Cansou da base Ubuntu? Teste o Fedora, não vai se arrepender

Entendi, mas para visual novels deve segurar sem muitos problemas, certo?

Só tenho a vm do xp mais por causa disso, uma novel +18 das antigas que pretendo rejogar nele é divi dead, lembro que na época joguei ela no windows 7 ou o 10 mesmo, foi uma tortura para fazê-la funcionar, tipo até que usar uma versão que tinha wine embutido, nem lembro como era aquilo, mas rodava até mais ou menos.

Visual novels são mais leves, rodam de boa. Jogos como Crysis que não devem funcionar.

Nem pra citar os contras em kkkkkkk
Se for pra enfrentar uma das piores comunidades pra recorrer a ajuda sobre o fedora e melhor nem baixar a distro, kkkkkk ate baixar os 2gb de iso o DNF termina de atualizar o cachê kkk se não terminar de baixar os índices no dia seguinte

Usei a Gnome Software no Ubuntu e no Fedora, odeio ela do mesmo jeito. Só não era mais bugada que a AppCenter do Elementary OS :sweat_smile:
Não consigo gostar da Gnome Software de jeito nenhum :man_facepalming: :joy:

2 curtidas

Fazia tempo que não usava o fedora, mas tiro o chapeu pra essa versão 31, tá simplesmente perfeita, os caras se superaram. Fluida, leve até mesmo pra uma vm, sem bugs, tudo funcional, a GS está muito top na v31, aliás, até hoje não vi nenhuma distro com gs que seja do mesmo nível do fedora, melhorou demais na versão 3.34, fico imaginando na 3.36 como será.

Praticamente tudo que preciso funcionou no fedora 31, wine(alguns programas e jogos de windows), VM, entre outros.

Única coisa que ainda me incomoda é o Firefox, pois não consigo o deixar fluido igual a versão de windows, a rolagem das páginas é ultra lenta, queria deixá-la parecida com a da versão do windows, isso é possível?

1 curtida

Eu sempre customizo o layout, colocando um tema mais simples e minimalista, pra combinar com o Gnome e removendo/trocando alguns botões. Para mim, o Firefox no Fedora 31 é bem fluido e rápido.

Nunca me dei bem com o fedora

Aviso:

Isso reflete a minha opinião,se você gosta do fedora, seja feliz com ele, só estou respondendo o título baseado no artigo

Eu usei ela no Fedora e isso não mudou minha opinião, ela continua com um visual ruim, a única gnome software descente é a do Endless OS, o problema é não indexar pacotes não flatpak

Isso é pura verdade

O preço disso é a usabilidade, mais um ponto pessoal, eu detesto o CSD, acho feio, pouco intuitivo e improdutivo

Sim, verdade, no entanto não existem vantagens reais em usar as Spins, antes o Fedora KDE era a única spin que trazia o KDE em essência, porém hoje em dia o KDE Neon e o OpenSuse (que aliás, recomendo muito ela) se mostram mais vantajosas

Essa daí já é um caso mais especial, eu particularmente acho o ostree um mecanismo extremamente ruim tecnicamente falando, pelo menos da forma como o usam então o silverblue pra mim é gambiarra pura

Meu amigo, não substitui não, a distribuição mais perto de atingir esse objetivo é o OpenSuse, que aliás eu realmente recomendo que você teste

Basicamente ela só substitui o Ubuntu no Gnome e KDE, isso em termos de interface

1 curtida

Existe alguma vantagem em usar a versão workstation? fiquei confuso com tanta versão dele.

A versão workstation é a pardrão, a que eu avaliei, com Gnome. Como o Ubuntu Desktop.

Sinceramente, o ponto de gostar ou não da Gnome Software, ou da usabilidade do Gnome é bem pessoal. Eu me adaptei ao workflow do Gnome, não consigo mais usar outro ambiente desktop sem muitos tweaks.

1 curtida

Exatamente, é pessoal, o fedora não me desce mais

Acho que depende muito da primeira distro que usou. Como usei por primeiro o Debian 7 com GNOME, não consigo me adaptar a outros workflows. Provavelmente o pessoal que não gosta do GNOME começou com um KDE da vida, ou do tipo.

1 curtida

É muito difícil instalar os drivers nvidia to pensando em testar mais sei lá to a muito tempo na base debian/ubuntu/mint

Isso é algo muito pessoal mesmo. Eu por exemplo, comecei no Linux Mint Cinnamon e após usar outras distros com DEs diferentes passei a prefeir o KDE Plasma, mas depois de usar o Gnome, comecei a curtir mais ele do que outras DEs :slight_smile: :v:

Achei esse tutorial que esta sendo feito pela “Comunidade Fedora Brasil” bastante interessante. Uma ótima iniciativa ao meu ver.

1 curtida

Nem por questão do consumo de RAM de cada DE?

Concordo plenamente com o post. Usei Ubuntu desde 2007, e acabei de migrar para o Fedora. Não deve em nada para o Ubuntu em facilidade de uso, beleza e estabilidade.

1 curtida

Legal teu depoimento @lfmoreno! Diz pra mim aí os motivos que te fazem achar o Fedora melhor que os .debs da vida? Eu to usando o fedora 33 agora, usava o Ubuntu desde 2007, to meio perdido e meio receoso tb com o que dizem, de não ser estável, etc… Qual sua visão? Me dá uma acalmada aí por favor kkk

1 curtida

Sei que não sou quem marcaste, mas irei responder assim mesmo.

Para mim, aqui estão os pontos que me fazem preferir a base Red Hat aos Debian-like:

  • Base sólida e estável (Red Hat EL)

  • Gerenciador de pacotes front-end organizado e intuitivo (DNF)

  • Sempre aberto às novas tecnologias, foi um dos primeiros a adotar Wayland e Flatpak, por exemplo

  • Comunidade consideravelmente grande (infelizmente não em português)

  • Boa integração com o Projeto GNOME

Para a questão de ser instável, geralmente dizem isso pois a Red Hat implementa novas funções primeiro no Fedora, para considerar ou não colocar no RHEL. Porém não é como dizem, a Red Hat não sai jogando qualquer coisa instável e nova aleatoriamente no Fedora. Ele não é um “campo minado”, como dizem. Existe sim um controle de qualidade, e o Fedora é mais estável que muito Debian-like por aí.

5 curtidas