[Dica] Instalar driver legado 304.137 (Geforce 6 Series) em distros atuais com base no Ubuntu 18.04

Oi pessoal vim compartilhar algo que estava planejando fazer que era instalar o driver legado da Nvidia versão 304.137 no Linux Mint 19.1 (Essa dica deve funcionar em qualquer distro baseado no Ubuntu 18.04) o verdadeiro problema pelo que pesquisei parece que não é possível instalar essa versão do driver nessa versão do Ubuntu 18.04 pela ppa aqui deu o seguinte erro:
Driver_error

Não se desespere :wink:, pesquisando encontrei uma forma de compilar o driver da nvidia para a placa de vídeo Geforce 6200 e fazendo funcionar na versão do kernel 4.15.0.55-lowlatency agora vamos por a mão na massa:

Primeiro iremos preparar o sistema para a instalação dos drivers instalando os pacotes necessários com o seguinte comando:

sudo apt install gcc make build-essential gcc-multilib dkms mesa-utils linux-image-lowlatency linux-hearder-low-latency linux-source

Vamos ter que baixar o driver legacy da Nvidia no site official:

Agora teremos que baixar esse patch:
https://adufray.com/nvidia-304.137-bionic-18.04.patch

Agora iremos desativar o nouveau, mas para isso teremos que logar como root no terminal:

sudo -s

Agora criaremos o arquivo para desativar o nouvau:

cat << END > /etc/modprobe.d/disable-nouveau.conf
blacklist nouveau
blacklist vga16fb
blacklist rivafb
blacklist nvidiafb
blacklist rivatv
blacklist amd76_edac
options nouveau modeset=0
END

Agora atualizaremos o kernel com o seguinte comando:

update-initramfs -u

Reiniciaremos o sistema com o seguinte comando:

reboot

O sistema deverá iniciar em uma tela preta :smile: (Não se desespere isso também faz parte da resolução do problema) logue se com o seu usuário, digitando o seu nome de usuário e a sua respectiva senha;

Agora entraremos na pasta onde baixamos os drivers e onde estar o arquivo do patch, para começarmos o patch e a instalação do driver:

cd /home/nomedoseusuário/Downloads

Extrairemos o driver da Nvidia que foi baixado no site com o respectivo comando:

./NVIDIA-Linux-x86_64-304.137.run -x

Entrando na pasta descompactada:

cd ./NVIDIA-Linux-x86_64-304.137

Copie o arquivo do patch para a pasta atual com o seguinte comando:

cp -v …/nvidia-304.137-bionic-18.04.patch .

Comando para aplicar o patch:

patch -p1 < nvidia-304.137-bionic-18.04.patch

Agora iremos instalar o driver patcheado:

sudo ./nvidia-installer

Eu não ativei a opção do dkms automático por que não irei atualizar o driver e para evitar futuros problemas.

Aqui uma imagem do Mint 19.1 com os drivers legados da Nvidia instalado:

OBS.: Irei testar com o kernel 5.0 para ver se o patch também funciona :wink:.

Link que me baseie para a resolução do problema:
https://adufray.com/blog/2018/06/02/nvidia-304-127-on-bionic

9 curtidas

Muito bom! Parabéns pelo post! Não uso Nvidia, mas é muito bom quando a galera faz posts apenas para ensinar algo assim. Bom trabalho!

4 curtidas

Sim estava procurando a solução do problema e só depois de uma breve pesquisa encontrei em um site gringo explicando o passo a passo de como resolver, e por isso eu tive a idéia de passar essa resolução aqui no fórum caso alguém tenha o mesmo problema :slight_smile:.

2 curtidas

Infelizmente com o kernel 5.0 não conseguir instalar o driver, depois de instalado ele não funcionava 100%, mas com o driver 4.15.0-55-lowlatency estar funcionando tudo 100%.

Feito os procedimentos no kernel recomendado no mint Tricia 19.3, só que depois de instalado ele n inicia a interface gráfica. Ainda bem q não desinstalei o kernel mais recente. Como resolvo?

Pode usar isso no debian?

Ouvi dizer q o debian 9 ainda tem suporte

2 curtidas

Pedido de cobaia

Acabei achando um dia desses o blog de um cara que diz ter conseguido fazer o Nvidia 304 funcionar no kernel 5.

A maneira de fazer funcionar é igual à desse tutorial, porém com esse arquivo sendo o nvidia-304.137-bionic-18.04.patch : http://blog.schmorp.de/data/nvidia/nvidia-legacy-304xx-304.137-linux5.patch (baixar e renomear, seguir o tutorial).

2 curtidas

sabe me dizer se funciona na GeForce Go 7300, tenho um notebook bem velhinho com essa gpu e sofro muito com ele

Tenta usar o driver Nouveau, a propria NVIDIA recomenda usar quando é muito “velhinho”.

1 curtida

o drive proprietário representa para mim uma esperança,já que convivo com travamentos que aparentemente inexplicáveis, mas pesquisando bastante vi pessoas com os mesmos problemas e a solução proposta e mudar para o driver proprietário

1 curtida

Olha pode ser mas o uso do driver nouveau se torna mais viavel para esse tipo de GPU mais velha, visto que elas já “passaram do prazo de validade” pra NVIDIA e usar drivers “velhas” tem um risco de performance baixa, travamentos tbm, risco de segurança e tudo mais. Mas não tem muito o que fazer com essas GPUs antigas, uma hora elas vão ter quer ser aposentadas e tudo mais rs. O ultimo suspiro pra elas seriam usar o driver nouveau mesmo.

