KDE Neon com tela distorcia na instalação

Com o sistema já instalado, abra o terminal e digite:

sudo nano /etc/default/grub

Por padrão, provavelmente esta linha estará assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet”

Deixe assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash mem=2g”

Ctrl+X para Sair, S para Salvar, ENTER para Confirmar.

Por fim, atualize seu GRUB com este comando:

sudo update-grub2

Reinicie.

2 curtidas

@Gtavares153 recomendo que salve um rascunho dos procedimentos, para que numa futura reinstalação de sistema não fique perdido.

2 curtidas

Opa @ewertonurias, tudo bem?
Obrigado por fazer parte dessa corrente do bem tbm.

Eu tinha feito essas orientações aí. Inclusive quando eu voltando no editor do Grub para verificar o parâmetros, o grub estava configurado da maneira com que vc disse.

Acontece que o notebook HP Pavilion DV6645br é uma verdadeira dor de cabeça para alinhar o drive de vídeo. Nem queira imaginar os demais drivers de controladores e atalhos por exemplo.

Dada essa dificuldade toda, eu decidi formatar o HD e colocar o Windows 7 novamente, já que nesse sistema ele funciona como uma luva. Sei que o suporte já findou, mas a gente faz um ajuste aqui e outro ali, e vai usando, evitando acessar coisas muito comprometedoras como bancos por exemplo. Eu precisava da máquina plenamente funcionando para voltar a dá contar dos conteúdos da pós e dos meus cursos, logo já tô finalizando a configuração para usar tudo.

Uma grande pena eu não conseguir usar o Linux dessa vez, mas em breve eu volto para o sistema.

Mais uma vez, obrigado a todo mundo pela ajuda.

2 curtidas

Opa galera, tudo bem com vocês.
Eu consegui instalar o Linux no bendito Notebook. Mesmo funcionando redondinho no windows 7, fiquei com medo de pegar vírus ou qualquer outro problema do tipo.

Assisti novamente o vídeo indicado pelo @CanalOCaraDoTI, e combinei as orientações com as de @ewertonurias, @Rodrigo_Chile e @Gustavo_Ferreira, e consegui colocar o Mint para rodar.

Estou agora brigando para atualizar o driver de vídeo.

2 curtidas

@Gtavares153 Desculpe, caso você já tenha dito, mas não me recordo da sua placa de vídeo, e também não encontrei no tópico, já são mais de 180 comentários rsrs

1. Sua GPU seria “NVIDIA GeForce Go 7200”?

2. Você chegou a instalar algum driver proprietário NVIDIA? Ou está usando o “nouveau”, que é o driver de código-aberto que já vem incluso no kernel Linux?

Agora, minha opinião, e posso estar errado sobre isto (os colegas poderão me corrigir)…
Pela idade do seu notebook, pode ser que não haja uma versão proprietária da sua placa NVIDIA para Linux, e caso não exista, o único jeito será usar este driver que já se encontra em uso.
Quanto à atualização para este driver, você não precisa se preocupar, pois ele é atualizado junto com as atualizações do sistema (quando há atualização para o driver).

Oi meu amigo.
Então, pelo o que eu andei pesquisando, o drive correto é o 304.137 - é da NVIDIA sim. Eu fiz o download, mas quando eu vou executar a instalar pelo terminal, ele diz que eu preciso fazer o procedimento via root. Ou seja, não consigo.
Estou pesquisando como eu faço para executar essa situação

@Gtavares153 man, creio que vc não precisa baixar ele do site , tenta ver se no synpatic ja tem ou instala o gerenciador de drivers. E sobre os updates eles são dados pela NVIDIA mesmo, então ficam a cargo dela (so completando).

2 curtidas

Mint 20? Cinnamon, MATE ou Xfce?

Se não me engano, para instalar um driver proprietário NVIDIA baixado do site da NVIDIA, é necessário parar o LightDM (ou GDM ou qualquer outro do sistema em uso) via TTY (Ctrl+ALT+F1, ou F2… F3…). Após parar o gerenciador de sessão via TTY, você instala o driver proprietário (que deve ter permissão de execução).

Já faz muitos anos que não realizo instalação de driver baixado do site NVIDIA, então não conseguirei te apresentar o “passo-a-passo”, ainda mais se tratando dum driver antigo, que “talvez” precise de algum procedimento extra que desconheço.

Faça o que o @CanalOCaraDoTI disse, veja se existe a versão 304 nos repositórios oficiais da sua distribuição, caso tenha, instale ele.

Boa sorte.

2 curtidas

Me perdoa a ignorância, mas posso pesquisar direto no synpatic?
Eu olhei aqui o gerenciador de pacotes e tem um monte de coisas para pesquisar.

É essa instalação do driver proprietário via TTY que eu não manjo fazer. Localizar e dar o comando por lá.

@Gtavares153, tá funcionando? Então deixa quieto!

