Lentidão ao baixar pacotes no openSUSE

Uso openSUSE (Leap e Tumbleweed) desde Setembro de 2020, e em todo este tempo pude perceber que há uma certa “lentidão” ao baixar pacotes durante as atualizações de sistema, e isto parece ocorrer com outras pessoas também.

Abaixo, uma comparação de velocidade ao baixar pacotes no openSUSE e Debian 11:

Distro: openSUSE Leap/Tumbleweed
Plano: Fibra Óptica 300 MB
Download: Entre 3 mb/s a 13 mb/s
Distro: Debian 11
Plano: Fibra Óptica 300 MB
Download: 33 mb/s

openSUSE faz uso de “MirrorBrain”, cuja tecnologia se encarrega de selecionar o espelho mais próximo de forma automática, mas eu não consigo ter uma taxa de download de pacotes tão alta como ocorre em outras distribuições, e não sei se há algo que possa ser feito.

Até hoje não fui muito a fundo sobre espelhos no openSUSE, pois tenho um certo medo de tentar alterar e errar o procedimento, então decidi abrir este tópico para discutirmos a respeito disto.

Quem souber de algo que possa ser feito e puder explicar, serei muito grato.

Alguns links que podem ajudar:

Mirrors: openSUSE:Mirrors - openSUSE Wiki
Tumbleweed Mirrors: openSUSE:Tumbleweed mirrors - openSUSE Wiki
MirrorBrain: MirrorBrain - openSUSE Wiki
Documentação MirrorBrain: https://mirrorbrain.org/docs/

5 curtidas

Estranho,estou vendo vocês reclamando sobre isso faz tempo,so que o openSUSE sempre foi muito rapido pra mim,ate mais que o Debian,e eu tenho 100mbs de fibra otica.
A unica coisa que eu faco de configuração no openSUSE é habilitar repositório da comunidade.

1 curtida

Eu corrigiria o campo “Plano” para “megas” ─ pois se trata de Megabit / segundo, ou Mbit/s, ou Mbps etc.

Quando ao download das atualizações, depende de qual medidor você usou. ─ No Conky, em vejo em “MiB/s”.

Observações da última Segunda-feira, 13 Setembro ─ após 8 dias da atualização anterior ─ nas distros mais movimentadas:

2021-09-13_10-37-01_oSU-zypper-dup_CROP

Meu plano é de “200 megas” = 26 MiB/s ─ mas em geral o download de atualizações do openSUSE só alcança 10 MiB/s em alguns momentos, ou em alguns pacotes.

De 2019 até há alguns meses, o máximo observado no download de atualizações do openSUSE era 5 MiB/s.

No dia 13, levou 8 minutos para baixar 1.485 MiB / 480 segundos = média de 3,09 MiB/s. ─ Na imagem (acima), os últimos 2 minutos.

2021-09-13_09-29-36_A-pacman-Syyu_CROP

No Arch (acima), baixando da UFPR ─ média de “14,6 MiB/s”, segundo o pacman.

Ignore a “escala” de 31 MiB/s, que são meros lampejos. ─ O máximo real é de 26 MiB/s.

2021-09-13_09-13-36_D-Synaptic_CROP

No Debian (acima), do espelho próprio, no Brasil.

2021-09-05_11-05-48_F-dnf-upgrade-refresh_CROP

No Fedora (acima), média de “14 MB/s”, segundo o dnf.

Eu não especifico nenhum espelho, mas não encontrei RHEL, Red Hat ou Fedora entre os clientes do MirrorBrain. ─ Pode haver outro mecanismo similar de redirecionamento. ─ Me parece improvável obter essa velocidade toda dos EUA, a menos que tenham um link direto até um PTT / IX perto daqui.

2021-09-13_08-50-21_N-Synaptic_CROP

No KDE Neon (acima), a maior parte do download (KDE) vem dos EUA, salvo engano. ─ A escala mostrada equivale a 24,6 MiB/s.

2021-09-13_08-32-02_Pc-Synaptic_CROP

PCLinuxOS (acima), baixando da UFPR.

2021-09-05_09-47-13_V-xbps-install-Suv_CROP

No Void (acima), baixando de um repositório nos EUA.

Todas as atualizações foram feitas logo no início da sessão de cada distro, de modo que o “Total” de Download indicado pelo Conky é bem representativo dos pacotes baixados em cada uma.

E para variar, o download do openSUSE foi o maior de todos ─ o que explica em parte aquele exagero de 8 minutos ─ enquanto os outros baixaram em 10 a 45 segundos.

