Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga!

A logica ainda se mantem, o culpado nesse caso é a POSITIVO que mandou pro mercado um produto alem do baixo custo. Pq assim, depender do user pra fazer update no Windows, é a mesma coisa q lançar uma foca no mar aberto com tubarões haha.

Foi o q comentei acima hehe.

1 curtida

Ah bom, mas a pessoa já tá com a bosta na mão vai fazer oq?
Culpar a Positivo tb não adianta mais meu amigo!
Concordo com vc que é ridículo 32GB de armazenamento, mas ficar só chorando o leite derramado não resolve nada. Hehehehe

1 curtida

Consegui dar o boot no fedora LXDE pelo GRUB. Passo a passo aqui:

**LUBUNTU 20.4.1 FUNCIONA som e Wi-Fi! agora é fazer testes de maior duração e outros programas.

UBUNTU 20.4. 1* também FUNCIONA som e Wi-Fi
Problemas de WiFi com Fedora, Ubuntu e Lubuntu, após a instalação, o WiFi fica muito fraco. Se ficar a mais de 1 metro do roteador, ele nem identifica a rede!

Tentei várias configurações, mas sem sucesso, como no exemplo.

Eu tento mudar a configuração da antena de 1 para 2, mas não vejo sucesso.

Mano, boa noite…Será que consegue me dar um help…estou com o mesmo equipamento que o seu mas as ditro que instalei não reconhecem a placa de rede wi-fi…o que faco?

Instalei o Mint e o Ubuntu

1 curtida

Bom dia,

  1. percebi que meu wifi passou a ter instabilidade mesmo no Windows 10. Atualmente ele nem é mais reconhecido, nem pelo Win10, nem pelo Ubuntu 20.4.1. Concluí, então, que o receptor Wifi interno deu defeito.

  2. Tenho usado um receptor WiFi D-Link DWA132 sem problema. Com Ubuntu e esse receptor, consigo fazer reunião no zoom, aula no gloogle classroom, vídeo de youtube ou netflix. Claro, UMA coisa de cada vez :grinning:
    image

IMPORTANTE Se usar um receptor Wifi, verififque se ele suporta linux. Esse modelo que comprei, mesmo vindo com drivers de linux, não foi reconhecido nem nesse positivo Q432A, nem em outros computadores com Ubuntu 14 ou 18. Mas funcionou no Windows.
image
image

  1. Estava usando o Ubuntu 20.4.1 com um pen drive 3.0. Mas a falta de portas USB por causa do wifi com defeito estava atrapalhando. Só de colocar hub de USB, sem conectar a nada, travava o Ubuntu ou nem permitia o boot. Queria usar o hub para o dongle wifi e mouse sem fio. Minha ideia era colocar esse hub USB, que é fino, dentro da carcaça, para ter receptores Wifi, mas como ele travava o Ubuntu, nem prossegui. Ontem tirei o Win10 e instalei o Ubuntu no lugar. Não percebi melhora na rapidez, sem comparado com a instalação anterior em USB3.0.
    image

  2. Ainda não encontrei uma maneira do touchscreen funcionar no Ubuntu. Se alguém souber, por favor.

1 curtida

Meus caros amigos… a melhor solução de uso pra esse notebook-tablet é instalar o chormeos pelo project brunch(pesquisem sobre isso aqui no dio ou no github, particularmente, você consegue usar muito mais coisas, tem compatibilidade android… (para os azarados que nem eu que achava que a tela fosse 1360x768 e nao full hd(lagado)), no chromeos mesmo em full hd nao perde compatibilidade, tem linux debian com steam tbm funcional pra muitos jogos(nao espere rodar jogos high-end nessa maquina neh pelamor…, infelizmente a única coisa que não vem no pacote do kernel do brunch eh o driver de touchscreen por causa da maldita silead que a positivo escolheu, entretanto tem uns projetos do tio onitake de drivers touch GSLx que facilita… eu ja fiz um pre compilado imperfeito ainda* pro kernel reconhecer, onde voce so move para a pasta /lib/firmware do chromeos, e voa la…
eu comprei e sinceramente nao me arrependo, msm com windows se vc usar apenas pwa e as coisas importantes ele nao fica pesado como dizem, na verdade de todos os sistemas a bateria dura mais com windows 10… maasss depende do usuario kkk enfim essa eh a dica… eu nao vou ensinar nada pq nao sou professor… apenas eis aqui um conhecimento compartilhado para aqueles que precisarem

1 curtida

Depois que fiz a minha postagem lá pro meio do ano passado, realmente o que carecia para este modelo realmente eram atualizações das distribuições.
Atualmente eu já usei nas versões:
Fedora 33 e 34 (pouco lento)
Ubuntu 21.04, 21.10, (roda liso)
Kubuntu 21.04 (maravilhoso, mas muitas atualizações e devido ao pouco disco rapidamente fica cheio)
Linux Mint Ulyana (O que teve o melhor desempenho)
ZorinOS e PopOS em ambos ele não reconhece o som (até a última vez que testei)

Mas nessas minhas indas e vindas sempre volto para o Fedora, tenho carinho por essa distribuição pois foi uma das primeira que usei no mundo Linux.

1 curtida

E está tudo funcional?

Para mim como eu faço coisas básicas tá funcional, (este computador não deixar exigir mais). Como citei algumas versões consumem mais memória RAM e ficam lentas. O que posso dar de conselho é não atualizar ou o mínimo possível, pois como está belezura é um Tablet com tela e teclado ROM dela já começa no fim. Mas quando você instala versão Linux tu fica com ao menos 20GB disponível pra uso ( Windows 10 instalado eu ficava com 15GB). Só acrescentando também instalei o ZorinOS e PopOS em ambos ele não reconhece o som.

Só o sistema instalado mas com atualizações última semana.

Uso de memória

1 curtida

Legal,

perguntas:

  1. o touch funciona em algum distro?

  2. quanto ao ponto abaixo, roda melhor que o ubuntu 20.04?

Ubuntu 21.04, 21.10, (roda liso)

Esse modelo funcionou no Ubuntu 20.04 no Q432A: Marca TP-Link, Modelo TL-WN725N

image

Cada distro é um nome diferente.

Para ubuntu e derivados, vc tem o pacote xserver-xorg-input-evdev

Com ele o touchscreen deve funcionar…

Existem outros pacotes de touchscreen

1 curtida

Para quem quer comprar notebook posi??xo não caiam nesse golpe , um cliente meu tacou na parede após descobrir que que não tem slot para HD , o que o salvaria seria por um cartão SD de 128 GB ou mais pra ajudar no armazenamento , mesmo assim se arrependeu de ter comprado e tacou na parede.

Obrigado. Instalei, mas não detectou o touch. Mais alguma dica?

Veja no link.

Talvez ajude

https://wiki.ubuntu.com/Touchscreen

tks, mas sem sucesso

Qual seu notebook?