A minha experiência com o Manjaro

Olá! :slightly_smiling_face:

Após cerca de um mês a usar o Manjaro (KDE) acho que posso dizer que (para já) curei o SDA :sweat_smile:

A minha primeira vez fora das distros Debian-based (quer dizer, Ubuntu-based :sweat_smile:) correu muito melhor do que eu esperava.

Uma das coisas que gostei mais foi o Pamac e a facilidade para instalar TUDO. Acho que muito raramente usei o terminal. Até menos do que no Mint ou no Ubuntu!

Nunca tive nenhum problema grave, que parecem ser típicos da base Arch. Os AUR funcionaram sempre muito bem (tirando um que não instalou mas arranjei alternativa :slight_smile: ).

Apenas tive problemas com a Steam (o ATS e o ETS2 travam muito e quando tento diminuir/aumentar o som empanca tudo pois o KDE tenta que volte para a área de trabalho).

Se alguém poder ajudar neste pequeno problema, agradecia :slightly_smiling_face:

Muito obrigado ao @Pao_com_omlet por me ajudar nas coisas que precisei :smile:

11 curtidas

Sinto como se fosse eu quem tivesse escrito isso :sweat_smile:.
Tô usando o Manjaro há mais ou menos um mês também, depois de 1 ano usando distros baseadas em Ubuntu.
Eu também achei sensacional a facilidade de instalar programas pelo Pamac e AUR, tem praticamente tudo, é só pesquisar no Pamac e dar um clique pra instalar.
Também sinto que uso menos o terminal comparado com quando eu usava Ubuntu.
Só teve um ou outro detalhe que me incomodou mas que eu dei um jeito de resolver…
Tentei usar a versão com KDE mas não deu muito certo por causa de problema com uns drivers de vídeo que eu não consegui instalar.
Mas a versão padrão, com XFCE também é muito boa, bastante polida, enfim, estou satisfeito. Acho que curei o SDA também ksks

4 curtidas

Ainda bem que não estou sozinho :sweat_smile:
Realmente o pamac é um salvador :joy:

4 curtidas

Pacman e AUR não tem comparação.
Contudo no arch vc tem que ler , não tem jeito. E acaba aprendendo muito sobre configuração.

Uma coisa que não gostei no manjaro e que tive sérios problemas foi o gerenciamento de kernel.
Se não me engano o manjaro inicia um serviço por padrão que pode ser desativado, e que apaga automaticamente kernel antigos. O problema que ele pode apagar o atual, e isso aconteceu comigo duas vezes, impossibilitando o início do sistema.
No caso tive que reinstalar o kernel de novo e desativar este serviço.
Outro ponto que para alguns pode ser ruim, é que muitas configurações são manuais, diferente de outros sistemas que fazem automaticamente para vc.
Usei por uns 11 anos o arch, e agora estou no opensuse. Sobre atualização é mais lento que o arch. No opensuse ainda não saiu o firefox 78 e no arch já está há um bom tempo. Contudo o sistema faz todos as configurações automaticamente, que no geral é um bom ganho de tempo.

5 curtidas

Eu estou há um mês também com o Manjaro na máquina, mas não só com ele.
Estou com Windows 10 + Manjaro KDE + Fedora 32 + Pop!OS.
O interessante dessa situação com várias distros é que venho usando mais o Manjaro do que outras. Inclusive para jogar via Steam!
Me agrada muito a ideia de uma distro rolling release e o Manjaro me pareceu uma boa alternativa.
Já tinha instalado o OpenSUSE Tumbleweed esses tempos mas não funcionou tão bem na minha máquina, mas quero testar novamente. O Yast é bem interessante.

4 curtidas

Fiquei muito tempo longe do linux, e esse ano quando resolvi voltar, escolhi o Manjaro, justamente por ter algo centralizado pra instalar apps (não curto o “estilo ppa”). Já utilizei o arch antes e isso era algo que realmente gostava nele, então saber que existia uma distro baseada no arch e mais “amigável” fez eu querer testar.
Até agora, só alegrias.

4 curtidas

@Xinux26 vi no seu perfil que está usando Manjaro GNOME, queria saber como está agora, está cheio de aplicativos que poucos usam e cheio de extensões? Qual a versão do GNOME? Uso o Pop!_OS, gosto do GNOME mais puro, será que me daria bem com o Manjaro? Estou pensando em usar uma distro que seja rolling release.

