Começei no mundo Linux com o Debian GNOME, por isso criei uma certa afinidade com ele (mas mesmo assim prefiro o Unity no Ubuntu >=P)… Enfim, desses tempos pra cá acabei querendo testar algo um pouco fora do mundo GTK, e cá estou eu com o KDE neon há mais ou menos 1 mês e meio na máquina principal.
Sinceramente, não entendo essa treta que os usuários de GNOME tem, que chegam a dizer que o Plasma é impossível de usar, e vice versa. Entendo que os dois são bem diferentes, mas é só questão de aprender a usar e se acostumar, nada impossível.
Usei o GNOME por quase 1 ano no Fedora 29, e concordo que é bem mais difícil customizar o GNOME, mas o DE puro é bem limpo (sem muitas configurações de personalização nativas), e você tem que instalar extensões para personalizar e o adaptar ao seu uso. Já no Plasma, você nunca vai conseguir mexer em tudo. Tem tanta configuração que mesmo se o usar por 1 ano, vai ter pelo menos uma coisa que você não mexeu (YaST que o diga ).
Mas acho isso legal, você instala o SO e não precisa ficar baixando arquivos de configuração extras, tudo o que quiser personalizar está ali, mesmo que não saiba.
Em desempenho, admito que o Plasma é melhor que o GNOME. Mesmo com uma configuração descente, o GNOME tem vários lags ou travamentos (fala sério, precisa de 12GB de RAM pra rodar o GNOME sem travar, o bicho já inicia consumindo quase 4). Mesmo com todos os meus programas (não são muitos, mas há um número considerável) e personalizações que técnicamente diminuiriam o desempenho (como ativar o blur em todo o sistema), ainda experimento muito menos (pra não dizer nenhum) travamentos que no GNOME.
Porém, demorei para me acostumar, às vezes me pego batendo o mouse no canto da tela e espero abrir o dash (como o Dio falou, depois que você se acostuma com o jeito de usar o GNOME, é difícil voltar…).
Resumindo, pra mim as únicas coisas que mudam é a forma de configurar e o desempenho. Consigo trabalhar nos dois, sem perca de produtividade considerável. Admito que me apaixonei um pouco pelo Plasma
E você? Qual prefere? Ou gosta dos dois? Deixe sua opinião aí abaixo