Windows reconhece disco, mas Linux não

Tenho dois ssds nvme no meu computadorm. Um deles tem windows instalado e o outro esta vazio. Conforme a imagem abaixo, o windows o reconhece normalmente:

Mas no mesmo computador, distros linux não o reconhecem (tentei debian e ubuntu). este é o retorno listado pelo lsblk:

sda 8:0 1 7.8G 0 disk
├─sda1
│ 8:1 1 7.8G 0 part
│ └─ventoy
│ 253:0 0 4.6G 1 dm /cdrom
└─sda2
8:2 1 32M 0 part
nvme0n1
259:0 0 476.2G 0 disk
├─nvme0n1p1
│ 259:1 0 100M 0 part
├─nvme0n1p2
│ 259:2 0 16M 0 part
├─nvme0n1p3
│ 259:3 0 475.4G 0 part
└─nvme0n1p4
259:4 0 635M 0 part

Como podem ver, o linux não reconhece um disco reconhecido pelo windows, disco esse que até algumas horas atras tinha debian instalado normalmente.

Há alguns dias atras tive um problema esse problema com a bios, e acabei mexendo em algumas coisas que podem ter influencia, entao seguem algumas fotos de como está a minha bios:

O debian na pagina de boot foi um EFI adicionado manualmente, inclusive se alguem souber como deleta ele eu agradeceria.

Pela foto da tela de sua BIOS, acredito que um dos seus SSD é um modelo OPTANE, visto que o SATA mode está setado assim. Este tipo de armazenamento é suportado somente no windows.
Seu segundo SSD deve ser um SSD NVME normal, sendo reconhecido pelo linux.
Caso ambos sejam NVME normais, mude o modo SATA de Optane para AHCI.

Como faço isso? Procurei pela BIOS, mas não encontrei

Acer sempre é complicada com Linux, falo por experiência própria.
Para que o Linux reconheça o SSD você deve alterar o SATA mode para AHCI. Esse pequeno vídeo mostra como fazer isso: tutorial

Toma cuidado com as distro que vc for instalar, pois eu já tive muitos problema de acesso a BIOS quando instalei distros não assinadas.

1 curtida

Era isso mesmo, obrigado! E obrigado também @Diogo-ss pelo link do tutorial

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.