Salve, @bryandbernhardt
Fiz isso uma vez, em 2019 – e também escolhi o espelho da UFPR, que prefiro, sempre que possível. – A velocidade de download melhorou muito, mas muito, mesmo!
Só que, semanas depois, o zypper
respondeu “espelho inválido”. – Fui olhar, e realmente, estava 100% vazio: – Nenhum pacote!
Então, voltei ao esquema tradicional do openSUSE / zypper
– que é deixar o repositório central verificar qual o “melhor” espelho, naquele momento, e redirecionar automaticamente.
Porque o sistema openSUSE / zypper
é muito mais complexo do que o das outras distros. – Um espelho só pode ser usado, se todos os pacotes dele estiverem atualizados. – Enquanto o espelho estiver recebendo atualizações do repositório central (e sendo verificado), o zypper
não pode usá-lo.
Fica bloqueado, como se estivesse vazio – e isso pode demorar.
O zypper
suporta downloads paralelos, sim! – Recebi essa dica de um colega aqui no Fòrum, em outro tópico. – Infelizmente, na prática, não fez muita diferença.
Distros & diferenças
O Fedora também usa algum esquema de “redirecionamento automático” – mas funciona bem melhor.
Tenho acompanhado as diferenças de velocidade de download de atualizações, do openSUSE e do Fedora (ambos com redirecionamento automático) – em comparação com o Arch Linux, que configurei para o espelho da UFPR. – Um exemplo do ano passado – que postei em outro tópico:
Domingo, 4 Junho:
openSUSE 6,6 MiB/s
Arch 33.7 MiB/s
Fedora 22 MB/s
Domingo, 28 Maio:
openSUSE 6.8 MiB/s
Arch 33,7 MiB/s
Fedora 23 MB/s
Domingo, 21 Maio:
openSUSE 10.3 MiB/s
Fedora 26 MB/s
Domingo, 7 Maio:
openSUSE ~ 5 MiB/s
Fedora 19 MB/s
Depois que habilitei 10 downloads paralelos no openSUSE:
openSUSE 3,27 MiB/s
Arch 29.1 MiB/s
Fedora 18 MB/s
O Mageia também controla se o espelho está atualizado – mas apenas avisa, caso não esteja. – Nesse caso, você pode seguir em frente, e atualizar só uma parte dos pacotes… Mas eu prefiro cancelar, e tentar de novo algumas horas depois.
No PCLinuxOS, o Synaptic permite habilitar mais de 1 espelho – mas é fortemente recomendado que se habilite apenas 1 – pois é perigoso baixar dependências com versões desencontradas.