KDE Neon com tela distorcia na instalação

Galera, será que vcs consegue me ajudar?
Estou tentando instalar o Neon num notebook HP que tem vídeo dedicado. Toda vez que ele carrega para a iniciar a parte gráfica, provavelmente devido ao drive (ou falta dele) de vídeo, a tela fica distorcida, impossibilitando a escolha das opções necessárias e assim andamento da instalação.
Há algum caminho alternativo que eu possa fazer?
Obrigado galera.

2 curtidas

É arte abstrata mano huahuahua mas brincadeiras a parte, não sei se tem como fazer a instalação do Neon sem a interface gráfica. Tenta usar o KUBUNTU 20.04, é praticamente a mesma coisa que o plasma. Ai já tira duvida se o problema é exclusivo do Neon Plasma ou de todas as distros com KDE Plasma.

1 curtida

Tenta distros com o drive proprietário já na ISO, como Manjaro ou Garuda, de repente dá certo

1 curtida

É uma máquina relativamente modesta da HP (Pavilion DV6000). Será que o Manjaro KDE vai rodar?
Consegui instalar o Lubuntu em modo "compatibilidade de gráficos’, mas quando ele reiniciar e vai de fato iniciar pelos drives do sistema, dá ruim, e fica distorcido.

Nunca passei por isto, mas “talvez” isto aqui pode ajudar: https://www.dell.com/support/article/pt-br/sln306327/opção-manual-de-linha-de-inicialização-do-kernel-nomodeset-do-processo-de-inicialização-do-linux?lang=pt

1 curtida

Infelizmente é de todas as distros. O problema é o drive da placa de vídeo.

1 curtida

Creio que roda sim… o Manjaro KDE é até leve, mais do que o XFCE, que achei exageradamente pesado. Tem a versão comunitária do LXQt. pode tentar essa tbm (o Garuda tbm tem LXQt)

3 curtidas

Espero que encontre a solução.

Como seu notebook é um pouco antigo, gostaria de recomendar que sempre evite deixar marcado a opção “Instalar softwares de terceiros…” na instalação do Ubuntu, visto que o Ubuntu não é capaz de identificar a versão correta do driver para o modelo da sua placa NVIDIA, logo, ele irá instalar a versão mais recente do driver proprietário, que pode ser incompatível com seu modelo, inclusive há muitos relatos de usuários que sofreram de aquecimento por conta disto.

O recomendado é instalar o driver proprietário NVIDIA após instalação do Ubuntu, assim você pode selecionar a versão correta do driver para o seu modelo.

2 curtidas

Amigo, acabei de baixar a ISO do Manjaro, que demorou pacas (creio eu devido ao servidor deles), e estou fazendo pendrive bootável agora.
Já vou agradecendo muito a sua ajuda.

1 curtida

Aí tenta dar boot com a nonfree e veja o que rola… caso dê xabu, vai na versão free (vc escolhe no grub mesmo) e uma vez instalado, corre atrás do driver no Manjaro Settings

Quanto a ISO, eu sempre baixo, quando possível, por torrent, garantia de ISO correta

2 curtidas

Poxa meu amigo, muito obrigado por suas dicas.
Já tentei Ubuntu Mate, Lubuntu e Neon, e simplesmente quando carrega a tela gráfica de opções e o posterior modo live, a resolução fica toda desconexa e eu não consigo visualizar nada e nem selecionar nenhuma opção.

Esse notebook estava parado em casa e com o windows 7. O meu mesmo queimou, então estou trazendo esse a vida para conseguir pelo menos tocar as aulas da minha pós que mudaram para o ambiente online. Só preciso de internet, Zoom e suíte office.

Vou tentar agora o manjaro, conforme orientação do @Rodrigo_Chile, e vamos ter fé que dessa vez eu consiga.

1 curtida

Aparentemente tá acontecendo tudo certo.

2 curtidas

Sorte aí, tomara que funcione no pós-instalação!
Segundo o filósofo português @Xinux26, vc não vai mais largar dele… hehehehe

2 curtidas

Tá parado naquela tela de “conferência”, com um monte de “ok” verdes; esperando…
A última frase: [OK] Finished TLP system startup/shutdown

Calma… o Plasma demora mesmo a carregar, acho que mais do que o Gnome… ainda mais que o teu garoto aí não é mais tão garoto!

1 curtida

Parece que não vai rolar. Ainda na mesma tela, apesar do Cursor piscando

1 curtida

Tenta com o driver free, vai que rola

A tela distorce…

1 curtida

Já tentou iniciar ele primeiro em modo live ??? ai só depois instalar ?

Numa busca rápida no VaiPatoPato, os posts são bem antigos… mas este me chamou a atenção, pq ele instala o driver de vídeo antes de carregar uma interface gráfica - com Arch
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-notebook-HP-Pavilion-serie-dv6000-no-ArchLinux
Outros posts bem antigos falam em OpenSUSE e versões bem antigas de Ubuntu e Fedora, como ese tutorial do Ubuntu, velhíssimo. Pode ser que te dê algumas ideias:
https://wiki.ubuntu.com/HP_dv6000_Series