1 curtida

Em teoria deve funcionar, mas tem que procurar uma patch e baixar o driver no site official, eu me livrei desse antigo PC (ele era DDR1 velhinho de guerra estava tirando leite de pedra com o Linux).

Quando eu clico no link de baixar o Pach, ele abre uma página da web com os códigos. Como eu faço para realizar o download do arquivo?

botão direito do mouse e vai em salvar como.

2 curtidas

Eu já ia postar um topico pedindo ajuda para tentar instalar em um kernel moderno.
Uso uma GPU integrada so chipset nvidia enforce 630a, a Gforce 7025 bem básica na época foi usada bastante em placas mãe AMD AM3.

Vou ler com calma o tópico, colher bastante infotmacões se algum engenheiro de software puder me dar uma orientacão do que fazer agradecerei a ajuda.

Sobre o que o Cara de TI disse, de usar o nouveau, depende tem que testar para ver qual driver se sai melhor, particularmente já tentei usar o nouveau em uma place de video dedicada bem fraca 1gb ddr3 não lembro o modelo mas o driver que suportava a placa de vídeo ia até o 430, que acho que ainda está nos repositories do Ubuntu 18.04, resolveu e muito, lembro que até artefato na tela dava quando estava no driver nouveau. Como estou sem Money o mais viável e contonuar a usar essa placa mãe com o driver da Nvidia.

Vou postar aqui os resultados ou talvez um tópico novo.


Atualizado. Consegui instalar no BunsenLabs Lithium 3 que usa base Debian Buster estável (Debian 10), essa distro também facilitou ela usa kernel 4.19 LTS que vai ser suportado até mais 5 anos (fonte: https://sempreupdate.com.br/kernels-lts-do-linux-4-19-e-5-4-serao-suportados-por-6-anos/), vou deixar o passo a passo aqui em baixo.

Primeiro baixe e instala alguma distro baseada em Debian ou Ubuntu com o kernel 4.19 instalado

sudo apt update && apt-get upgrade
sudo apt install neovim wget patch git binutils gcc make linux-headers-$(uname -r) libgtk2.0-0

Abra:

sudo nano /etc/modprobe.d/disable-nouveau.conf

adicione:

blacklist nouveau
blacklist vga16fb
blacklist rivafb
blacklist nvidiafb
blacklist rivatv
blacklist amd76_edac
options nouveau modeset=0

Abra:

sudo nano /etc/apt/sources.list

mude buster para stretch. Esta parte é essencial para instalar o xorg 1.19

Agora remova os pacotes:

sudo apt remove xserver-xorg-core xserver-xorg-input-all 
xserver-xorg-input-libinput xserver-xorg-input-mouse 
xserver-xorg-input-evdev

Agora aplique um update

sudo apt update

Agora instale os pacotes do Xorg

sudo apt remove xserver-xorg-core xserver-xorg-input-all 
xserver-xorg-input-libinput xserver-xorg-input-mouse 
xserver-xorg-input-evdev

Marque os pacotes para não serem atualizados

sudo apt-mark hold xserver-xorg-core xserver-xorg-input-all 
xserver-xorg-input-libinput xserver-xorg-input-mouse 
xserver-xorg-input-evdev

Abra:

sudo nano /etc/apt/sources.list

Reverta stretch para buster
Aplique um update:

sudo apt update

Agora chegou a area da mão na massa:
Baixe o driver da Nvidia:

https://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/304.137/NVIDIA-Linux-x86_64-304.137.run

Aplique o CHMOD

chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64-304.137.run

Extraia o driver

sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-304.137.run -x

Baixe os patchs:

https://github.com/jorgem-seq/NVIDIA-Linux-304.137-patches

Copie os patchs:

0001-disable-mtrr-4.3.patch
0002-pud-offset-4.12.patch
0003-nvidia-drm-pci-init-4.14.patch
0004-timer-4.15.patch
0005-usercopy-4.16.patch 

Para dentro da pasta extraida do driver, depois dentro da pasta execute o terminal e aplique os patchs em sequência:

patch -p1 <0001-disable-mtrr-4.3.patch
patch -p1 <0002-pud-offset-4.12.patch
patch -p1 <0003-nvidia-drm-pci-init-4.14.patch
patch -p1 <0004-timer-4.15.patch
patch -p1 <0005-usercopy-4.16.patch

Abra:

sudo nano /etc/default/grub

Edite para:

GRUB_GFXMODE="sua resolução maxima de monitor" exemplo: GRUB_GFXMODE="1920X1080"
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX="keep"

Atualize o grub:

sudo update-grub

Reinicialize o PC depois que iniciar, ele não vai ser capaz de iniciar a interface gráfica, escolha algum tty para logar e prosseguir.

va até a pasta que extraiu o driver:

sudo ./nvidia-installer

Possiga a instalação e confirme de acorodo com o que você quer!

Prondo depois de reiniciar ja vai ser capaz de carregar a interface gráfica.

Créditos:
https://www.antixforum.com/forums/topic/nvidia-geforce-6800-antix-19-2-32bit/#post-45180
https://forums.debian.net/viewtopic.php?f=5&t=144257&p=730543#p730543

1 curtida