KDE Neon com tela distorcia na instalação

Me perdoa a ignorância, mas posso pesquisar direto no synpatic?
Eu olhei aqui o gerenciador de pacotes e tem um monte de coisas para pesquisar.

É essa instalação do driver proprietário via TTY que eu não manjo fazer. Localizar e dar o comando por lá.

@Gtavares153, tá funcionando? Então deixa quieto!

Time que tá ganhando não se mexe!

Para realizar tarefas no TTY, você deve saber ao menos o básico de terminal.

Comando CD significa Change-Directory (mudar diretório), exemplo:

cd Downloads fará você entrar na pasta Downloads.
cd .. fará você retornar à pasta anterior.
cd fará você retornar à Pasta Pessoal.

Comando LS lista o conteúdo da pasta atual, exemplo:

ls irá listar todo o conteúdo da pasta atual.
ls -l irá listar todo o conteúdo da pasta atual, com suas permissões.

Comando CHMOD serve para alterar permissões de arquivos.

Suponhamos que o seu arquivo de driver está nomeado como “nvidia-304.run”, então dar permissão de execução para este arquivo via terminal seria isto:

cd Downloads
sudo chmod +x nvidia-304.run

Para executar o arquivo “nvidia-304.run”, seria ./nvidia-304.run, porém… antes de instalar o driver gráfico, é necessário primeiro parar o gerenciador de sessão LightDM, assim:

sudo service lightdm stop

Caso o comando acima não funciona, experimente este:

sudo systemctl stop lightdm

E, por fim, executar o arquivo de instalação do driver:

sudo ./nvidia-304.run

Para reiniciar o sistema, sudo reboot ou systemctl reboot.

Bem… tudo isto que escrevi é o básico (e talvez suficiente) para o seu propósito com a instalação do driver gráfico, mas como se trata de um driver “antigo”, não sei se haveria mais algum procedimento aí, então recomendo que pesquise um pouco mais sobre isto.

Como disse o @Rodrigo_Chile, “Se está funcionando, deixe quieto”.

Se decidir insistir na instalação do driver, faça por sua conta e risco.

2 curtidas

Amanhã eu vou tentar esse procedimento. Com o passo a passo eu consigo fazer. Se der ruim, eu sei reinstalar ao ponto que estava.

3 curtidas

Bom dia!
Cara, teu tutorial foi incrível e eu consegui fazer os procedimentos tranquilamente.

Não deu certo, e creio que tenha sido em função do kermel, por contas das mensagens de erro que eu encontrei.

Pesquisando a respeito, achei esse post aqui do Diolinux Plus :slight_smile:[Dica] Instalar driver legado 304.137 (Geforce 6 Series) em distros atuais com base no Ubuntu 18.04

Eu te pergunto: É possível fazer downgrade de kermel, para poder fazer o driver funcionar?

1 curtida

Sim, dá… pelo gerenciador de atualizações, em kernel, aí instala o kernel anterior LTS. Se carregar por ele normalmente, daí tenta de novo. Mas eu pergunto: não tá funcionando normal com o nouveau? Se está, pra que vc quer colocar o proprietário?

2 curtidas

Para funcionar eu preciso entrar sempre no modo Recovery, nos modos de inicialização avançado. Quando a parte a visual, o aproveitamento de tela está comprometido, por conta da resolução inferior.

2 curtidas

Aí precisa salvar no grub de forma definitiva as alterações, não? Pra ver se faz boot normal. Já a resolução, coloca em qq formato 16:9 e tenta alterar o escalamento pra ver se resolve

2 curtidas

Isso você diz através do TTY?
A resolução eu tbm vou alterar por lá?

Que bom que pude ajudar um pouco.

É possível sim, fazer downgrade de Kernel, basta você instalar a versão de kernel desejada.

Você está usando Linux Mint que é base Ubuntu, e eu openSUSE, não conseguirei replicar aqui no meu sistema para poder te explicar… por isso deixarei três links que talvez possam te ajudar em algo:

Linux Mint e NVIDIA 304: Linux Mint 19.3 and nvidia 304.137 - Linux Mint Forums

Como atualizar o kernel: Install the Latest Mainline Linux Kernel Version in Ubuntu

Como retroceder o kernel: https://sempreupdate.com.br/como-fazer-downgrade-do-kernel-no-linux/

Se idioma for um problema, use a ferramenta do Google Chrome para traduzir as páginas, isso ajuda muito.

Eu enviei dois links sobre kernel, porque um explica como instalar um novo kernel, e outro como remover uma versão específica de kernel, então você lendo ambos e entendendo, conseguirá realizar suas ações aí.

Um comando que pode ser legal pra você é o “APT Search”, ele permite você realizar buscas por pacotes específicos, por exemplo… digamos que você queira listar as versões de kernel presentes nos repositórios oficiais do Linux Mint:

apt search linux-image

Suponhamos que você você encontrou a versão de kernel desejada, então você instalaria assim:

sudo apt install linux-image-VERSÃO... linux-headers-VERSÃO... (sem os 3 pontos)

Boa sorte.

2 curtidas

Nem precisa. Pode ser pelo normal com sudo, tanto pro xrander quanto pra editar o grub pelo nano, vim, mousepad etc

1 curtida

@Gtavares153 quando você conseguiu instalar o Mint, chegou a abrir a tela de “Gerenciador de Drivers” para verificar se o driver aparece lá para instalação ?
Vai que ele mostre uma versão mais antiga que sirva para sua placa.

2 curtidas

Quando eu entro pelo Cinnamon, o mint alega que o driver de vídeo precisa ser configurado. No gerenciador de driver, só aparece o driver da placa de rede.

Que pena, viu esse post aqui do fórum?

Eu tô lendo ele.

1 curtida

Galera eu consegui entender o problema. Trata-se o kernel muito avançado para o driver.
Confesso que para resolver essa situação eu dei uma bugada mental. Não consigo fazer o “dawngrade” do kernel, e será que alguém conseguiria me ajudar com esse procedimento?

2 curtidas

No gerenciador de atualizações do Mint tem como instalar outro kernel. Viu ali?

1 curtida

Consegui fazer o downgrade. Mas o driver que é bom, nada de funcionar.
A indicação é usar o raio de um kernel 4.15.11… e de todos que eu vi, não consegui achar esse.
Vou lutar com essa resolução mesmo. Só precisar arrumar um jeito do wi fi funcionar. Já selecionei o driver do gerenciador, mas nada dessa bodega encontrar minha rede.

Parece que é por aí mesmo, o driver 304 parece ter sido testado até o kernel 4.20, além da NVIDIA ter abandonado o driver 304, assim não atualizando-o para o xorg atual.
Há “boatos” que o 340 esteja suportando algumas placas que usavam 304.

Este assunto foi abordado no grupo “Linux dicas & suporte” do Facebook, pelo membro William Santos. Eu gostaria de postar o link aqui, mas não consegui obter o link da publicação, então vai screenshot mesmo:

2 curtidas