Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga!

Meus caros amigos… a melhor solução de uso pra esse notebook-tablet é instalar o chormeos pelo project brunch(pesquisem sobre isso aqui no dio ou no github, particularmente, você consegue usar muito mais coisas, tem compatibilidade android… (para os azarados que nem eu que achava que a tela fosse 1360x768 e nao full hd(lagado)), no chromeos mesmo em full hd nao perde compatibilidade, tem linux debian com steam tbm funcional pra muitos jogos(nao espere rodar jogos high-end nessa maquina neh pelamor…, infelizmente a única coisa que não vem no pacote do kernel do brunch eh o driver de touchscreen por causa da maldita silead que a positivo escolheu, entretanto tem uns projetos do tio onitake de drivers touch GSLx que facilita… eu ja fiz um pre compilado imperfeito ainda* pro kernel reconhecer, onde voce so move para a pasta /lib/firmware do chromeos, e voa la…
eu comprei e sinceramente nao me arrependo, msm com windows se vc usar apenas pwa e as coisas importantes ele nao fica pesado como dizem, na verdade de todos os sistemas a bateria dura mais com windows 10… maasss depende do usuario kkk enfim essa eh a dica… eu nao vou ensinar nada pq nao sou professor… apenas eis aqui um conhecimento compartilhado para aqueles que precisarem

1 curtida

Depois que fiz a minha postagem lá pro meio do ano passado, realmente o que carecia para este modelo realmente eram atualizações das distribuições.
Atualmente eu já usei nas versões:
Fedora 33 e 34 (pouco lento)
Ubuntu 21.04, 21.10, (roda liso)
Kubuntu 21.04 (maravilhoso, mas muitas atualizações e devido ao pouco disco rapidamente fica cheio)
Linux Mint Ulyana (O que teve o melhor desempenho)
ZorinOS e PopOS em ambos ele não reconhece o som (até a última vez que testei)

Mas nessas minhas indas e vindas sempre volto para o Fedora, tenho carinho por essa distribuição pois foi uma das primeira que usei no mundo Linux.

1 curtida

E está tudo funcional?

Para mim como eu faço coisas básicas tá funcional, (este computador não deixar exigir mais). Como citei algumas versões consumem mais memória RAM e ficam lentas. O que posso dar de conselho é não atualizar ou o mínimo possível, pois como está belezura é um Tablet com tela e teclado ROM dela já começa no fim. Mas quando você instala versão Linux tu fica com ao menos 20GB disponível pra uso ( Windows 10 instalado eu ficava com 15GB). Só acrescentando também instalei o ZorinOS e PopOS em ambos ele não reconhece o som.

Só o sistema instalado mas com atualizações última semana.

Uso de memória

1 curtida

Legal,

perguntas:

1. o touch funciona em algum distro?

2. quanto ao ponto abaixo, roda melhor que o ubuntu 20.04?

Ubuntu 21.04, 21.10, (roda liso)

Esse modelo funcionou no Ubuntu 20.04 no Q432A: Marca TP-Link, Modelo TL-WN725N

image

Cada distro é um nome diferente.

Para ubuntu e derivados, vc tem o pacote xserver-xorg-input-evdev

Com ele o touchscreen deve funcionar…

Existem outros pacotes de touchscreen

1 curtida

Para quem quer comprar notebook posi??xo não caiam nesse golpe , um cliente meu tacou na parede após descobrir que que não tem slot para HD , o que o salvaria seria por um cartão SD de 128 GB ou mais pra ajudar no armazenamento , mesmo assim se arrependeu de ter comprado e tacou na parede.

Obrigado. Instalei, mas não detectou o touch. Mais alguma dica?

Veja no link.

Talvez ajude

https://wiki.ubuntu.com/Touchscreen

tks, mas sem sucesso

Qual seu notebook?

https://wiki.archlinux.org/title/touchscreen

O link é do arch, mas pode ver as informações

Positivo Q432A

Uma pena, mas o comando xinput não lista itens como “Touch Digitizer” ou similares.

Vc tentou instalar os outros dois genéricis

lubinput e o graphics?

Procute lor eles no ubuntu com o início xserver-xorg-input

A placa dele é mais parecida com isto:

image

1 curtida

Sim, é desse tipo. Bem compacta, nem parece um computador, mas um celular.

Se pegar o meu telefone (Galaxy M51) como referência, a placa dele é menor que a de um celular :joy:

Meu amigo você tem um problemão, acho que não roda nenhum linux nessa caroça não e bloqueado, se tu quer da uma sobrevida a essa josa so se for colocando um windows todo modificado que e bem mais leve mais você vai ter que confiar em quem modificou.