Dúvidas a respeito em fazer dual boot

Eu peço desculpas rapaz, as vezes (sempre) fico “abestaiado” no…

Pior que sinto essa diferença de consumo nos dois sistemas por incrível que pareça

No Windows 11, mesmo eu tendo 16GB de RAM, ele consome quase a metade. Já no Linux normalmente consome até 2GB por aí haha

É um simples fato de ser outro sistema, outro kernel/núcleo, outra engenharia tanto que todas as fabricantes de motherboards já fizeram assim para trabalhar com windows, linux, Free BSD.

O consumo de memória é dinâmico. Isso significa que, ao detectar que há RAM sobrando, o sistema (seja Linux, Windows, MacOS) tende a usar mais para acelerar as tarefas. Se algum programa precisar, ele libera a RAM.

Além disso, cada sistema e programa de medição pode registrar esse consumo de forma diferente (parte do cache pode ficar oculta ou acabar incluída como consumo típico, por exemplo).

No caso do Windows 11, se você pegar a mesma instalação e testar com 16GB e depois com 8GB ou 4GB, tende a obter leituras de consumo de RAM diferentes. O sistema se adapta aos recursos disponíveis.

Um sistema consumir mais RAM que o outro ao iniciar não indica que a experiência de uso do computador será mais rápida ou mais lenta. Tudo depende de como o consumo é gerenciado:

Consumo de RAM só se torna um problema quando você está realizando alguma atividade intensiva e a RAM acaba, com a máquina precisando recorrer bastante à paginação.

A verdade é que o consumo ao iniciar o sistema não tem muito significado na prática para computadores residenciais modernos.

E de fato isso ocorre. E aconteceu um dia desses: O meu notebook com Windows 11 tem 12 GB de RAM. A grosso modo, 1% de RAM representaria uns 120 MB.

E eu estava preparando um monte de coisas para imprimir no Affinity Designer. Resolvi abrir o Gerenciador de Tarefas, e o consumo estava em 76% do total, e o Designer consumindo 1.891 MB de RAM.

Depois de um tempo, abri novamente o Gerenciador de Tarefas e o consumo geral foi de 76% para 88%, ou seja, teria aumentado em aproximadamente em 1.440 MB. Mas o Designer foi de 1.891 MB para 4.963 MB.

Um aumento de 3.072 MB. Se a grosso modo o consumo geral aumentou em 1.440 MB, de onde vieram os outros 1.632 MB? Hoje em dia, os sistemas operacionais conseguem gerenciar a questão da RAM muito bem.

Basicamente isso apenas significa para quem quer falar que o sistema dele consome menos que o do amiguinho.

Eu sei bem disso rapaz, pois cada programa usa uma certa memória, o que você vai fazer com o programa irá consumir mais memória, cpu, energia e gpu. Um exemplo?
A steam requer de 6 a 8GB de ram fora o jogo do catálogo que requer uns 2 ou 3GB totalizando 11GB fora os 5.3GB que o windows 11 usa para se manter em pé, isso dá 16,3GB aprox…

Antigamente meu windows 11 fumava quase um pente de 8GB só na área de trabalho sem nada aberto a não ser o próprio windows.

Como demonstrei, os SOs atuais conseguem lidar com isso.

Onde que a Steam requer de 6 a 8 GB de RAM? Única coisa que vi disso, são os requisitos para se usar o Valve Index, que nada mais é do que um óculos VR.

E essa conta aí está bem errada, pois a Steam não consome tudo isso não. Acabei de abrir a Steam no Windows, e ela está consumindo isso:

Talvez, sendo bem generoso com esse número, esses “6 a 8 GB” seja a Steam + Windows.

E aproveito bem os meus dois computadores, usando bem a RAM deles, pois se eu tenho 12 GB em um e 8 GB no outro, é porque é pra usar de verdade, não ficar economizando a todo custo. E isso tanto no Windows 11…

…quanto no Crystal Linux, em que uso o Gnome pois ele é bem mais produtivo pra mim.