Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga!

Bom dia,

1. percebi que meu wifi passou a ter instabilidade mesmo no Windows 10. Atualmente ele nem é mais reconhecido, nem pelo Win10, nem pelo Ubuntu 20.4.1. Concluí, então, que o receptor Wifi interno deu defeito.

2. Tenho usado um receptor WiFi D-Link DWA132 sem problema. Com Ubuntu e esse receptor, consigo fazer reunião no zoom, aula no gloogle classroom, vídeo de youtube ou netflix. Claro, UMA coisa de cada vez :grinning:
    image

IMPORTANTE Se usar um receptor Wifi, verififque se ele suporta linux. Esse modelo que comprei, mesmo vindo com drivers de linux, não foi reconhecido nem nesse positivo Q432A, nem em outros computadores com Ubuntu 14 ou 18. Mas funcionou no Windows.
image
image

1. Estava usando o Ubuntu 20.4.1 com um pen drive 3.0. Mas a falta de portas USB por causa do wifi com defeito estava atrapalhando. Só de colocar hub de USB, sem conectar a nada, travava o Ubuntu ou nem permitia o boot. Queria usar o hub para o dongle wifi e mouse sem fio. Minha ideia era colocar esse hub USB, que é fino, dentro da carcaça, para ter receptores Wifi, mas como ele travava o Ubuntu, nem prossegui. Ontem tirei o Win10 e instalei o Ubuntu no lugar. Não percebi melhora na rapidez, sem comparado com a instalação anterior em USB3.0.
    image

2. Ainda não encontrei uma maneira do touchscreen funcionar no Ubuntu. Se alguém souber, por favor.

1 curtida