Linux no notebook Positivo Q232a

Põe na lista também OpenSuse e Knoppix.

Ja testei o Debian, mas alguem sabe dizer qual e o hardware do wifi, é a realtek 8723bs?

1 curtida

Esse modelo tem variantes não? Qual seria a sua versão?
Não encontrei a descrição não:
https://www.revendedorpositivo.com.br/PositivoB2B/Assets/Produtos/Documentos/97764.pdf

Vi que um usuário bolou um script (ou indicou de terceiros) um script que talvez encontre o driver de áudio:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Notebook-Positivo-Motio-Q232A-sem-audio
Se for usar, como é um script tenha cuidado.

Aqui tem os drivers para Windows:
https://www.meupositivo.com.br/para-voce/suporte-tecnico/drivers?scrollx=0&scrolly=287&txtNumeroSerie=4A583C100&txtSistemaOperacional=26#txtNumeroSerie

https://drive.google.com/drive/folders/1FbPnMKVD6tmku31SBEDXvlFoJs_5Zyor
Uma alternativa seria a partir deles checar qual os drivers de WiFi e áudio e depois buscar seus equivalentes para Linux no pós-instalação. Como não tenho esse “tablet-notebook” não posso testar.

O problema é que só desmontando pra descobrir. Não vem nada nas especificações. Só sabemos que é mais genérico que aspirina paraguaia graças ao péssimo histórico de ambas as instituições.

1 curtida

Eu postei os drivers para Windows 10 ai no link, um dos proprietários do aparelho que ainda tenha o Windows 10 poderia tentar instalá-lo porque durante a instalação o hardware será descrito, talvez até nas propriedades do arquivo tenha uma descrição sobre o modelo dos componentes, depois com essa informação em mãos pode-se tentar partir para alguma solução.

1 curtida

Galera eu consegui o chipset? Com isso tenho alguma luz?

Fala pessoal, bora começar 2021 ainda falando de usar distro linux no q232a. kkk
Instalei o KDE Neon: Som ok mais tem que usar o pavucontrol pra usar auto-falantes ou fone, até ai ok da pra levar, mas sem Wifi, como tenho uma dockstation da dell (d6000) consegui usar internet e fazer testes atualizando drivers e o kernel, mas sem sucesso. E como o amigo falou acima, estranhei pq no liveCD funcionava normal, instalou parou kkk.

Gostei da ideia do Lubuntu e do Mint, to fazendo o pendrive para instalar e fazer testes.

Já voltei pq sou desses kkkk
Instalei o Mint como @victorhugoleite indicou, e rolou lisinho. Audio no mesmo esquema de usar o pavucontrol para trocar entre um e outro, e wifi lindamente funcionando

Aaaa e memória super baixa, assistindo vídeo no youtube usando 200mb.

Então para o Positivo q232a vai de Linux Mint (Cinnamon)

Galera eu tenho um q232a e gostaria de instalar linux, com o windows não consigo nem assistir disney+ pois trava. Sou um usuário iniciante de linux qual versão vocês me indicam? Alguma já funciona wifi e som direto? esses scripts para rodar os drivers não precisa de arquivo para instalar? AGRADEÇO DEMAIS QUEM PUDER AJUDAR :heart_eyes:

Boa tarde tudo bem? Teve que rodar algum script? Tem o link desse Linux Mint (Cinnamon)? Sou bem fraco com linux mas preciso de ajuda rsrs

Não consegui instalar o Lubuntu, ele não aparece opção de apagar o disco, apenas particionar. Tentei particionar e instalar conforme orientações que encontrei na internet, porém, depois que foi instalado o notebook não reconhecia o drive.
Como você conseguiu instalar o Lubuntu, e ele realmente funciona vídeo em full hd?
Eu apenas consegui instalar o Linux mint (cinnamon) e só roda vídeo em 480p (youtube)

você poderá baixar o mint nesse link: Download Linux Mint 21.1 - Linux Mint

fedora 33 funcionou aqui, mas fica muito lento, sem condições de usar não consegui nem abrir o firefox

1 curtida

Instalei o Fedora 34 Cinnamon funciona sem gambiarras, tive problemas com o dnfdragora em questão de atualização, porém depois de reiniciar voltou ao normal, o Monitoramento gráfico dele parou, removi via terminal e instalei o Gnome software para usar a loja de app gráfico, o Deepin System Monitor funcionou, quanto um pequeno probleminha sobre o libreoffice writer, a barra direita que mostra as propriedades do texto fica piscando, tirando isso até o momento está tudo OK.

2 curtidas

Conseguiu finalizar sua procura cara? Estou querendo por o Linux aqui também.

Já testei xubuntu 20.04LTS e o zorin lite 15.3 é nenhum deles pegou o wifi

Só consegui usar o Ubuntu 20.4.1

Antes disso, percebi que meu Wifi começou a ter problemas de alcance, mesmo no Windows. Depois, percebi que queimou mesmo. Nesse thread eu tb mostro que tem modelos de WiFi USB que não funciona Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga! - #72 by Matheus_dos_Santos
e qual funciona Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga! - #78 by Matheus_dos_Santos (Marca TP-Link, Modelo TL-WN725N)

Tirei o Win10, fiquei só com o Ubuntu 20.4.1 e consegui assistir Disney+, Netflix, Youtube.

Touch não funciona

Também consegui instalar todos os drivers com o Fedora 34 com Gnome 40; contudo ele usava mais RAM e não conseguia manter mais de 2 aplicações abertas ao mesmo tempo, caso abrisse uma terceira ele fechava uma anteriormente aberta.

Usei o Manjaro 21.0.7 e ambiente XFCE, tudos os dispositivos foram reconhecidos automaticamente e funcionou bem.
Contudo percebi que mesmo a placa de wireless sendo do padrão n o driver só permitia sua compatibilidade com o padrão g do meu roteador um Multilaser ZTE.

Atualmente estou usando o Pop!_OS 21.04 com Gnome 3 e está funcionando perfeitamente; conseguiu suprir a deficiência que o Fedora 34 teve para gerenciar a RAM e também corrigiu o problema que tive no Manjaro 21.0.7 de não reconhecer a placa wifi como padrão n, permitindo usar meu roteador com um ajuste mais veloz de rede.