Time que tá ganhando não se mexe!

Para realizar tarefas no TTY, você deve saber ao menos o básico de terminal.

Comando CD significa Change-Directory (mudar diretório), exemplo:

cd Downloads fará você entrar na pasta Downloads.
cd .. fará você retornar à pasta anterior.
cd fará você retornar à Pasta Pessoal.

Comando LS lista o conteúdo da pasta atual, exemplo:

ls irá listar todo o conteúdo da pasta atual.
ls -l irá listar todo o conteúdo da pasta atual, com suas permissões.

Comando CHMOD serve para alterar permissões de arquivos.

Suponhamos que o seu arquivo de driver está nomeado como “nvidia-304.run”, então dar permissão de execução para este arquivo via terminal seria isto:

cd Downloads
sudo chmod +x nvidia-304.run

Para executar o arquivo “nvidia-304.run”, seria ./nvidia-304.run, porém… antes de instalar o driver gráfico, é necessário primeiro parar o gerenciador de sessão LightDM, assim:

sudo service lightdm stop

Caso o comando acima não funciona, experimente este:

sudo systemctl stop lightdm

E, por fim, executar o arquivo de instalação do driver:

sudo ./nvidia-304.run

Para reiniciar o sistema, sudo reboot ou systemctl reboot.

Bem… tudo isto que escrevi é o básico (e talvez suficiente) para o seu propósito com a instalação do driver gráfico, mas como se trata de um driver “antigo”, não sei se haveria mais algum procedimento aí, então recomendo que pesquise um pouco mais sobre isto.

Como disse o @Rodrigo_Chile, “Se está funcionando, deixe quieto”.

Se decidir insistir na instalação do driver, faça por sua conta e risco.

2 curtidas

Amanhã eu vou tentar esse procedimento. Com o passo a passo eu consigo fazer. Se der ruim, eu sei reinstalar ao ponto que estava.

3 curtidas

Bom dia!
Cara, teu tutorial foi incrível e eu consegui fazer os procedimentos tranquilamente.

Não deu certo, e creio que tenha sido em função do kermel, por contas das mensagens de erro que eu encontrei.

Pesquisando a respeito, achei esse post aqui do Diolinux Plus :slight_smile:[Dica] Instalar driver legado 304.137 (Geforce 6 Series) em distros atuais com base no Ubuntu 18.04

Eu te pergunto: É possível fazer downgrade de kermel, para poder fazer o driver funcionar?

1 curtida

Sim, dá… pelo gerenciador de atualizações, em kernel, aí instala o kernel anterior LTS. Se carregar por ele normalmente, daí tenta de novo. Mas eu pergunto: não tá funcionando normal com o nouveau? Se está, pra que vc quer colocar o proprietário?

2 curtidas

Para funcionar eu preciso entrar sempre no modo Recovery, nos modos de inicialização avançado. Quando a parte a visual, o aproveitamento de tela está comprometido, por conta da resolução inferior.

2 curtidas

Aí precisa salvar no grub de forma definitiva as alterações, não? Pra ver se faz boot normal. Já a resolução, coloca em qq formato 16:9 e tenta alterar o escalamento pra ver se resolve

2 curtidas

Isso você diz através do TTY?
A resolução eu tbm vou alterar por lá?

Que bom que pude ajudar um pouco.

É possível sim, fazer downgrade de Kernel, basta você instalar a versão de kernel desejada.

Você está usando Linux Mint que é base Ubuntu, e eu openSUSE, não conseguirei replicar aqui no meu sistema para poder te explicar… por isso deixarei três links que talvez possam te ajudar em algo:

Linux Mint e NVIDIA 304: Linux Mint 19.3 and nvidia 304.137 - Linux Mint Forums

Como atualizar o kernel: Install the Latest Mainline Linux Kernel Version in Ubuntu

Como retroceder o kernel: https://sempreupdate.com.br/como-fazer-downgrade-do-kernel-no-linux/

Se idioma for um problema, use a ferramenta do Google Chrome para traduzir as páginas, isso ajuda muito.

Eu enviei dois links sobre kernel, porque um explica como instalar um novo kernel, e outro como remover uma versão específica de kernel, então você lendo ambos e entendendo, conseguirá realizar suas ações aí.

Um comando que pode ser legal pra você é o “APT Search”, ele permite você realizar buscas por pacotes específicos, por exemplo… digamos que você queira listar as versões de kernel presentes nos repositórios oficiais do Linux Mint:

apt search linux-image

Suponhamos que você você encontrou a versão de kernel desejada, então você instalaria assim:

sudo apt install linux-image-VERSÃO... linux-headers-VERSÃO... (sem os 3 pontos)

Boa sorte.

2 curtidas

Nem precisa. Pode ser pelo normal com sudo, tanto pro xrander quanto pra editar o grub pelo nano, vim, mousepad etc

1 curtida