Qual distribuição eu devo escolher?

Eu sei que vocês já devem ter respondido várias perguntas como essa mas eu tenho que perguntar, eu não me considero iniciante nem avançado, já testei várias distros e me acostumo bem. Mas agora eu queria algo novo, qual seria a dica de vocês? (retirando Arch, gentoo e esse tipo de distro da lista, mas pode ser alguma distro derivada que tenha instalação gráfica e etc)

Tem muitas opções de distros feitas para uso diário/desktop.

Como você só especificou que “quer testar algo novo”, vou elencar aqui vários tópicos com relatos dos usuários:

Com pacotes RPM

Fedora

openSUSE


Baseadas no Arch, mas com instaladores gráficos

Manjaro

EndeavourOS

https://plus.diolinux.com.br/t/um-pouco-mais-sobre-o-endeavouros/9830/


Solus

1 curtida

Um pouco difícil até indicar algo assim RS. Poderia dizer o que já usou pra podermos indicar algo diferente pra você testar.

1 curtida

Já usei 3 distribuições baseada no Ubuntu (Kubuntu, Zorin, Linux Mint) pelo que me lembro. Até queria testar o Debian, mas o setup dele não abre no meu PC.

Vou dar uma olhada, já tentei ir com o Manjaro mas como eu tinha um problema com desligamento, na compilação de alguns programas mais pesados o PC desligava. Talvez agora que eu resolvi eu dê uma olhada nele de novo.

Voçê ja usa uma boa opção como sistema principal.

Agora eu tô usando o Zorin, mas eu queria ir pra uma distro que não seja baseada no Ubuntu.

1 curtida

MX linux , Debian 10 , Manjaro , dai por diante , são inumeras as opções , mas faça como eu fiz , testei todas as que meu pc era compativél e ai sim só deeeepoooiisssss eu decidir qual Distro me seria ideal , hoje uso Disros baseada em Ubuntu e Debian , por exemplo hoje uso o Xubuntu 20.10.

Ahhh fora Ubuntu, melhorou RS…
Indico Fedora ou Manjaro. Fim. RS

Correto !
tambem é uma boa opção , a ideia é testar todas ai depois escolher a melhor , pois no final dos testes gera experiência para passar adiante.

O Fedora usa o GNOME, correto? infelizmente não roda bem no meu PC…

use com xfce + compton !

Fiz uma pesquisa rápida e parece que o GNOME do Fedora é bem mais rápido que a de outras distros, vou testar em um live, se rodar bem eu instalo (por enquanto acho que vou pro Manjaro XFCE ou KDE, que roda bem no meu PC).

Gnome é gnome, o Fedora só incorpora melhor

1 curtida

Fedora tem spins também com KDE e xfce.
Mas o Manjaro é ótimo, só não uso atualmente porque o plasma tá com um bug chato com meus webapps no Manjaro.
Uma boa opção pro KDE também é o opensuse.

Fedora tem spins também com KDE e xfce.

Hm, não sabia disso, vou ver também.

@jeanramos só uma perguntinha: o que significa “RS”?

O desempenho do Fedora ta satisfatorio, mas eu ja tive alguns problemas pra instalar o google-chrome, vou testar um pouco mais, mas acho que vou instalar o Manjaro mesmo.

1 curtida

Abreviação de risos, entretanto fui ver na internet e infelizmente o povo brasileiro acabou criando algo relacionado a conteúdo de flerte sexual.
Informação útil pra eu parar de usar. Agora será o bom e velho kkk :joy:

Acabei usando o Manjaro mesmo, valeu pela ajuda :smiley:

2 curtidas