Há algum SO que te "prende"? 5 meses vagando, mas sempre volto ao Fedora

Há mais ou menos 5 meses, depois de 1 ano ultilizando o Fedora Workstation como SO principal na máquina de produção, vi um vídeo sobre o KDE neon e fiquei encantado (nunca tinha ultilizado o Plasma, acredite). A primeira coisa que fiz foi o instalar no note de testes. O usei por uma semana, e sentia que estava pronto para aplicar este workflow ao Plasma.
Já tenho home separada e um script para pós configuração de SO’s Debian-based. Então isto não foi problema.
Fiquei 1 mês com o SO, inclusive escrevi um tópico sobre minha experiência com ele aqui no fórum. Porém, logo após este período o Plasma começou a falhar aleatóriamente (o Plasma, não o neon), se recusando a iniciar pelo sddm e necessitando de um CTRL+ALT+F1 e um startx para funcionar.
Isto no note de testes não faz diferença, mas na máquina de produção isto é muito pouco prático. Logo depois disto teve uma queda de energia aqui em casa que queimou o PC (olha só que legal) e eu fiquei só com o de testes. Fiz um upgrade (bem básico) nele e até que quebrava um galho.
Foi nesta época que lembrei que o Arch existia, e na mesma época achei um tutorial aqui no fórum para ajudar a instalar o Arch em LEGACY.
Foram 7 tentativas, a sétima funcionou. Estava com um Arch + GNOME lisinho.
Mas, como qualquer SDA, logo lembrei do Debian e na época descobri o i3WM. Lá se foi o Arch.
Fiquei uns 4 meses nesse vai e vem, e finalmente já tinha juntado $$ para comprar um PC igual o que havia queimado.
Inicialmente coloquei o Debian nele, mas para produção - único propósito da máquina não me agradava. Isso porque o VSCode e a suíte Google custavam a funcionar plenamente nele - sempre dava algum erro chato.
Logo, voltei para o Fedora.
Parei para pensar um pouco, e se voltar em toda a minha história ultilizando “distros” Linux, foram umas 5 ou 6 vezes as quais fiquei trocando de distro, e sempre voltei para o Fedora.

E você? Tem alguma distro que te “prende”, da qual você não consegue sair (ou sempre volta)? Comente aí em baixo :wink:

7 curtidas

sim, o windows 10, desde o lançamento do ubuntu 19.10 eu comecei a ficar testando distros pra lá e pra cá, e sempre volto pro w10, ai eu penso, chega: fim para de perder tempo com isso, mas 4 dias depois eu to baixando uma iso de novo

2 curtidas

Sou assim com o Manjaro. Uso o Win10 pra jogar algumas coisas, fico sempre pensando em trocar pelo Arch (principalmente), Mint ou Debian, mas acabo sempre ficando no Manjaro, por ele ser atualizado e simples.

2 curtidas

Aqui também, volto sempre ao Fedora, pois é uma distro bem segura e fácil de usar.

3 curtidas

Eu diria que o Mint, mais especificamente o ambiente Cinnamon, pois ele é um ambiente estável e totalmente compatível com o meu workflow, assim como o KDE Plasma

4 curtidas

Acho que o SO que me prendeu mesmo foi o openSUSE. Quando eu usava Manjaro, havia vezes que eu queria trocar de distro por não estar satisfeito com o Pamac e o AUR. Eu também queria explorar outras bases para aumentar meu conhecimento em Linux. Só que depois que usei openSUSE, nunca fiquei tão satisfeito. Eu também perdi vontade de explorar outras bases.

4 curtidas

mesmo comentário acima, só trocar o manjaro pelo ubuntu e o opensuse pelo Arch

Acho que o SO que me prendeu mesmo foi o Arch Linux. Quando eu usava Ubuntu, havia vezes que eu queria trocar de distro por não estar satisfeito com o apt e os snaps. Eu também queria explorar outras bases para aumentar meu conhecimento em Linux. Só que depois que usei Arch Linux, nunca fiquei tão satisfeito. Eu também perdi vontade de explorar outras bases.

2 curtidas

S.O. não sei mas desktop environment sim, o MATE

1 curtida

Sim.

----> Arch Linux, pq na minha opinião é a melhor distro.

Mas atualmente estou sem ânimo para lidar com ele, e a DE Deepin quebrou mais uma vez, acabei retirando ele e colocando o Fedora* e seguindo a vida, visto que o notebook não é mais o meu pc padrão, utilizo apenas para determinadas tarefas.
Porém sei que la na frente voltarei para ele…rs

*Dizem que o Fedora não quebra, vamos ver… :smiling_imp:

2 curtidas

Já quebrei o Fedora umas 4 vezes com uns comandinhos.
O Silverblue não quebra.

2 curtidas

acho q teu problema é o Deepin e n a base
tenta outro DE

tenho o mesmo problema kkk sou usuario de arch com kde com minha instalacao personalizada eu programo e jogo nele.mas direto fico fazendo dualboot com o ubuntu pq gosto muito acho muito bonito o gnome so que ai instalo o gnome e vejo que nao consigo personaliza do jeito que gosto mes passado instalei o fedora kde so que comecou a travar dms ai voltei pro arch kkkk pra min o unico SO que funciona direito

mano eu fiz uma instalacao do arch com kde tao inxuta e limpa que nos games to pegando mais fps que no w10 achei estranho pq uso intel hd

1 curtida

Depende muito do game e de como cada sistema ta configurado, drive e por ai vai

uso a muito tempo e n consigo sair

3 curtidas

Sinceramente é o Windows 10, sempre preciso de algo que no Windows eu faço melhor ou que falta no Linux

Arch KDE, mas o APT não sai de mim

2 curtidas

Instalei o Antergos há praticamente 1 ano (quase morro pra instalar o grub rsrs, tanto que até hoje tenho receio de tentar outra distro), e mesmo com o fim do projeto apenas removi o repositório do antergos + uns pacotes dele e estou usando ele ATÉ HOJE! (Espero que isso não afete a segurança do meu sistema)
Não mais, basicamente estou com um Arch com Gnome. Algumas distros como Void, Solus, BSDs, entre outros sistemas me atraem para testar (sim peguei gosto por Rolling Release), mas no geral tirando uns problemas que estou tendo nessa mudança de versão do Gnome meu sistema me atende bem.

passei mais de ano no Manjaro! e agora tou no arch! ou seja, até hoje eu nao sai da base Arch!

2 curtidas

tu formatou o sistema inteiro por causa da DE? putz mano!