Como remover limitador do ventilador de placa Nvidia, drive 340

Esses dias jogando uns jogos de Neogeo, reparei que a temperatura da minha placa de vídeo (Quadro FX 1800) chega a quase 90º. Parei para acompanhar usando o Psensor e reparei que o cooler da placa de vídeo estava travado em apenas 30% de sua capacidade:

image

Buscando uma forma de remover esse limitador, notei que quem usa drive Nvídia atual, consegue modificar diretamente no app, porém, para quem usa um drive mais antigo, como o 340, meu caso, não aparece essa possibilidade:

No fórum da Nvidia, encontrei uma resposta que ensina a habilitar o controle do ventilador, para que possamos ajustar conforme a necessidade.

Como remover esse limitador

  1. Caso não exista, crie o diretório: /etc/X11/xorg.conf.d/;
  2. No meu caso, tenho um arquivo chamado nvidia-coolbits.conf, caso não tenha crie um arquivo em branco (pode ser com o nome de sua preferência, só atente para deixar a extensão .conf);
  3. Coloque as seguintes informações:
Section "OutputClass"
    Identifier "nvidia"
    MatchDriver "nvidia-drm"
    Driver "nvidia"
    Option "Coolbits" "4"
EndSection
  1. Finalize a sessão e retorne, para que funcione corretamente.

Seguindo os passos acima, vai notar que agora, ao acessar o app da Nvidia → GPU 0 → Thermal Settings teremos a possibilidade de habilitar o controle manual e ajustar:

Note que agora o Psensor mostra novo valor:

image

Observações:

  • Obviamente, quanto maior é a velocidade do cooler, maior será o ruído;
  • Deixar sempre no máximo, provavelmente diminuirá a vida útil, não recomendo;
  • Esse procedimento foi testado do Xubuntu usando o drive v: 340.108, fique a vontade para testar em sua distro e nos contar se funcionou.

A parte chata:

  • Por hora, não encontrei uma forma de deixar por demanda, mudando a temperatura conforme a necessidade;
  • Toda vez que reinicio o micro volta para os 30%, cabe a mim ir ajustando conforme a necessidade.
8 curtidas

Pra quem usa Manjaro, aguardem que vem coisa boa aí!

1 curtida

O meu driver faz automático mas é travado.

Essa versão do driver provavelmente não tem essa capacidade. A solução seria testar um driver mais recente, mas infelizmente sua GPU parou de ser suportada em drivers além do 340.xx

Outra solução seria criar um script para ficar analisando a cada segundo a saída de nvidia-smi e ir ajustando a velocidade via nvidia-settings, se esses comandos na versão que você tem, suportarem. Mudar a velocidade da fan fia terminal seria algo como:

nvidia-settings -a '[fan:0]/GPUTargetFanSpeed=percentual'

você pode dar uma olhada no que está disponível via:

nvidia-settings -q all

O manual desses comandos tem mais detalhes.

1 curtida