Opinião de um usuário de GNOME sobre o KDE Plasma

Será mesmo que a maioria das pessoas escolhem o KDE por causa disso? Talvez, num primeiro momento, o pessoal que vem do WIndows se sinta confortável com o KDE padrão (da mesma forma que se sentiriam confortáveis no LXDE padrão), entretanto o pessoal leigo geralmente vai direto pro Ubuntu e Linux Mint, que usam respectivamente GNOME e Cinnamon como ambientes gráficos principais, portanto não eles conhecem o KDE de cara, a não ser que outra pessoa os indique uma distribuição com KDE.

Gosto do KDE porque é um sistema que une modernidade e leveza, seus K-aplicativos (que são muitos!) são incríveis e o ambiente gráfico me dá um alto poder de customização.

Minha customização do KDE não tem nada a ver com o Windows (ironicamente tentei imitar o sistema de painéis do GNOME 2).

4 curtidas

Primeiro, parabéns aí por chamar o Plasma de Plasma e não de KDE. xD

Brincadeiras a parte, eu uso o openSUSE Tumbleweed como distro do meu desktop e o Regata OS em um laptop. São duas versões diferentes do Plasma para basicamente a mesma base de sistema, o openSUSE. Posso lhe afirmar uma coisa. Embora eu goste bastante do GNOME e admito que GTK é melhor apresentável na maioria das vezes, o GTK3 não foi feito para ser customizado. Teve toda aquela treta dos criadores de programas pedindo para as distros pararem de colocar tema por padrão e é basicamente rezar para uma extensão do GNOME não quebrar quando o GNOME atualiza.

Com isso em mente, o Plasma literalmente foi feito para ser customizado. Enquanto o GNOME tem uma UX própria e os devs querem que usemos do jeito que vem, o Plasma tem mais dessa filosofia de permitir configurar tudo. Só na parte de aparência, tem o tema do Plasma, comparável ao tema do shell no Gnome, Widget Styles que lembram bastante a forma como os temas GTK muda a forma como as aplicações são apresentadas, existe a possibilidade de trocar o esquema de cores de uma forma muito similar ao que o Windows fazia antigamente, a possibilidade de alterar a aparência da tela de login (e da tela de bloqueio individualmente), alterar a tela de inicialização do Plasma, alterar fontes, icones, cursores e até uma forma nativa de alterar temas GTK para os apps que vem em GTK e não em Qt. Tudo isso nativamente. Para o resto, a comunidade trouxe várias outras opções de customização. O Latte-dock é praticamente uma versão melhorada do painel do Plasma. Kvantum aplica temas de uma forma muito similar ao GTK, tendo até a opção de definir temas para programas individuais. QtCurve é uma forma de integrar estilos Qt e GTK2 de forma única e com uma quantidade absurda de customização que esse sim é para quem tem tempo livre. E olha que o Plasma 5.18 vai melhorar e muito essa parte de customização.

Agora compare isso as extensões do GNOME. Só sinto falta do Workspaces to Dock. Fora isso, o Plasma me atende muito bem e dificilmente vou trocar de interface. Amo o Plasma, reconheço os méritos do GNOME e sinceramente gostaria que um aprendesse algo com o outro. Depois que eu me vi não saindo mais do Plasma por estar acostumado a forma que deixo configurado, percebi que eu não poderia configurar o GNOME do mesmo jeito ou pelo menos não de forma tão simples. Independente da distro, prefiro o Plasma e prefiro a base openSUSE para uso pessoal.

4 curtidas
  • Não entendo por que raios chamam o Plasma de KDE, sendo que KDE é a equipe que faz o Plasma. Então, por que não chamam o KDE neon de KDE também? É tipo chamar o Windows de Microsoft, ou o Android de Google.

Por causa da época do KDE 3. Só veio a se chamar Plasma no 4

2 curtidas

Vejo que você é novo no mundo Linux. Esse nome “Plasma” é relativamente recente, antigamente o ambiente gráfico era chamado de “KDE” mesmo.

1 curtida

deusulivre! gnome vai de reto!

@Kazvko Entendo sua colocação também, mas muitas das mudanças do GNOME e não só do gnome-shell são testadas antes de serem implementadas, são feitos testes “mesmo que em pequena escala” com alguns tipos de usuários, leigos, intermediários e avançados.
Faça uma pequena busca sobre os testes de usabilidade do GNOME, aliás alguns usuários acabam fazendo também, veja uma pequeno exemplo aqui.
Se você está conseguindo um feedback positivo de pessoas leigas e pessoas com problemas de acessibilidade então isto quer dizer que está no caminho certo.
Para os usuários intermediários e avançados é só uma questão de mudança de hábitos.

Como disse mais acima, já falei sobre quais motivos me levam a escolher o GNOME bem aqui, com estas referências, dou minha participação neste tópico por encerrada.

2 curtidas

Eu também acho que o desempenho do plasma é melhor, pois é mais modular/customizável que gnome, mas precisar de 12gb? Isso é papo…

Peguei o kdeneon para testar por alguns dias, mas continuo tendo mensagens de erros aleatórios, e descubro mais bugs aleatórios a cada vez que uso, eu até sei lidar com a quantidade de recursos da DE e coisas não muito intuitivas como no gnome, mas mensagens de bugs aleatórios não dá…

Vou tentar o kde plasma em uma instalação mínima ou mais personalizada ainda…

4 curtidas

Eu nunca gostei muito dos aplicativos K, não sei se é porque foram feitos em Qt sem um padrão, mas acho meio esquisitos, já os apps GTK parecem mais padronizados e fluídos sei lá, e apesar do Plasma rodar apps GTK não é a mesma coisa que no GNOME.

Então hoje em dia acabo optando por GNOME, mesmo admirando algumas funcionalidades do Plasma.

3 curtidas

Somente exemplifiquei, que cada um tem seu gosto. Claro que são muitas outras coisas que levam a uma pessoa usar o KDE ou GNOME. KDE ser bom, não significa que o GNOME seja ruim, e vice-versa, pois seguem filosofias diferentes.

3 curtidas

Talvez por ser uma distribuição que tenha como foco sempre ter o Plasma atualizado. Tente algo como o Kubuntu ou o Manjaro KDE que possuem versões do Plasma mais estáveis.

cara eu sou entendo mto essa treta gnome x kde. Sou usuário full do gnome e não consegui me entender com o KDE não por mais que eu tenha tentado de verdade HAHAHA

Pois é, nem forçando eu consigo essa façanha.


2 curtidas

6 gb sem nada aberto?

No mínimo com uma maquina virtual rodando Opensuse plasma.

1 curtida

verdade kkkk
não tinha visto direito

1 curtida

Está rodando aí o gnome-boxes com uma vm do opensuse como 2GB, spotify, chromium com muitas abas, por este motivo os 6,5GB.

O meu pega 4GB logo na inicialização

Mano tem algo muito errado ai, dê uma olhada nos processos o gnome shell com 5 dias está consumindo uns 800MB pois não costumo encerrar a sessão, que ao iniciar começa com 100MB.

Uma coisa que eu não curti muito no Plasma foi o visual dos programas. Sei lá, não sei explicar, os programas feitos em GTK (seguindo o padrão do Gnome ou não) agradam mais aos meus olhos do que os programas feitos em Qt :man_shrugging: :slight_smile:

3 curtidas