Linux no notebook Positivo Q232a

Pessoal venho aqui trazer uma dica para os donos do notebook da Positivo Q232a, esse notebook ficou bastante popular ultimamente por seu valor acessível e sua ótima bateria ( que dura 8h) mas não exite em nenhum lugar ensinando a instalar alguma distribuição linux nele, desde que adquirir um procurei varias tutorial na internet de como instalar alguma tipo de linux nele mais não encontrei e quando instalei aconteceu vários bugs muitos drives faltando mais finalmente conseguir uma forma de instalar nele o linux, atualmente estou rodando o KDE Neon ( sim, ele consegue roda o KDE Neon de boa tudo graça ao SSD), para tal feito só precisei realizar as seguinte etapas.

1. Instalei uma distribuição linux nele, algumas ficam com bugs, as que recomendo é o KDE Neon e o Linux Mint. (lembre-se de desativa o secure boot na bios).

2. Apos instalar o KDE Neon ele fica com alguns drives faltando o drive de WiFi pode ou não funcionar no meu caso ele funcionou de primeira mais se não instalar no seu caso basta usar o celular para ancora internet nele com um cabo USB.

3. Em seguida eu instalei o Ukuu - Ubuntu Kernel Update Utility programa que realiza a atualização do kernel e instalei a versão mais atual do kernel e reiniciei.

sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ukuu

1. Apos atualizar o kernel quase todos os drives vão instar esta funcionado apenas o drive de áudio vai esta faltando então eu utilizei esse script para instalar.

Script de drive de áudio

use os comando abaixo para instalar e em seguida reinicie.

cd Downloads
sudo chmod +x es8316.sh
sudo ./es8316.sh

1. Pronto tudo esta funcionado perfeitamente, ate a bateria esta durando mais que no windows.
1 Curtida

Algumas imagens dele rodando o KDE Neon

2 Curtidas