Opções de boot não aparecem na BIOS

Tenho um dual-boot entre Debian e W11 em dois discos diferentes, mas não consigo setar o Debian como boot padrão ao iniciar o sistema.

Nas configurações da BIOS, não consigo selecionar o padrão pois nenhuma opção aparece, mas em contrapartida no seletor de boot da bios ambos aparecem.

Como consigo alterar o boot padrão do W11 para o Debian?

Creio que você vai conseguir mudar a ordem de boot pelo efibootmgr.

Te recomendo ler a documentação dele:

Também te recomendo checar por atualizações de BIOS e instalar, se tiver alguma, isso aí parece um baita bug.
(Apesar de que provavelmente não vai resolver porque vai assumir só um OS: o Windows).

No meu note que é um Acer, dá pra alternar o boot pressionando F12. Não sei se funcionaria, mas se der um sudo update-grub no terminal vai que. No meu caso é dualboot do Debian com o Ubuntu 22.04 e se eu instalar o Debian ANTES do Ubuntu eles aparecem no boot. Caso contrário , aparece o sistema instalado primeiro que é o Ubuntu e pra complicar o Debian não aparece a opção em qual disco instalar o grub. ai acho que complica mais.

Não deu certo. Alterei a ordem de boot usando o efibootmgr, mas não refletiu em nada na inicialização do computador. Inclusive tentei até apagar as demais opções de boot, mas o resultado foi o mesmo.

O problema não é no GRUB, mas sim na inicialização da BIOS.

Tenho windows e linux instalados, a opção de boot padrão é o windows, mas preciso trocar pro debian para que sempre que o pc inicialize eu consiga escolher através do GRUB. Não consigo alterar isso diretamente na BIOS pelos motivos acima.

Procure se sua BIOS tem alguma atualização pendente onde isso é corrigido, lembre-se que atualizar a BIOS é algo perigoso, então se tiver atualizações, siga as instruções do fabricante. Além disso acho interessante procurar o modelo da BIOS e a versão dela na internet, talvez seja um problema que mais pessoas tenham tido, e exista alguma solução. Infelizmente é isso que eu consigo ajudar, pq é algo muito especifico do computador

Um outro bug que já peguei foi dump de erros entupindo a nvram e daí não adicionava e nem alterava mais entrada de boot Não consigo instalar o Mint no meu HP Sleekbook em Dual boot - #7 por Deleterium

Olá. :slightly_smiling_face:

Nas configurações da BIOS, não consigo selecionar o padrão pois nenhuma opção aparece, mas em contrapartida no seletor de boot da bios ambos aparecem.

Tente ir na aba da “firmware da placa-mãe” (ou “BIOS”, se preferir), com o nome “Security”.

Veja se tem uma opção parecidas com:
. “Set Supervisor Password:”. Não me refiro a opção: “Password on Boot”; e
. “Select on UEFI file as trusted for executing:”
Essa segunda provavelmente não estará disponível - você não conseguirá selecionar, apenas conseguirá ver.

Se tiver essas opções - “Set Supervisor Password:” e “Select on UEFI file as trusted for executing:” - dê enter na primeira e crie uma senha. Não precisa ser uma senha da complexidade que você usaria com uma conta de e-mail, por exemplo.
Essa senha servirá para acessar a firmware da placa-mãe (pode ou não incluir o menu de boot).
Salve as alterações e reinicie.

Entre na “firmware da placa mãe” digitando a senha recém-criada.
Veja se a opção “Select on UEFI file as trusted for executing:” está disponível. Dê enter.

Você disse que tem dois discos. Então deverá aparecer algo como:
. HDD0
. HDD1

Selecione o disco em que o Debian está instalado e procure pelo nome do arquivo que dará o boot. Seguirá um caminho semelhante à:

• EFI
    • Boot
      • BOOTx64.EFI

Após encontrar o arquivo adequado selecione-o, dê enter.
Você deverá criar um nome para essa Entrada. Salve as alterações e reinicie o computador.

Veja se agora aparece a Entrada que você criou na aba “Boot” da firmware da placa-mãe. Selecione-a e a faça subir, com auxílio das teclas F5 ou F6.
Reinicie novamente o computador.

Aparece o grub do Debian agora?
Se não, você pode tentar achar o arquivo BOOTx64.EFI (ou selecionar um arquivo com outro nome) por outro caminho, para fazer uma nova Entrada.

Boa sorte.

Vi aqui.

Tente um desses arquivos no Fedora

• /EFI
    • /BOOT
      • /BOOTx64.EFI

ou

• /EFI
    • /Fedora
      • /grubx64.efi

Estou com o mesmo problema, só que o meu não aparece a opção do bootavel, sempre que início não reconhece o windows, se tiver como da um help aí kkkk tô a mais de 5 dias só nesse problema.

Seguiu os 3 passos mágicos?
1 - Desativar SecureBoot e FastBoot
2 - Na ordem de BIOS selecionar a distro Linux (Ex: Ubuntu, Debia e etc)
3 - Salvar as alterações da BIOS.

Olá, @Kiui
Bem vinde a comunidade! :slightly_smiling_face:

Qual seria o seu problema?
E como chegou até o ponto em que se encontra agora?

Você estava usando um notebook com Windows e foi fazer dual boot com alguma distro (qual distro?), e aí a entrada de Boot do Windows “desapareceu” nesse processo?
. É aproximadamente essa a sua questão/situação?

Tem algo mais a dizer?
. Você não consegue iniciar o Windows, mas consegue iniciar a distribuição Linux?

Qual a sua intenção?
. Apenas fazer o notebook iniciar o Windows? E excluir qualquer resquício da distribuição Linux?
. Fazer as entradas, tanto do Windows como da distribuição Linux aparecerem nesse menu da imagem que você enviou?

:thinking:

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.