Também, Manjaro Plasma está sendo o principal em meu Desktop Nvidia, estou nele por conta do Pamac, e o AUR para algumas mordomias hehe
Rapaz… se você não mostra seu neofetch, eu não acreditaria que isto é o Plasma personalizado, ficou muito parecido com MacOS
Meus parabéns, tu manja, ficou muito show mano!
A galera do OpeSUSE , pessoal firmeza!
Para mim, é, disparado, a melhor distro atualmente.
OpenSUSE foi umas das distribuições que usei por mais tempo. É bem poderosa, o YaST é incrível. mas falta algumas coisas nele que poderia ser implementado nessa ferramenta, que é um gerenciador de drivers semelhante ao do Ubuntu. Fora isso é uma boa distro para quem tem certo conhecimento porque as ferramentas que tem são mais avançadas.
Aqui no Brasil realmente não é muito utilizado e entre muitos motivos (não acho que tenha somente um), acredito que um deles seja a divulgação.
A divulgação aqui é sempre das mesmas distros e acaba que criando um círculo sem fim.
Tanto é que YouTubers acabam privilegiando sempre as mesmas por elas terem mais popularidade, clicks, pesquisas, views e não necessariamente por serem boas. É responder demanda da audiência sem se ligar que a demanda é criada, não natural. (Maioria não quer dizer nada).
Acaba que ninguém quer produzir conteúdo pra um negócio que tem pouca visibilidade, embora seja muito bom.
Pô, valeu aí. Usei Mac por algum tempo, então conheço um pouco de como o sistema funciona. Não ficou do jeito que eu queria mas consegui aproximar bastante.
OpenSUSE é uma ótima distribuição, bastante sólida. Ela é (na minha opinião) a referência no que se diz “distribuição com KDE”. A versão com Gnome é também bastante sólida, até mais do que o Fedora.
opensuse é um dos tópicos do meu blog tbm! fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.
Melhor distro sem dúvida
BR gosta de sofrer. Gosta de viver trocando de distro como se troca de roupa. Gosta de se achar hacker por instalar um programa pelo terminal. E acha que aprender Linux é usar o Ubuntu por um período de tempo…
Facilidade não é e não pode ser sinônimo de Linux. Linux tem que ser difícil. De fácil basta o windows!
Uso openSUSE Tumbleweed há dois anos
Boa parte dos usuários estão no telegram, não vou postar aqui, pois não sei se é permitido
Bem vindo ao fórum @leone_alvarenga_mach!
É permitido sim, sempre é bem vindo na verdade.
Usei por quase um ano, mas no meu note dava uns “paus” estranhos e tinha que reinstalar depois de umas 4x eu não usei mais, porém é uma distribuição ótima.
obs. não sou usuário avançado nem estudante, somente um usuário normal.
O que acham do openSUSE com Gnome?
Usa openSUSE, mas infelizmente os patterns foram a causa da minha saída. Muitos aborrecimentos, ainda mais pra mim, que sempre fui minimalista e gosto de um sistema enxuto.
Pra ser sincero, eu ainda não manjei o que é Patterns, e nem para que servem rsrs
Eu andei lendo a documentação, mas ainda não consegui entender muito bem.
Por enquanto só experimentei o Plasma mano…
Se você realmente quer saber sobre openSUSE com GNOME, creio que abrir um tópico seria melhor, o alcance será bem maior.
Acho que criar um tópico específico pra isso é desnecessário
Estou baixando o OpenSUSE Leap para ver como é, e como curto mais o Gnome, acaba facilitando a adaptação. Tem algumas dicas ou algo que eu deva saber antes de utilizá-lo? (Posts ou vídeos sobre seria uma mão na roda)
Infelizmente os links para baixar o tumbleweed tavam inacessíveis
Após instalar openSUSE Leap, basicamente você precisará:
-
Adicionar o repositório Packman, caso queira instalar codecs de áudio e vídeo (Opcional):
Inglês: SDB:Installing codecs from Packman repositories - openSUSE Wiki
Português: Repositórios adicionais de pacotes - openSUSE Wiki -
Caso você use GPU NVIDIA: SDB:NVIDIA drivers - openSUSE Wiki
No meu blog pessoal eu mostro instalação do driver NVIDIA via Interface Gráfica: Instalando o driver NVIDIA no openSUSE via YaST
Em relação ao Gerenciador de Pacotes Zypper, particularmente considero ele muito fácil para o usuário final, aqui vai alguns exemplos:
Atualizar lista de repositórios no openSUSE: zypper refresh
(ou zypper ref
)
Atualizar pacotes instalados no openSUSE Leap: zypper update
(ou zypper up
)
Atualizar pacotes instalados no openSUSE Tumbleweed: zypper dist-upgrade
(ou zypper dup
)
Nunca esqueça disso:
Atualizar openSUSE Leap = zypper up
Atualizar openSUSE Tumbleweed = zypper dup
Zypper é muito fácil, inclusive estou montando uma matéria sobre comandos Zypper.
Para maiores detalhes sobre zypper, execute:
zypper --help
Você também pode consultar o manual do zypper, executando man zypper
, ou, se preferir, ler o manual em versão HTML: SDB:Zypper manual (plain) - openSUSE Wiki
Por fim… um vídeo pós instalação do Leap, lançado em Julho 2020:
Qualquer dúvida, só comentar