Origem dos downloads:

openSUSE     -- : download.opensuse.org
Arch       UFPR
Debian       BR : ftp.br.debian.org
Fedora       --
Neon        EUA : archive.neon.kde.org
PCLinuxOS  UFPR
Void        EUA : mirrors.servercentral.com
1 curtida

Tumbleweed ou Leap?

Você está no Brasil?

Sim,moro no interior de SP.
Com os dois sempre foi rapido,com o leap e com o TumbleWeed.

2 curtidas

Apenas relatando minha experiência em 2009:

640x512
Espelhos locais costumam oferecer apenas os repositórios OSS e Non-OSS

Ao editar os repositórios pelo YaST2 >> Software >> Software Repositories, vi que os espelhos (mirrors ) mais próximos costumam oferecer apenas OSS e Non-OSS, — mas não Debug, nem Update, e muito menos Packman.

Portanto, teria de misturar pacotes vindos de diferentes servidores, — e torcer para que estejam sempre sincronizados, sob risco de misturar versões incompatíveis.

Após 3 dias, não tinha encontrado nenhuma orientação simples e clara, — talvez porque se supõe que ninguém precisaria mexer com esse tipo de coisas.

No entanto, consegui entender 2 ou 3 coisas:

640x512
Rede de espelhos do Packman, — só Europa e China

Packman sempre teve procedência separada, — e o zypper administra bem as incompatibilidades. — Como habilitei apenas “Packman Essentials” e instalei apenas VLC e ffmpeg, o número de pacotes a baixar é pequeno, e não há de atrasar tanto o download do conjunto das atualizações.

Debug é recomendado apenas para “usuários avançados”, — e nem deveria estar habilitado. — Sim, ignoro de onde veio isso, e desde quando. Apenas vim substituindo as versões, a cada upgrade, conforme as melhores e mais confiáveis receitas-de-bolo.

Enfim, tudo indica que Update só é usado em casos especiais, — em que se prefere que os pacotes não passem por espelhos (mirrors ), — e Update-Non-OSS parece só existir para o Leap, não para o Tumbleweed.

640x512
Alteração dos espelhos (mirrors) e obtenção das chaves GPG

Com base nisso, apenas desabilitei Debug, — alterei OSS e Non-OSS para o espelho da UFPR, — e obtive as chaves GPG.

640x512
Velocidade de download do zypper com espelho (mirror) dentro do País

Depois disso, uma atualização de 83 pacotes fez o download de 420,8 MiB em cerca de 38’’, — com picos de 17,7 a 24,4 MiB/s (pelo menos ).

Para manter consistência com o registro anterior, deve-se computar a “demora inicial”, — que agora foi de 7 ou 8 segundos:

420,8 MiB / 46 segundos = 9,15 MiB/s

(…)

Enquanto durou a “experiência”, foram feitas atualizações nos dias 4, 7, 10, 17, 21 e 25, — sem que tenha percebido qualquer problema. — O openSUSE continuou sólido.

640x512
Espelho C3SL do openSUSE Tumbleweed vazio, em 28 Setembro 2019

28 Set. 2019 - O comando # zypper dup acusou irregularidades:

• Repository ‘repo-non-oss’ is invalid.
  • Repository ‘repo-oss’ is invalid.
  • Some of the repositories have not been refreshed because of an error.

Ao examinar o espelho da UFPR, constatei que Tumbleweed não tinha nenhuma pasta OSS ou Non-OSS. — Estava absolutamente vazio.

No espelho da UFAM ainda encontrei Tumbleweed, mas tive a impressão de que estava há muito tempo sem atualização. — Posso estar enganado.

Restabeleci então os repositórios originais, — e uma atualização de 390 pacotes baixou 333,8 MiB em cerca de 6 minutos, ou 360 segundos, — média de 0,93 MiB/s.

1 curtida

Estranho,nunca tive problemas quando usava openSUSE,eu so sai dele por causa da falta da comunidade como eu disse em outro topico…
Os unicos sistemas que eu tive problema até hoje foram o kde neon e o fedora…

1 curtida

Eu não tenho essa lentidão de pacotes que muitos falam, estou com uma instalação do Tumbleweed instalado em uma VM ( instalei por causa do gnome 40), baixei mais de 3.5GB pois, fazia um tempo que não o abria, o downlods foram rápidos o que demorou foi a instalação de pacotes.

2 curtidas