NeoRage - Como configurar Emulador de NeoGeo no Linux

Vindo do ambiente Windows, testei diversos emuladores para jogos de NeoGeo, porem não achei muito satisfatórios, comparados com o NeoRageX. Foi aí que tentei configurar o NeoRage para linux através no PlayOnLinux e rodou perfeitamente. Hoje vejo que não é necessário ter exatamente o PlayOnLinux, pois roda tendo somente o wine instalado.

Tela de demonstração

NeoRageX via wine

Primeiro passo é instalar wine em sua máquina, caso já não o tenha.
Para verificar a versão, basta rodar o comando:

wine --version

Se retornar a versão instalada, perfeito, caso não terá que instalar.

Instalando wine

Base Debian

sudo apt install wine

Fedora

sudo dnf install wine

Base Arch

sudo pacman -Sy wine

Configurando wine antes de abrir

Antes de abrir o emulador, gosto de deixar em modo janela, não curto jogar em tela cheia, caso goste não precisa modificar conforme abaixo.

Para mudar para modo janela, execute o comando:

winecfg

Na Aba Gráfico, marque a opção Emular uma área de trabalho virtual e coloque a resolução desejada (eu deixo 800x600 para poder visualizar outras coisas)

Abrindo o Emulador pela pasta

Com wine devidamente instalado, podemos abrir o emulador de diferentes formas (assim como rodar outras aplicações).

Acessando diretamente pela pasta, clique com o botão direito no vazio e vá em Abrir no Terminal:

Veremos que o terminal abriu já na pasta desejada, com isso podemos rodar o comando ls para vermos o que temos na pasta:

Podemos executar o emulador acrescentando o comando wine na frete:

wine NeoRAGEx5.0BR.exe

Agora é só laser

:laughing:

Obs: Caso o terminal seja fechado e emulador é finalizado junto.

NeoRageX via PlayOnLinux

Caso você já tenha um conhecimento avançado, basta acrescentar a biblioteca POL_Install_dxfullsetup que vai funcionar numa boa.

Caso você não faça ideia do que eu disse acima, seguem todas as telas de configurações:

1 - Primeiro passo e baixar o PlayOnlinux, pode ser pela loja da sua distribuição:

Aguarde a instalação e abra em seguida.

2 - Com o app aberto, clique em Ferramentas → Gerenciar versões do Wine

3 - No meu caso, eu selecionei a versão 3.20 (x86) e mandei instalar:

4 - Clique em Avançar na tela que abrirá:

image6

5 - Aguarde a instalação da versão do Wine que você escolheu:

6 - Apos instalar o Wine, clique em Instalar um Programa:

7 - Clique em Instalar um programa não listado (canto inferior esquerdo)

8 - Clique em Avançar:

image12

9 - Selecione Instalar um programa em uma unidade virtual nova:

image13

10 - Escolha um nome para a unidade (pode ser qualquer novo, não influencia o app):

image14

11 - Selecione as três opções a seguir:
Usar outra versão do Wine
Configurar o Wine
Instalar algumas bibliotecas

image15

12 - Selecione a versão do Wine instalado:

image16

13 - Selecione 32bits, pois instalamos o Wine referente a 32bts:

image17

14 - Vai pedir a instalação do Wine Mono, clique em Instalar:

15 - Abrirá a tela de configuração do Wine:

Caso queira que abra em modo janela, vá em Gráficos e marque a opção Emular uma área de trabalho virtual:

image21

Caso prefira tela toda, pode deixar desmarcado.

Clique em Aplicar e OK.

16 - Vai abrir uma tela pedindo a instalação dos complementos, marque POL_Install_dxfullsetup:

image22

Vai piscar a tela 2x:

17 - Nesse ponto, temos que buscar a aplicação, nesse caso você ja tem que ter o emulador no computador, junto com os jogos (caso não tenha, pode baixar nesse endereço):

image24

Vá até a pasta do emulador e selecione NeoRagex 5.0 BR.exe

Clique em avançar:

image26

18 - Aparecerá a mensagem abaixo, caso o emulador esteja salvo em uma partição NTFS:

image27

19 - Mostrará uma tela de erro (não se preocupe, so aparece na primeira vez)

20 - Agora é a hora de configurar o atalho, vá até o emulador novamente:

image29

image30

Escreva o no me desejado para o atalho ou pode deixar o nome sugerido:

image33

Não querendo mais criar atalhos, pode ir em Eu não quero criar outro atalho:

image34

21 - Com o emulador configurado e atalho disponível, já é possível jogar, bastar clicar 2x ou selecionar e ir em Executar:

22 - Caso o emulador esteja em um unidade NTFS, sempre aparecerá a tela abaixo:

image36

Clique em Avançar.

23 - O emulador abrirá em seguida:

24 - Caso queira trocar o ícone do emulador, bastar selecionar, clicar com botão direito e ir em Definir o ícone:

Selecione a imagem desejada:

Ícone modificado:

Download do NeoRageX (Versão utilizada no procedimento)

Obsevação: Para que os jogos funcionem, é importante maner o arquivo neogeo.zip dentro da pasta ROMs.
9 curtidas

Olá, fiz todo o procedimento mas pra mim fica só na mensagem: “não foi possível carregar a ROM: neogeo.rom”
é possível corrigir isso?

Bem vindo ao fórum @SilverGmac!

Confirme se dentro da pasta ROMs esta um arquivo chamado “neogeo.zip”, além das ROMs desejadas, esse arquivos é necessário. Caso não esteja, o arquivo está no link acima.

Também não tive sucesso. @SilverGmac
mesma situação.

Quais as vantagens do NeoRageX com relação às opções disponíveis no Retroarch? O Retropie, por exemplo, que usa o Retroarch, tem como emulador NeoGeo padrão o lr-fbneo (FinalBurn Neo). O NeoRageX é melhor que o lr-fbneo? Em quais aspectos?

Com relação ao erro que o pessoal citou aí, é o que o amigo respondeu: emuladores de NeoGeo precisam da bios do console para rodar (arquivo neogeo.zip). Sem esse arquivo, não roda jogo nenhum.

Seja bem vindo ao fórum @SilverGmac!
Chegou a verificar a solução que está logo acima do seu comentário?

Tentou por qual método (via wine ou playonlinux)? Reparei que no seu perfil está que utiliza Deepin 15, o tutorial que montei pelo PlayOnLinux foi justamente por ele, mas caso prefira pode executar diretamente pelo Wine.

Ser melhor é um conceito muito amplo, acredito que desde que ambos consigam executar a tarefa proposta, todos são bons, o que faz um parecer melhor que outro é a experiência de uso.

Cheguei a comentar que testei outros, como era habituado em utilizar o Neorage senti falta em saber onde poderia configurar tudo que já estava acostumado. Notei também que outros emuladores me davam a impressão de estar um pouco mais lento, foi o caso do Winkawaks.

Exatamente isso, por isso mantive o arquivo na pasta (acrescentei essa observação no tópico original, para evitar que removam esse arquivo).

Até instalei o Mint em um VM (pois reparei que é a distro utilizada pelo @SilverGmac) e está rodando numa boa (provavelmente por isso ele não respondeu mais, por estar funcionando):

2 curtidas

Mano voce salvou meu dia hoje ,Muito obrigado pelo tutorial .

1 curtida

Me Salvou!

1 curtida