Tela touch não é reconhecida. Como resolver

Quando ligo meu notebook no Ubuntu, ocorre esse erro de não reconhecimento da tela touch. Há algo que posso fazer? Por que isso acontece?

Problemas com telas touch screen não são incomuns, mas, para que o auxílio seja mais fácil, dê mais informações.

  • O computador estava funcionando corretamente antes ou você acabou de instalar o sistema operacional e se deparou com esse erro?
  • Qual a configuração do seu computador?
2 curtidas

Por favor, leia esse artigo:

Vai te ajudar a nos passar as informações necessárias para que possamos te ajudar.

2 curtidas

Meu notebook é um Positivo C464C. Estava funcionando a tela touch normalmente no Windows (que vem de fábrica), quando numa distro, parou de funcionar e não reconhece (já testei no Ubuntu, Lubuntu, Manjaro KDE, Pop!_OS). O notebook vem com um Celeren N4020, 4GB de RAM e somente 64 GB de armazenamento

No Ubuntu, ele parou de funcionar repentinamente ou nunca chegou a funcionar?
Esse modelo em particular, creio que nunca apareceu aqui, mas, similares da Positivo e Multilaser vivem aparecendo, acredito pois, que soluções dadas a modelos semelhantes podem funcionar com você:

https://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Touchscreen-de-notebook-POSITIVO-DUO-Q432A-nao-funciona-em-nenhuma-distribuicao-linux

Algumas considerações, eu desconfio (por ser um notebook híbrido e ter esse tipo de armazenamento) que seja mais um caso de tablet em carcaça de notebook por isso as conhecidas dificuldades.
Pelo que pesquisei, existe uma versão com Linux de fábrica, parece que a distribuição Linux que vem com ele se chama Linux Flash ou algo assim. Seria interessante você entrar em contato com a assistência técnica deles e descobrir o nome dessa distribuição, no pio dos casos, você poderia instalá-la ou a distribuição na qual ela se baseou (julgando que seja um sistema derivado de outro).
Você tentou usar o Fedora, com XFCE, LXQT ou LXDE? “Muitos” tem conseguido êxito com essas máquina com essa distribuição:
https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/
Crie um pendrive bootável e rode o Fedora em modo live, se funcionar normalmente, você instala no notebook.

Você não informou, você ainda tem acesso ao Windows ou removeu-o completamente?

1 curtida

Nunca chegou a funcionar. E quando ligo no Ubuntu, aparece o erro cuja foto eu mandei. Vou testas as coisas que me mandou. As atualizações do processo, eu trago aqui

Obrigado :wink:

1 curtida

Desculpe responder agora. Eu tive esse notebook anteriormente e retirei o Windows. Mas tive que trocar pelo mesmo aparelho só que comprei em outra loja e, para não perder o acesso ao Windows, estou testando o touchscreen no Linux, somente via modo Live

Testou o Fedora já?

Estou baixando a ISO agora mesmo

Não se esqueça, que é necessário que seja XFCE, LXQT ou LXDE, se usar Gnome ou outro equivalente vai ficar muito pesado.

Eu testei uma vez com o Pop!_OS e ficou mais leve e responsivo do que eu imaginava. Mas eu estou baixando LXQT mesmo

E a tela sensível ao toque funcionou? Acredito que o Gnome tem um suporte bom para touch screen, o problema é só o peso dele.

No Pop!_OS o touchscreen não funcionou, mas o sistema em si, rodou lindamente. Mesmo sendo pesado, eu tinha instalado o Chrome e abri cerca de 15 abas e não chegou a mostrar que travaria.

Terminou de baixar, já está quase terminando de fazer o pendrive bootável. Vou testar lá e espero que funcione

1 curtida

No Fedora não funcionou o touchscreen. Só para confirmar, sabe qual o equivalente do comando xinput para o Fedora

Não uso Fedora, mas, segue o link para configuração da wiki do projeto:
https://fedoraproject.org/wiki/Input_device_configuration

Não aparece a tela touch no meio :frowning:

Outra opção, seria tentar o ChromeOs que lida muito bem com hardware modesto equipado com touch screen por causa dos Chromebooks:

Não gostaria de retirar o Windows, já que da última vez que retirei, o touch não funcionou no Linux

Será que eu poderia adicionar um dispositivo na pasta input no Fedora?

Faz o seguinte: coloca o Puppy Linux em um pendrive ou cartão de memória e testa em modo live. Teste tanto o FossaPup64 e o ScPup:
https://puppylinux.com/download.html

@Yofiel @fastos2016 @lfmoreno
Sabem de algum modo dele forçar o reconhecimento da tela touch screen manualmente no Fedora?

Vou testar. Mas ele é responsivo no touch?