, opções para jogar não faltam. Mas não tem como negar que a incompatibilidade ou quebra de um jogo que você gosta muito acaba chateando às vezes. Para você ter ideia, daqui a poucos dias o Battlefield 1, um dos jogos que eu mais estava curtindo com meus amigos, vai parar de funcionar no Linux após receber o malware da EA (também conhecido como EA anti-cheat).

Meus pêsames que você vai ter que lidar com essa bomba :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face:

Brincadeiras à parte, é aquilo que eu disse: para quem está acostumado com a compatibilidade praticamente total do Windows, as coisas são… Diferentes. Mas depois de entrar nesse mundo você dificilmente vai querer retornar ao Windows.

Eu senti isso quando comecei a manusear o Linux pela primeira vez e ta sendo bem interessante explorar esse universo do pinguim haha

Eu me acostumei tanto que usar Linux é algo totalmente natural para mim hoje em dia. Eu estranho é quando preciso usar o Windows. Ultimamente tenho deixado o Arch com a carinha de Windows, de qualquer forma. Para muita gente, passa despercebido:

Ihhhhh ala, acha que vai enganar em pensar que está utilizando o Windows? E esse ícone do Arch ai hein? :eyes: :eyes:

Brincadeiras a parte, acho muito interessante o LInux te dar a liberdade no que você pode customizar e sem sombra de dúvidas, diria que é um grande charme do sistema haha.

Muchas gracias! Desenhado no Krita e editado no GIMP. :slightly_smiling_face:

Tá explicado a obra de arte a vista haha :slightly_smiling_face:

1 curtida

Salve, @Fey

Nesse ponto específico, vejo as seguintes questões – que só você poderá responder… agora, ou no futuro:

• “Dependência química” (dopamina), pode ser substituída… se você encontrar no Linux um universo que te traga mais felicidade do que aquela em que você está viciado até agora! :sweat_smile: – Neste caso, a “solução” pode ser “determinada” por você, caso decida pro-ativamente a procurar uma nova felicidade, maior do que a do Windows, ou mais “gratificante” etc. – Em sessões de luta contra o tabagismo, p.ex., uma ideia simples porém eficaz é “sentir como é gostoso respirar”. Não é mágico, mas ajuda. Porém, se a pessoa ficar pensando, o tempo todo, “ah, preciso de nicotina”… – Deu pra entender, né. – No caso do Windows, acho muito mais fácil. Na pior das hipóteses, compre um curso de algum coach, e mude seu mindset! :rofl:

• “Dependência social” – p.ex., “o mercado exige”… “o cliente exige”… “a escola exige”… "o professor exige… – Bom… Aí, também existe possibilidade de você atuar pro-ativamente! – O professor, você se livra dele no final do semestre. Do cliente, você também pode se livrar, caso decida exercer seu direito de opção! Há muitos casos de arquitetos que se recusaram a fazer projetos idiotas, só porque “os clientes” queriam… mas é claro que há 1.000 vezes mais arquitetos que acharam mais fácil se submeterem. – A escola, demora mais. Alguns anos, para se livrar dela. O “mercado”… Aí, sim, você precisa de muito mais “firmeza”. Já dizia JC que “muitos escolherão o caminho amplo e poucos enfrentarão o caminho estreito”. – Lutar contra o mercado “parece” mais fácil do que enfrentar uma dependência química, mas, não é fácil.

• Não adianta eu falar do meu caso pessoal. Eu tinha bastante controle sobre os rumos profissionais e econômicos da minha vida. Mercado, clientes, escola, professor, ninguém tinha “poder” sobre minhas escolhas. – Me decidi a trocar o Photoshop pelo Gimp, o AutoCAD pelo Google Earth (desktop), converter meu acervo de textos do MS Word para TXT, de AutoCAD para Corel (que consegui rodar no Wine), e assim por diante. – Mas eu era, realmente, dono do meu nariz. Sejamos realistas: 99% das pessoas não têm essa possibilidade. Mas, também não caiu do céu. Eu tinha trabalhado 10+ anos para “construir” esta situação de liberdade. A vida é assim. Conquistas fundamentais, como “a liberdade”, precisam ser planejadas, e em seguida “construídas” ao longo de anos, sem perder o foco.

• E voltamos ao ponto inicial: – Você pode usar dualboot… Ou rodar Windows como VM dentro do Linux… Ou rodar Linux como VM dentro do Windows (esta, não sei se dá pé… De qualquer modo, acho que não vai te ajudar a “mudar para o Linux”. Pelo contrário!).

