Tenho um Positivo Q232a, que tem um tópico no fórum só para fazer esta porcaria funcionar direito. O Fedora KDE é, até agora, a melhor pedida. Roda liso, é bonito, blá, blá, blá.
Mas duas coisas acontecem:
Toda vez que instalo ou desinstalo algo, seja pelo terminal ou não, ele trava completamente (mas instala/desinstala o programa);
Às vezes, do nada, ele trava completamente. Eu usava Windows 10 nele, com o Reaper aberto, Guitar Rig 5 e EzDrummer como VST e isso não acontecia.
O travamento só é resolvido com o desligamento forçado.
Alguma luz? Queria voltar para o Windows, mas simplesmente não consigo… Quando vou instalar, o instalador dá uma mensagem de erro toda vez. E a versão 2004 do W10 sequer dá boot.
Enfim… Alguma luz para os travamentos no KDE? Já agradeço antecipadamente quem responder.
Algumas máquinas com processadores Intel sucessores do Bay Trail ainda travam nas versões atuais das distribuições por algum motivo. Eu suspeito que seja este problema, que consigo contornar inserindo a linha intel_idle.max_cstate=2 no arquivo /etc/default/grub (no Ubuntu). Embora este problema tenha sido sanado há tempos, vira e mexe ele volta após alguma atualização de qualquer distribuição.
EDIT: No Windows aparece um problema com processadores desta linha também, que não é tão severo quanto no Linux, mas obriga a reiniciar a máquina usando o botão reset/power do mesmo jeito. O comportamento é diferente: geralmente aparece enquanto um vídeo está rodando, que de repente fica em câmera lenta e o áudio fica estralando. Ainda o usuário tem algum controle, mas para resolver tem que reiniciar forçando no botão power, já que o Windows trava numa tela preta ao fazer uma reinicialização comum.
Caramba, que problema sinistro hein?
Olha não sei se ajuda, mas eu normalmente dou uma varrida nos logs do messages ou do syslog com o horário do travamento pra tentar descobrir o que causou o travamento. É um trabalho chato e meio sistemático, mas pode valer a pena.
Eu ando tendo um problema de travamento toda vez que tento salvar um arquivo que vem via whatsapp no whatsdesk. As vezes consigo cair no terminal e matar o processo. Ainda não descobri a razão, mas a preguiça falou mais alto e não é um recurso que eu precise, então no momento, evito essa situação
Boa sorte!