2 curtidas

@Otavio_Gama Eu também já usei o PopOS
O Gnome no Manjaro não acho que tenha tanto bloatware como muitos dizem. Tem algumas apps que não uso, mas acho que as posso remover sem problemas no pamac. Também trás algumas extensões para notificar das novidades… mas pode remover todas
O Gnome está na versão 3.38.1
Acho que se vai dar muito bem com o manjaro. Para mim foi a melhor distro que já usei. :wink:

2 curtidas

Eu passei por algo parecido. Usei por uns 7 ou 8 meses distros baseadas no Ubuntu (Mint e Ubuntu mesmo), e sempre com alguns problemas, a maioria com solução. Mas inconsistências, erros de atualização pelos PPAs e lentidão no boot me levaram a procurar outra solução. Há 3 meses, eu sabia bem menos do que agora, talvez hoje instalaria OpenSUSE ou Arch. Mas na época fui de Manjaro e não me arrependi. Ou seja, negando o que acabei de dizer, hoje instalaria Manjaro feliz, e vou reinstalar assim que o SSD chegar, pq é um sistema arrumado, com quase nenhum erro e praticamente pronto pro uso.
@swatquest, sobre o gerenciamento de kernel, acho que isso já foi arrumado. Uso 3 kernels instalados, o 5.4 LTS, o 5.8 e o 5.9 e nada de deletar os antigos, só se eu quiser

3 curtidas

Os PPAs eram uma dor de cabeça… :joy:

1 curtida

Agora o Manjaro tem opção de instalação mínima, aquele que vêm com poucos softwares. Só você ir no Downloads e selecionar o ambiente gráfico que aparece lá em baixo.

5 curtidas

@Xinux26 legal, estava procurando uma distro com gnome 3.38.1, na verdade gosto tanto do Gnome que pensei seriamente em usar o Gnome OS mas só flatpak não dá. Eu pesquisei sobre como excluir extensões do manjado e não achei nada, como faz isso?

@Guilherme_Henrique eu tinha visto esse minimal aí só que ele tambem vem com o programa “gnome-layout-switcher” entendi com isso que todas aquelas extensões de alterar o Gnome puro (que gosto mais) ainda estarão lá. Mas já que posso remover ou desativar, tudo bem.

Como posso saber se os repositórios do manjaro tem os programas que preciso, antes de instalar?

3 curtidas

Eu ia escrever exatamente isso, mas você foi mais esperto. :grinning: :wink:

1 curtida

Creio que dificilmente você não vá encontrar o que precisa, mas se está inseguro, experimente instalar ele numa máquina virtual e dê uma olhada no Pamac.

1 curtida

Basta ir aqui e desativá-las:
https://extensions.gnome.org/

Se tem no AUR, no Snap ou no Flatpak, tem no Manjaro. :wink:

3 curtidas

Tem o site oficial dos repos, https://discover.manjaro.org/packages/

O AUR do Arch também pode ser utilizado no Manjaro, ele contém scripts que compilam programas do zero ou adaptam .DEB/.RPM em pacotes que podem ser usados no Arch (mas não é diretamente “curado” pelos autores do Arch, então veja a popularidade, leia comentários etc. antes de baixar).

Se tudo falhar, tem Flatpak, Snap e PKG2APPIMAGE.

3 curtidas

O que é e como é que posso usar? :sweat_smile:

1 curtida

É basicamente um conjunto de scripts que baixa o programa e as dependências dele e cria um AppImage (o post está um pouco velho, não precisa mais instalar o APT, mas de resto o procedimento é o mesmo)

Diferente do AUR, tem alguém controlando a qualidade (o @probonopd, criador dos AppImages). E diferente dele e dos outros dois formatos universais, o AppImage não precisa de root para instalar programas, mas também não tem atualizações automáticas.

O que é AppImage mesmo?

Aquele formato universal que diferente do Snap e do Flatpak, é um arquivo solto que se extrai sozinho junto com as dependências (como o DMG do Mac - age praticamente como uma versão automatizada dos ZIPs de Windows)

Eu sei o que é appimage, mas posso usar no pamac? :thinking:

Não, a intenção dos AppImages é ser um arquivo só que contém todo o programa, então não passa por gerenciadores de pacotes.

Não que seja muito necessário, deletando o AppImage o programa é deletado também.

1 curtida