Onde estão os usuários OpenSUSE?

Também, Manjaro Plasma está sendo o principal em meu Desktop Nvidia, estou nele por conta do Pamac, e o AUR para algumas mordomias hehe

1 curtida

Rapaz… se você não mostra seu neofetch, eu não acreditaria que isto é o Plasma personalizado, ficou muito parecido com MacOS :astonished:
Meus parabéns, tu manja, ficou muito show mano!

4 curtidas

A galera do OpeSUSE , pessoal firmeza!

4 curtidas

Para mim, é, disparado, a melhor distro atualmente.

2 curtidas

OpenSUSE foi umas das distribuições que usei por mais tempo. É bem poderosa, o YaST é incrível. mas falta algumas coisas nele que poderia ser implementado nessa ferramenta, que é um gerenciador de drivers semelhante ao do Ubuntu. Fora isso é uma boa distro para quem tem certo conhecimento porque as ferramentas que tem são mais avançadas.

3 curtidas

Aqui no Brasil realmente não é muito utilizado e entre muitos motivos (não acho que tenha somente um), acredito que um deles seja a divulgação.

A divulgação aqui é sempre das mesmas distros e acaba que criando um círculo sem fim.

Tanto é que YouTubers acabam privilegiando sempre as mesmas por elas terem mais popularidade, clicks, pesquisas, views e não necessariamente por serem boas. É responder demanda da audiência sem se ligar que a demanda é criada, não natural. (Maioria não quer dizer nada).

Acaba que ninguém quer produzir conteúdo pra um negócio que tem pouca visibilidade, embora seja muito bom.

7 curtidas

Pô, valeu aí. Usei Mac por algum tempo, então conheço um pouco de como o sistema funciona. Não ficou do jeito que eu queria mas consegui aproximar bastante.

2 curtidas

OpenSUSE é uma ótima distribuição, bastante sólida. Ela é (na minha opinião) a referência no que se diz “distribuição com KDE”. A versão com Gnome é também bastante sólida, até mais do que o Fedora.

2 curtidas

opensuse é um dos tópicos do meu blog tbm! fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

6 curtidas

Melhor distro sem dúvida

2 curtidas

BR gosta de sofrer. Gosta de viver trocando de distro como se troca de roupa. Gosta de se achar hacker por instalar um programa pelo terminal. E acha que aprender Linux é usar o Ubuntu por um período de tempo…
Facilidade não é e não pode ser sinônimo de Linux. Linux tem que ser difícil. De fácil basta o windows!

:sweat_smile::slight_smile:

Uso openSUSE Tumbleweed há dois anos :grin:
Boa parte dos usuários estão no telegram, não vou postar aqui, pois não sei se é permitido

1 curtida

Bem vindo ao fórum @leone_alvarenga_mach!
É permitido sim, sempre é bem vindo na verdade.

1 curtida

Usei por quase um ano, mas no meu note dava uns “paus” estranhos e tinha que reinstalar depois de umas 4x eu não usei mais, porém é uma distribuição ótima.
obs. não sou usuário avançado nem estudante, somente um usuário normal.

2 curtidas

O que acham do openSUSE com Gnome? :thinking:

1 curtida

Usa openSUSE, mas infelizmente os patterns foram a causa da minha saída. Muitos aborrecimentos, ainda mais pra mim, que sempre fui minimalista e gosto de um sistema enxuto.

1 curtida

Pra ser sincero, eu ainda não manjei o que é Patterns, e nem para que servem rsrs

Eu andei lendo a documentação, mas ainda não consegui entender muito bem.

1 curtida

Por enquanto só experimentei o Plasma mano…

Se você realmente quer saber sobre openSUSE com GNOME, creio que abrir um tópico seria melhor, o alcance será bem maior.

Acho que criar um tópico específico pra isso é desnecessário :thinking:
Estou baixando o OpenSUSE Leap para ver como é, e como curto mais o Gnome, acaba facilitando a adaptação. Tem algumas dicas ou algo que eu deva saber antes de utilizá-lo? (Posts ou vídeos sobre seria uma mão na roda) :slight_smile: :v:

Infelizmente os links para baixar o tumbleweed tavam inacessíveis :confused:

1 curtida

Após instalar openSUSE Leap, basicamente você precisará:

Em relação ao Gerenciador de Pacotes Zypper, particularmente considero ele muito fácil para o usuário final, aqui vai alguns exemplos:

Atualizar lista de repositórios no openSUSE: zypper refresh (ou zypper ref)
Atualizar pacotes instalados no openSUSE Leap: zypper update (ou zypper up)
Atualizar pacotes instalados no openSUSE Tumbleweed: zypper dist-upgrade (ou zypper dup)

Nunca esqueça disso:

Atualizar openSUSE Leap = zypper up
Atualizar openSUSE Tumbleweed = zypper dup

Zypper é muito fácil, inclusive estou montando uma matéria sobre comandos Zypper.

Para maiores detalhes sobre zypper, execute:

zypper --help

Você também pode consultar o manual do zypper, executando man zypper, ou, se preferir, ler o manual em versão HTML: SDB:Zypper manual (plain) - openSUSE Wiki

Por fim… um vídeo pós instalação do Leap, lançado em Julho 2020:

Qualquer dúvida, só comentar :+1:t2:

6 curtidas