Como faço para instalar os drivers nesse Notebook Positivo Q232A

Como faço para Instalar o Lubuntu e os todos Drivers no Positivo Q232A?

Intel no Linux usar Drivers mesa intel, já vem compilado no kernel. primeiro instala o Linux, se por um acaso tiver algum problema só perguntar.

Ele não reconhece nada rede, bluetooth!! Tem como eu baixar todos os drivers offline??

tem que saber que tipo de drive ele usa no caso, bluetooth no linux to por fora, ajudaria saber o modelo do dispositivo, esse site da positivo n informa.

Positivo Q232A
Intel Atom Z8350
2GB de RAM
32GB de HD

Instale o Fedora 30. Funciona de boa.
Pelo menos funcionou no meu Q432A.

1 curtida

um jeito é o seguinte vc faz a ancoragem usb e nele vc pode ou baixar os driver manualmente ou usando algum programa como por exemplo o iobit driver booster. no caso isso para a aparte do window.

Olá, também comprei este notebook e após uma semana testando várias distros e procedimentos, quero compartilhar o que consegui até agora, funciona wifi, bluetooth e o restante do hardware, só não consegui funcionar o audio ainda, mas creio que o mais difícil já foi. Pelo que entendi são duas dificuldades decorrentes do hardware deste notebook, uma é derivada do UEFI (devido ao HD dele, a questão do SSD emmc) que dificulta instalar as distro linux e outra do kernel que dificulta reconhecer o hardware.

Vamos por partes

Criei um pendrive bootavel com o lubuntu 16.04 e rodei o live-cd. Se durante o processo a tela apagar e nenhuma tecla funcionar, basta apertar uma vez o botão de liga/desliga (não é segurar, só apertar uma vez) que a tela liga novamente.

Quando o instalador chegou na parte de partições, criei uma nova tabela de particões para todo o HD no formato GPT (observe que criar uma nova tabela de partições é diferente de criar uma nova partição, se não souber a diferença procure no google). Depois criei quatro partições:

1- /

2-/home

3-swap

4- /boot/efi - ativando os marcadores boot e esp

Foi a primeira vez que precisei criar esta partição /boot/efi, ela não precisa ser grande, 100MB já resolve tranquilamente.

Conclui a instalação normal do lubuntu 16.04 e ele não reconheceu o wifi, então liguei o notebook no celular pelo cabo USB e ativei no celular a função de vínculo por USB na função roteador wifi do celular. Com isso ele acessa a internet pelo wifi do seu celular.

Depois de instalado atualizei o lubuntu 16.04 para o 18.04 pela própria opção que ele oferece (quando tentei instalar diretamente o lubuntu 18.04 e o 19.04 não funcionou, não sei por que). Reiniciei, instalei as atualizações oferecidas, depois instalei o programa Ukuu Kernel Update Linux, é super intuitivo e serve para você atualizar para o kernel mais recente. Atualizei para o kernel mais recente, reiniciei, instalei as atualizações oferecidas e pronto, reconheceu todo o hardware, menos o som.

O Lubuntu roda tranquilo considerando o hardware modesto deste notebook, além da versão 18.04 ser LTS, então temos alguns anos a frente de suporte.

Agora vou batalhar para reconhecer o audio. A pesquisa neste forum e em outros locais da internet, me ajudaram a chegar nesta solução, por isto quis retribuir.

um abraço,

Fabricio

3 curtidas

Como disse o amigo acima, o fedora 30 funciona bem, mas precisa ativar o repositório de terceiro e instalar todos os drivers.

Já testou usar, como sugerido, o Fedora LXDE? Ou a versão mais atual do lubuntu LXDE? a 18.04.3?

Oi Ed, tenho e mesmo modelo que o seu. E estou baixando o Fedora 31 (já), nele eu consigo baixar algum drive de wifi?

Estou utilizando o Linux Mint nesse notebook, sem maiores problemas

Olá, Deyson! Particularmente, não precisei instalar quando coloquei o fedora. Mas, suponho que seja possível sim.

Desculpe a demora.

Olá, vejam o tutorial ensinando exatamente o que todos aqui precisam no seguinte post do fórum: Linux no notebook Positivo Q232a

Obrigado. Instalei o Fedora 32 e funcionou! Várias (várias!) tentativas e distros.

O firefox não funcionou no teste pelo Boot do live, mas, instalado no pendrive, funcionou.

Nesse link tem mais detalhes: Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga! - #26 by Matheus_dos_Santos

Nenhum lubuntu funcionou comigo.

Fedora 32, funcionou! Install & play (post mais abaixo)