Depois que larguei o Ubuntu em 2017, fiquei sem saber pra onde ir. Cada dia, uma distro nova. Virei um SDA, testando até 5 distros no mesmo dia (instalando mesmo, nada de VM nem LiveCD). Não conseguia me adaptar a nenhuma distro. Mesmo tentando manter uma instalada, logo via outra que parecia “melhor” comparada à minha e já ia procurando um pendrive disponível. Ouvi então falar de um tal de “Fedora”, com um gerenciador de pacotes muito bom e total integração com o Gnome. Usar o Gnome no Fedora é tipo usar o Android One. É basicamente como os desenvolvedores originais queriam que fosse. Tudo faz sentido, não há nenhum botão que não funciona (como o Procurar Atualizações nas configurações do Ubuntu, que não funciona), uma coesão visual incrível, comparável à do elementary ou do Windows. E, acima de tudo, a Gnome Software.
Se você usou a Gnome Software no Ubuntu e agora odeia ela, é poque nunca usou ela no Fedora. Tudo além de fácil acesso (como adicionar repositórios, que no Ubuntu se faz em outro programa, o Synaptic), conta com uma integração muito boa.
Além de tudo, o DNF, gerenciador de pacotes do Fedora que trabalha com pacotes RPM é muito bem organizado, e quase todos os programas do universo Linux tem versões em .rpm. Por exemplo o Java, que oferece versões em RPM e em .tar.gz (cruz credo), mas não em outros formatos.
Uma das coisas que amo neste Gnome “puro” é o fato de que a DE vem limpa, e você a molda ao seu gosto, com seus temas, extensões e etc.
Por falar em extensões, elas são o que eu mais gosto no Gnome. Você desliza um seletor num site e já tem alguma funcionalidade específica alterada. Quer uma dock que sempre apareça? É só instalar o Dash to Dock. Gostaria de ter uma barra inferior ao estilo Windows? Dash to Panel. Há extensões para alterar temas facilmente, mostrar as pastas do usuário, falar a previsão do tempo na barra superior, e muitas outras.
O Fedora para mim foi a melhor experiênia Gnome, e foi a distro na qual me encontrei. Mas, caso não goste do Gnome, também há versões do Fedora com outras DE’s, chamadas “Fedora Spins”, semelhantes às flavours do Ubuntu.
O Fedora, assim como o Ubuntu, também conta com uma empresa por trás, a Red Hat, conta com versões para servidor, além de uma versão específica chamada Silverblue, que usa completamente todas as tecnologias do Projeto Gnome: OStree, Flatpak e etc.
Resumindo: O Fedora é uma disto muito boa, que facilmente substitui o Ubuntu. É muito responsivo, leve e acima de tudo, sem os bugs no Gnome que o Ubuntu experimenta.
Baixar o Fedora
Fedora Spins (outros ambientes gráficos)
Extensões para o Gnome