Eu escolhi dualboot, porque meu antigo hardware de 4 GB RAM não favorecia Windows em VM dentro do Linux. – Isso me retardou por vários anos, porque a pressão do trabalho, prazos, necessidade de ganhar dinheiro etc. me levavam a voltar para o Windows (o tempo todo!), em vez de investir tempo no Linux.

Se você tiver condições de instalar uma VM com Windows dentro do Linux, como foi sugerido pelo colega, recomendo fazer isso! – Eu queria ter tido a oportunidade de seguir esse caminho.

Se Windows for um “vício”, esse Windows em VM vai lhe ajudar a tomar uma dose de dopamina e relaxar, quando a crise de abstinência lhe estressar demais.

Se Windows for uma necessidade “real” – do mercado, dos clientes, da escola, do professor – uma VM dentro do Linux poderá ajudar… até concluir o curso, ou até “construir” um nicho de mercado que lhe permita retomar o controle da sua vida profissional.

• Quanto mais “iniciante”, mais precisamos nos submeter a “exigências externas” – do mercado, ou de cada cliente individual. – Graus crescentes de “independência”, “autonomia” etc., são uma conquista que precisa ser “construída”. – Infelizmente, cursos, coaches etc. só focam em “aprender mais linguagens”… “mudar mindset” etc. – Ninguém lembra de despertar os jovens, que ingressam no mercado de trabalho, a “construir um nicho próprio” – de preferência, identificando demandas pouco ou mal-atendidas. – A ideia de “seguir a onda” equivale a “montar uma padaria na rua onde já existir o maior número de padarias”. Basta parar 1 minuto e pensar, na loucura que é isso!

Quanto ao “dualboot” propriamente, tenho acompanhado até agora, mas não posso sugerir nada, porque simplesmente não tenho Windows, há 8 anos (desde 2016). – Não faço a menor ideia de como está, hoje, esta realidade.

Me limito a fazer dualboot / multiboot de 12 distros Linux. – Enfrento e resolvo alguns dos problemas citados nas 10 respostas anteriores – mas não posso falar no caso das versões mais recentes do Windows.

Espero que você encontre as melhores soluções para o dilema!

2 curtidas

Lendo sendo relato eu diria que o melhor é vc ficar no Windows msm. Veja, tem softwares da adobe que vc pelo visto já se acostumou e talvez não esteja disposto a utilizar outras opções equivalentes. O maior empecilho ao meu ver é com seus games que dependem de anti-cheat. Dessa forma vc tem q se perguntar se existe alguma razão para tal mudança visto que o Windows te parece atender muito bem.

1 curtida

Parece que o segundo é um slot SATA e não NVME. É cerca de 1/3 mais lento, mas acho que vale a pena se puder investir em um.

1 curtida

Você pode fazer dual-boot e separar os recursos entre windows e linux se for de seu agrado e aos poucos você vai conhecendo como funciona o linux desde que a distro que você escolher para usar tenha o que você precise, o wine pode te ajudar e muito. Acredite se quiser, no início eu tinha um único sonho no linux que era ouvir uma música dentro do sistema do pinguim e fiquei satisfeito.

1 curtida

Outra coisa rapaz, o linux aproveita muito bem o seu hardware ao contrário do windows pois ele consome menos recursos possíveis fazendo aumento da vida útil dos componentes. Quer um exemplo mais detalhado ?

Eu tenho uma RX 6500XT, repare no consumo de energia na aba inferior direita e repare o “uso de energia” 7w e também no “GPU Memory” 159MB de vídeo. Você não vai vê isso no windows. Outro exemplo?

Consumo de memória, nada melhor que um sistema consumindo menas RAM.

Nota: Daqui a pouco a galera vai me detonar dizendo “Você tem tudo isso pois o seu sistema é XFCE” kkkk

3 curtidas

Que utilitário é esse, é nativo do xfce? Gostei dele!

Memória RAM eu gosto assim: Usado 2Gb, Livre 30Gb, Cached 28Gb kkkkk

Olá rapaz, vou te dá 2 links pois esse programa já chegou no fim do suporte. Você pode instalar o “Central de missões” ou esse meu utilitário.

ou esse…

Aqui embaixo tem mais detalhes.

3 curtidas

Na verdade, o importante é o gerenciamento da RAM. Um sistema pode consumir o dobro de RAM em relação a outro, ficando muito mais fluido, e isso será excelente. Por isso, o amigo @help disse:

Obs: cuidado, “menas” no ecxiste.

3 curtidas