Estou quase desistindo do Windows. Qual a melhor Distro para migrar do Windows?

Olá todos.
Sei que a pergunta é um pouco genérica se sei que a resposta pode ter várias variáveis.
Portanto o que preciso concretamente é trabalhar com o Linux pois é muito mais estável que o Windows.
Trabalho com design gráfico e webdesign e o que preciso é:
Vou formatar novamente meu PV mas agora deixar o Linux como sistema operacional principal e roda o Windows dentro uma máquina virtual ou WinApps dentro do Linux.

  1. Não vou fazer Dual Boot e sim trabalhar com o Linux. Gostaria de saber qual a Distro (Ubuntu, POP OS, Zorin) que mais se aproxima da interface e usabilidade do Windows recomendam eu instalar.
  2. Tem muita diferença entre rodar o Windows 10 dentro uma máquina virtual ou dentro do WinApps?

Agradeço sugestões.

2 curtidas

Então, escolha da distro é algo extremante pessoal, e já abordado no fórum umas trocentas vezes, mas dá de te dar um norte.
Como você está saindo do Windows agora, suponho eu, prefere manter o fluxo de atividade/interface mais Window Like como a imagem a seguir?

Ou você prefere se aventurar em algo mais “exótico” como o Gnome nos dias atuais?

Caso você tenha preferência por um âmbiente mais cara do windows, eu indicaria o Ubuntu Mate (mudar a interface para a Redmond), ou o Linux Mint (Cinnamon), ou o Zorin OS, especilamente se você quiser esperar um pouco para a versão 16 ou, quiçá o Feren OS. Caso queira algo base Ubuntu também, mas com uma carinha diferente do “janelas”, recomendo dar uma olhada no Pop!_OS 20.04 ou o Ubuntu 20.04 mesmo.

Sobre sua segunda pergunta: creio que o peso seja o mesmo, mas ainda sim recomendo usar dentro de uma máquina virtual tradicional, VirtualBox ou Gnome Box por exemplo, pois a instalção do WinApps é um tanto quanto trivial, fora que o último commit foi a mais de 5 meses atrás, so it is better to be safe than sorry.

Uma dúvida: quais programas você usava no Windows para trabalhar/estudar? Pois podem existir os mesmos ou alternativas no Pinguim, sem a necessidade de usar uma VM, ao menos para alguns deles.

Vida longa e próspera :lizard: :vulcan_salute:

1 curtida

Pra mim que não sabia nada de Linux e larguei o Win10 o mais fácil foi o Linux Mint (Visual Cinnamon). Depois de uns 8 meses usando ele e tentando aprender como o Linux funciona migrei pro Ubuntu (Visaul Gnome, lembra um cel), ai aprendi bem sobre o Linux e hj estou testando o PopOs (tb Gnome)!

2 curtidas

Olá.
Agradeço pela rápida resposta.
Bem, eu já testei algumas Distros como o Ubuntu, POP OS e por último (neste fim de semana que fiz um Dual Boot) foi o Zorin OS. De todos gostei muito do Ubuntu e do Zorin OS. O POP OS achei um pouco mais pesado do os outros.
Sou webdesigner e design Gráfico e trabalho diariamente com o pacote Adobe e o Corel. Já testei algumas ferramentas para substituir os softwares que uso mas não me adaptei ao fluxo de trabalho deles e prefiro ficar com a Adobe já que tenho assinatura. Por isso pretendo rodar dentro de uma máquina virtual o windows e instalar os softwares que necessito no Windows.

Olá.
Já testei algumas Distros como o Ubuntu, POP OS e Zorin. Mas o que pretendo mesmo é usar o Linux (seja qual for a Distro escolhida) como meu sistema operacional pis o Windows está me deixando na mão todos os dias. Muitos bugs, tela azul da morte, estas coisas que quem trabalha com o Windows já sabe o que é.

Que tal dar uma chance a um projeto nacional? O TigerOS a qual sou idealizador te atende muito bem. Dá uma conferida nesses vídeos:

Você pode fazer o download AQUI

5 curtidas

Frick, eu esqueci de mencionar ao recomendar as distros para ele. My bad, Daigo :sweat_smile:

1 curtida

Tenho zero experiência com o WinApps, então vou substituí-lo por Wine na minha conversa. Sei que você não falou nada de Wine, mas eu só quero acrescentar algo uma vez que não posso dizer nada a respeito do WinApps.

Como não uso os programas da Adobe, não sei o quão pesados eles são e como está o sua usabilidade no Wine. Se você tem memória RAM e processamento o suficiente, talvez dê para usá-los no Windows 10 rodando dentro de uma máquina virtual. Se você tentar rodá-los diretamente no Linux através do Wine, dê uma olhada antes no Wine Application Database, olha só o Adobe Photoshop CC 2021 (22.0) como exemplo.


