Estou usando o openSUSE Leap com KDE Plasma há algum tempo… No começo fiz algumas coisinhas erradas até aprender mas agora já peguei como funciona e se tornou um dos meus sistemas favoritos por causa do YaST e customizações do KDE, porém uma coisa que me incomoda bastante é uma certa “lentidão” do sistema, tudo o que eu abro normalmente pelo YaST precisa carregar, sempre que vou configurar algo preciso esperar carregar, já vi vários vídeo elogiando a distro por ter uma ótima performance e de fato, utilizo a Steam e roda tudo sem problemas usando o Proton, mas essa questão de ficar o tempo todo esperando o sistema carregar pra utilizar alguma funcionalidade do YaST me desanima, já utilizei várias distros e nenhuma precisei ficar esperando quando quero configurar algo. Achei o YaST a melhor e pior coisa que existe, bom por ter tudo mastigadinho em uma UI e ruim por ter essa lentidão, talvez eu pesquise outras distros para trocar mas ficarei triste pensando nesse maldito e bom YaST…
Obs: fui formatar meu pendrive pelo YaST Partitioner e precise esperar uns 5min pra remover uma partição, isso em qualquer outra distro leva segundooos
Você pode utilizar o Imagewriter no lugar da opção de formatar pendrive do YaST (que eu também nunca fui grande fã).
A respeito da lentidão que você reporta é caracteristica do zypper, ainda mais se você estiver utilizando os codecs do Packman, que expande mais ainda o repositório e é mantido principalmente pela comunidade e não pela SUSE. Recomendo a leitura do seguinte artigo criado pelo amigo @ewertonurias → O que é o openSUSE? Tudo o que você precisa saber
Sério? Eu nunca usei o Suse, achei que ele fosse rápido. Nunca usei pois KDE não me agrada, até hoje, só me sinto bem usando o gnome kkkkkk
Outro ponto de lentidão pode ser devido ao formato BTRFS que, em relçao ao EXT4, é um pouco mais lento devido ao sistema de copy-on-write, mas isso é irrisório em SSD. E sobre a DE, o openSUSE oferece oficialmente no instalador Gnome, KDE Plasma e também XFCE. Então as principais distro enviroments estão lá ao gosto do usuário
Siim, estou no KDE por conta da customização que oferece, já usei bastante Gnome também, sobre o SSD, recém troquei por um NVME M.2 com leitura de 7gb e escrita de 6gb então era pra ser super rápido, imagino como seria usando um HDD ou um SSD mais lento…
Dei uma lida nesse artigo (muito bom) e a princípio essa lentidão é por conta do Zypper mesmo, analisei que o sistema é “lento” sempre quando vou gerenciar algo pelo YaST e ele faz toda aquela verificação dos pacotes toda vez que abro uma nova janela, outra coisa que vi alguns usuários comentando enquanto estava pesquisando sobre é que o YaST faz uma coisa de cada vez, o que deixa ainda mais lento, mas não vou criticar essa escolha porque provavelmente se fossemos configurar várias dependências junto eu acho que poderia quebrar o sistema.
Então seria isso, infelizmente não encontrei alguma solução “mágica” para essa questão, mas de fato é o único ponto negativo até então, o sistema é lento ao configurar por conta do gerenciador de pacotes porém se mostra super seguro, estável, fácil de configurar e acima de tudo é leve e com um desempenho superior quando precisamos rodar algum software mais pesado. Usando a Steam consigo rodar Sea of Thieves com Proton que incrivelmente está melhor que no Windows
Estou cada vez mais gostando dessa distro, parece que ela sacrifica um pouco dessa velocidade no gerenciamento para ter mais segurança e estabilidade e no uso comum de softwares já instalados se mostra super rápido!
Há tempos percebo “lentidão” no openSUSE – mas, só no começo da sessão.
Eu sempre abro Dolphin, Kate, Konsole, e o Gwenview com a 1ª captura – e já sei que não adianta ter pressa, nessa hora.
Tem séculos que não abro o YaST2. – A lentidão a que me refiro é na abertura de aplicativos, logo no início da sessão.
Clico para abrir um aplicativo – o ícone dele aparece na barra de tarefas – depois, some da barra de tarefas – e demora a abrir. – Aí, sim, aparece de novo na barra de tarefas.
O Kwin “reserva” o espaço na tela – com contorno, barra de título – mas demora para o aplicativo aparecer (preencher o espaço).
openSUSE é a única distro que instalei em BtrFS e com snapshots.
Não vejo motivo para ele criar um snapshot, só porque estou abrindo o Dolphin, Kate, Konsole, Gwenview etc. – e de fato, não cria.
Pelo que observo dos processos (no Conky), acontecem várias coisas, logo no início da sessão:
- “Manutenção” dos Snapshots
- “Manutenção” do sistema de arquivos BtrFS
- “Manutenção” do Grub – para acompanhar as mudanças feitas no BtrFS
- etc.
Por isso, nem esquento a cabeça. – Vou tomar um cafezinho, dar bom dia aos cachórros etc. – Depois de 2 ou 3 minutos, o openSUSE já acordou, já se espreguiçou, já ficou esperto.
Uso SSD de 480 GB em Sata III – 6.0 Gb/s…
Afora isso, tem outra coisa que às vezes “demora” (e não é no início da sessão): – Tempos atrás, eu clicava para abrir o Google Earth, e demorava… demorava… e não abria! – Ultimamente, clico para abrir o KRename, e demora… demora… e não abre!
A terceira coisa que demora, no openSUSE (e no Fedora), é o download de atualizações. – Não dá para escolher um espelho (mirror), como nas outras distros. – É o repositório “central” quem (teoricamente) orienta para o espelho “mais próximo”, e que esteja atualizado, banhado, lavado, penteado, bem-vestido, com nariz limpo etc.
No Fedora, funciona melhor. – O download de atualizações não é tão rápido quanto nas outras distros, mas também não é tão lerdo. – O openSUSE ganha o prêmio de O Maior Lerdo, nesse quesito.
(O Mageia também verifica se o espelho está atualizado – e se não estiver atualizado, avisa. – Mas você escolhe o espelho).
Achei que eu tinha feito algo errado na minha máquina, tenho o mesmo problema ao iniciar programas logo após o boot, principalmente com o Discovery que toma um tempo ainda maior pra abrir.
Off Topic:
Comecei a usar o conky por sua causa e estou adorando.
Eu elimino o Plasma Discover – além do PackageKit, que é quem comanda a verificação automática de atualizações.
Nenhuma distro minha verifica atualizações. – Eu é que faço isso, 1 vez por semana, em geral aos Domingos – por comando zypper (no openSUSE), ou apt
, pacman
, dnf
, urpmi
, xbps
etc. (nas outras distros).
Opa! Teve uma época em que todo mundo usava Conky. Depois, “saiu de moda”. Mas é a melhor ferramenta para ter controle de tudo que se passa no hardware e no sistema.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.