openSUSE é lento

Estou usando o openSUSE Leap com KDE Plasma há algum tempo… No começo fiz algumas coisinhas erradas até aprender mas agora já peguei como funciona e se tornou um dos meus sistemas favoritos por causa do YaST e customizações do KDE, porém uma coisa que me incomoda bastante é uma certa “lentidão” do sistema, tudo o que eu abro normalmente pelo YaST precisa carregar, sempre que vou configurar algo preciso esperar carregar, já vi vários vídeo elogiando a distro por ter uma ótima performance e de fato, utilizo a Steam e roda tudo sem problemas usando o Proton, mas essa questão de ficar o tempo todo esperando o sistema carregar pra utilizar alguma funcionalidade do YaST me desanima, já utilizei várias distros e nenhuma precisei ficar esperando quando quero configurar algo. Achei o YaST a melhor e pior coisa que existe, bom por ter tudo mastigadinho em uma UI e ruim por ter essa lentidão, talvez eu pesquise outras distros para trocar mas ficarei triste pensando nesse maldito e bom YaST…
Obs: fui formatar meu pendrive pelo YaST Partitioner e precise esperar uns 5min pra remover uma partição, isso em qualquer outra distro leva segundooos :frowning:

2 curtidas

Você pode utilizar o Imagewriter no lugar da opção de formatar pendrive do YaST (que eu também nunca fui grande fã).

A respeito da lentidão que você reporta é caracteristica do zypper, ainda mais se você estiver utilizando os codecs do Packman, que expande mais ainda o repositório e é mantido principalmente pela comunidade e não pela SUSE. Recomendo a leitura do seguinte artigo criado pelo amigo @ewertonuriasO que é o openSUSE? Tudo o que você precisa saber

4 curtidas

Sério? Eu nunca usei o Suse, achei que ele fosse rápido. Nunca usei pois KDE não me agrada, até hoje, só me sinto bem usando o gnome kkkkkk

Outro ponto de lentidão pode ser devido ao formato BTRFS que, em relçao ao EXT4, é um pouco mais lento devido ao sistema de copy-on-write, mas isso é irrisório em SSD. E sobre a DE, o openSUSE oferece oficialmente no instalador Gnome, KDE Plasma e também XFCE. Então as principais distro enviroments estão lá ao gosto do usuário :slight_smile:

3 curtidas

Siim, estou no KDE por conta da customização que oferece, já usei bastante Gnome também, sobre o SSD, recém troquei por um NVME M.2 com leitura de 7gb e escrita de 6gb então era pra ser super rápido, imagino como seria usando um HDD ou um SSD mais lento…

Dei uma lida nesse artigo (muito bom) e a princípio essa lentidão é por conta do Zypper mesmo, analisei que o sistema é “lento” sempre quando vou gerenciar algo pelo YaST e ele faz toda aquela verificação dos pacotes toda vez que abro uma nova janela, outra coisa que vi alguns usuários comentando enquanto estava pesquisando sobre é que o YaST faz uma coisa de cada vez, o que deixa ainda mais lento, mas não vou criticar essa escolha porque provavelmente se fossemos configurar várias dependências junto eu acho que poderia quebrar o sistema.
Então seria isso, infelizmente não encontrei alguma solução “mágica” para essa questão, mas de fato é o único ponto negativo até então, o sistema é lento ao configurar por conta do gerenciador de pacotes porém se mostra super seguro, estável, fácil de configurar e acima de tudo é leve e com um desempenho superior quando precisamos rodar algum software mais pesado. Usando a Steam consigo rodar Sea of Thieves com Proton que incrivelmente está melhor que no Windows :smile:
Estou cada vez mais gostando dessa distro, parece que ela sacrifica um pouco dessa velocidade no gerenciamento para ter mais segurança e estabilidade e no uso comum de softwares já instalados se mostra super rápido!

1 curtida

Há tempos percebo “lentidão” no openSUSE – mas, só no começo da sessão.

Eu sempre abro Dolphin, Kate, Konsole, e o Gwenview com a 1ª captura – e já sei que não adianta ter pressa, nessa hora.

Tem séculos que não abro o YaST2. – A lentidão a que me refiro é na abertura de aplicativos, logo no início da sessão.

Clico para abrir um aplicativo – o ícone dele aparece na barra de tarefas – depois, some da barra de tarefas – e demora a abrir. – Aí, sim, aparece de novo na barra de tarefas.

O Kwin “reserva” o espaço na tela – com contorno, barra de título – mas demora para o aplicativo aparecer (preencher o espaço).

openSUSE é a única distro que instalei em BtrFS e com snapshots.

Não vejo motivo para ele criar um snapshot, só porque estou abrindo o Dolphin, Kate, Konsole, Gwenview etc. – e de fato, não cria.

Pelo que observo dos processos (no Conky), acontecem várias coisas, logo no início da sessão:

• “Manutenção” dos Snapshots
  • “Manutenção” do sistema de arquivos BtrFS
  • “Manutenção” do Grub – para acompanhar as mudanças feitas no BtrFS
  • etc.

Por isso, nem esquento a cabeça. – Vou tomar um cafezinho, dar bom dia aos cachórros etc. – Depois de 2 ou 3 minutos, o openSUSE já acordou, já se espreguiçou, já ficou esperto.

Uso SSD de 480 GB em Sata III – 6.0 Gb/s…

Afora isso, tem outra coisa que às vezes “demora” (e não é no início da sessão): – Tempos atrás, eu clicava para abrir o Google Earth, e demorava… demorava… e não abria! – Ultimamente, clico para abrir o KRename, e demora… demora… e não abre!

A terceira coisa que demora, no openSUSE (e no Fedora), é o download de atualizações. – Não dá para escolher um espelho (mirror), como nas outras distros. – É o repositório “central” quem (teoricamente) orienta para o espelho “mais próximo”, e que esteja atualizado, banhado, lavado, penteado, bem-vestido, com nariz limpo etc.

No Fedora, funciona melhor. – O download de atualizações não é tão rápido quanto nas outras distros, mas também não é tão lerdo. – O openSUSE ganha o prêmio de O Maior Lerdo, nesse quesito.

(O Mageia também verifica se o espelho está atualizado – e se não estiver atualizado, avisa. – Mas você escolhe o espelho).

3 curtidas

Achei que eu tinha feito algo errado na minha máquina, tenho o mesmo problema ao iniciar programas logo após o boot, principalmente com o Discovery que toma um tempo ainda maior pra abrir.

Off Topic:

Comecei a usar o conky por sua causa e estou adorando.

1 curtida

Eu elimino o Plasma Discover – além do PackageKit, que é quem comanda a verificação automática de atualizações.

Nenhuma distro minha verifica atualizações. – Eu é que faço isso, 1 vez por semana, em geral aos Domingos – por comando zypper (no openSUSE), ou apt, pacman, dnf, urpmi, xbps etc. (nas outras distros).

Opa! Teve uma época em que todo mundo usava Conky. Depois, “saiu de moda”. Mas é a melhor ferramenta para ter controle de tudo que se passa no hardware e no sistema.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.