Sim, eu sei que há usuários OpenSUSE aqui em meio a todos nós, mas pouco se vê falar sobre ele. Por quê?
Eu uso Linux para Desktop há 8 anos, sempre Ubuntu e Manjaro, e há 2 dias resolvi experimentar o famoso OpenSUSE Leap 15.2, e confesso, foi amor a primeira vista.
Três coisas que me chamaram atenção foram “Facilidade para instalar o sistema operacional”, o “Centro de Controle do YaST” e o “Zypper” (Gerenciador de pacotes via terminal).
Na hora de instalar o OpenSUSE, eu utilizei a configuração guiada, que é um assistente que lhe faz perguntas objetivas, como se deseja separar a /home ou não, qual sistema de arquivos você deseja, se deseja criar uma partição swap ou não, e se deseja criar a swap de mesmo tamanho da RAM caso você faça o uso de “Suspender”, eu achei isto um diferencial.
O Centro de Controle do YaST me parece algo completo, causando a impressão que tudo está ao alcance do usuário em interface gráfica, e o “Gerenciamento de Software” se assemelha muito ao famoso “Synaptic”.
O OpenSUSE Leap 15.2 já veio configurado com repositórios non-free, significa que você pode instalar Steam, Lutris, Discord, Spotify… tudo via YaST (ou terminal, se assim preferir).
O que mais me impressiona no OpenSUSE é o Zypper, a forma simples como você o utiliza e a maneira como ele organiza as informações no terminal, lindo demais (vide última imagem).
Obviamente não estou aqui para dizer “isto é o melhor”, estou apenas postando minha ótima experiência com esta distribuição que superou todas minhas expectativas no quesito “amigável”, e gostaria de tentar entender o motivo pelo qual esta lindeza é tão pouco falada ou mencionada entre nós.
Embora esta distribuição seja fácil demais, ainda sim estarei buscando mais informações para compartilhar, contribuir com a comunidade, e também para trazer mais visibilidade a ela.