Quando você usa uma máquina virtual, tem aquele negócio que você já está gastando recursos para rodar um sistema operacional inteiro dentro de outro sistema operacional.

Pelo o que li do WinApps, você também estaria usando uma máquina virtual, mas me parece que seria algo que usasse os recursos da máquina de maneira mais eficiente e seria mais integrado com a interface gráfica (GNOME ou KDE Plasma). Suponho que o WinApps deveria ser sua primeira opção.


Quanto a distribuições, as amigáveis mais famosas que conheço são o *ubuntu e duas derivadas (Linux Mint, Pop!_OS e mais uma cacetada de distros) e Mageia.

Após escolher a distribuição, você precisa escolher a interface gráfica. Bom, Linux é um universo diferente, mas se você procura uma interface cuja interface padrão tenha uma barra na parte inferior da tela e um menu similar ao do Windows 7 (fico feliz que os ambientes gráficos não tenham adotado aquele menu horroroso do Windows 10), creio que o Cinnamon e o KDE Plasma sejam um bom começo para você.

1 curtida

Você pode usar o Pop_OS!, Linux Mint, Ubuntu, Manjaro ou Fedora.
São distros que tem bastante conteúdo na internet, você vai achar tutoriais fácil.
Caso prefira um visual que te lembre do Windows pode usar o KDE Plasma.

Se o seu ponto é como vc mesmo disse: “…que mais se aproxima da interface e usabilidade do Windows”
Então o que vc procura é: Linux Mint ou Kubuntu (As que conheço que se encaixam com o q vc pediu).

1 curtida

É o que recomendo também, porque torna a migração mais simples.

Sempre penso que tem que ser baseada em Debian, pela facilidade de encontrar soluções aos problemas e mesmo pelo suporte de software/hardware por pacotes deb.
Ao mesmo tempo, ir para algo como LXDE ou Gnome sem ter costume com outro SO pode ser pouco produtivo de início, por isto KDE e Cinnamon são alternativas mais adequadas.

Está aí um argumento para os fãs do GNOME 3 defenderem que seja oferecido de cara ao público leigo…
:wink:

zorinOS é parecido com windows, linux mint xfce é bem leve e estável, POPos, kubuntu, manjaro xfce são muito bons e pra mim que comecei a pouco tempo são os mais fáceis de se usar

Acredito que qualquer distribuição com KDE Plasma lhe atenda perfeitamente.
Mas caso você queira que eu cite algumas distribuições específicas, eu diria KDE Neon (base Ubuntu com APT) e openSUSE Leap 15.2 (independente com Zypper), ambos são amigáveis e lhe darão uma ótima experiência similar ao Windows (visualmente falando).

Caso tenha interesse, há estas duas publicações sobre openSUSE, mas não deixe de pesquisar sobre KDE Neon, também é uma ótima opção.

Por que eu cito KDE Plasma como ótima opção?

Você diz trabalhar com design gráfico e webdesign, e o Ubuntu Studio (que antes usava XFCE) passou a ser KDE Plasma como ambiente padrão a partir da versão 20.10.
Caso tenha interesse em saber o motivo por terem escolhido o KDE Plasma, você pode ler clicando neste link, no qual a equipe publicou o motivo.

Aqui está uma breve apresentação do que se trata o Ubuntu Studio:

“Ubuntu Studio é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu voltada para pessoas ligadas à edição e produção de material multimídia como áudio, vídeo, imagem e editoração. Conta com melhorias de acesso à hardwares com finalidades semelhantes, como placa de vídeo e de placa de som, e também é configurado para se obter uma melhor performance que atenda o fluxo de trabalho que a distribuição se propõe, utilizando o ambiente de desktop Xfce.”

Enfim… eu sugeri o KDE Plasma levando em conta sua carreira como Designer Gráfico, e digamos que Ubuntu Studio talvez também seja uma ótima opção para você.

Seja bem vindo a comunidade.

4 curtidas

Poxa. Muito obrigado por todas as dicas e sugestões de todos aqui. Como falei anteriormente eu apenas testei algumas das Distros e não trabalhei realmente com alguma delas mas agora pretendo mesmo tornar o Linux meu primeiro sistema operacional em minha estação de trabalho.
Bem, eu tenho instalado o Zorin OS com dual Boot e estou gostando bastante dele. Achei bem leve, rápido e estável. Vou testar o Ubuntu Studio também e depois decidir qual realmente usar como OS principal.
Agradeço muito mesmo a todos.

6 curtidas