Um tempo atrás fiz esse post questionando certa lentidão que estava tendo no OpenSUSE, principalmente ao utilizar as funcionalidades do YaST. Com algumas ajudas cheguei na conclusão que seria por conta do Zypper, mas sem obter uma solução definitiva e apenas lamentando.
Navegando em algums fóruns gringos que faziam reclamações semelhantes, achei uma possível solução: Adicionar o melhor repositório manualmente.
- Acessar https://mirrors.opensuse.org/ e rolar até os “espelhos” BR.
- Clicar na opção “repo” de cada e copiar a url (note que temos para diferentes versões do sistema: Tumbleweed, Leap 15.6, etc.)
- Verificar latência no terminal com
ping <url>
- Voltar na url com menor latência e acessar os repositórios OSS e NON-OSS
- YaST > Software Repositories > Add > HTTPS… Colocar um nome para identificar e colar a url do repositório (adicionar url OSS e NON-OSS separadamente)
No meu caso, o repositório mais rápido foi da universidade do Paraná opensuse.c3sl.ufpr.br
Então adicionei os repositórios:
UFPR OSS: Index of /distribution/leap/15.6/repo/oss
UFPR NON-OSS: Index of /distribution/leap/15.6/repo/non-oss
OBS: Pelo que pesquisei, teoricamente o OpenSUSE já possui esses repositórios listados em seu repositório base já adicionado na instalação, porém a cada vez utilizando funcionalidades do YaST, o Zypper ficava verificando esses repositórios de maneira muito lenta e pelo que verifiquei nos logs eu não estava utilizando os BRs. Penso que talvez ele faça certa verificação e utilize o primeiro que considerar “aceitável”, posso estar falando bobagem agora mas na prática ele não chegava a testar algum repositório BR pois não eram utilizados mesmo tendo uma velocidade muito superior.
Na prática, com esse passo-a-passo meu sistema ficou muito mais rápido e pasmem: não preciso mais ficar esperando tanto tempo para o Zypper carregar (as vezes ainda espero por conta de alguns repositórios gringos que adicionei para outros pacotes)
Espero que essa informação seja muito útil para todos que queiram usar o OpenSUSE, se eu falei qualquer coisa errada sou aberto para correções e novos aprendizados