KDE Neon com tela distorcia na instalação

Isso você diz através do TTY?
A resolução eu tbm vou alterar por lá?

Que bom que pude ajudar um pouco.

É possível sim, fazer downgrade de Kernel, basta você instalar a versão de kernel desejada.

Você está usando Linux Mint que é base Ubuntu, e eu openSUSE, não conseguirei replicar aqui no meu sistema para poder te explicar… por isso deixarei três links que talvez possam te ajudar em algo:

Linux Mint e NVIDIA 304: Linux Mint 19.3 and nvidia 304.137 - Linux Mint Forums

Como atualizar o kernel: Install the Latest Mainline Linux Kernel Version in Ubuntu

Como retroceder o kernel: https://sempreupdate.com.br/como-fazer-downgrade-do-kernel-no-linux/

Se idioma for um problema, use a ferramenta do Google Chrome para traduzir as páginas, isso ajuda muito.

Eu enviei dois links sobre kernel, porque um explica como instalar um novo kernel, e outro como remover uma versão específica de kernel, então você lendo ambos e entendendo, conseguirá realizar suas ações aí.

Um comando que pode ser legal pra você é o “APT Search”, ele permite você realizar buscas por pacotes específicos, por exemplo… digamos que você queira listar as versões de kernel presentes nos repositórios oficiais do Linux Mint:

apt search linux-image

Suponhamos que você você encontrou a versão de kernel desejada, então você instalaria assim:

sudo apt install linux-image-VERSÃO... linux-headers-VERSÃO... (sem os 3 pontos)

Boa sorte.

2 curtidas

Nem precisa. Pode ser pelo normal com sudo, tanto pro xrander quanto pra editar o grub pelo nano, vim, mousepad etc

1 curtida

@Gtavares153 quando você conseguiu instalar o Mint, chegou a abrir a tela de “Gerenciador de Drivers” para verificar se o driver aparece lá para instalação ?
Vai que ele mostre uma versão mais antiga que sirva para sua placa.

2 curtidas

Quando eu entro pelo Cinnamon, o mint alega que o driver de vídeo precisa ser configurado. No gerenciador de driver, só aparece o driver da placa de rede.

Que pena, viu esse post aqui do fórum?

Eu tô lendo ele.

1 curtida

Galera eu consegui entender o problema. Trata-se o kernel muito avançado para o driver.
Confesso que para resolver essa situação eu dei uma bugada mental. Não consigo fazer o “dawngrade” do kernel, e será que alguém conseguiria me ajudar com esse procedimento?

2 curtidas

No gerenciador de atualizações do Mint tem como instalar outro kernel. Viu ali?

1 curtida

Consegui fazer o downgrade. Mas o driver que é bom, nada de funcionar.
A indicação é usar o raio de um kernel 4.15.11… e de todos que eu vi, não consegui achar esse.
Vou lutar com essa resolução mesmo. Só precisar arrumar um jeito do wi fi funcionar. Já selecionei o driver do gerenciador, mas nada dessa bodega encontrar minha rede.

Parece que é por aí mesmo, o driver 304 parece ter sido testado até o kernel 4.20, além da NVIDIA ter abandonado o driver 304, assim não atualizando-o para o xorg atual.
Há “boatos” que o 340 esteja suportando algumas placas que usavam 304.

Este assunto foi abordado no grupo “Linux dicas & suporte” do Facebook, pelo membro William Santos. Eu gostaria de postar o link aqui, mas não consegui obter o link da publicação, então vai screenshot mesmo:

2 curtidas

Cabo de rede? (1 trilhão de caracteres)

1 curtida

O cabo de rede funcionar sim. Mas quando eu vou gerenciar as conexões, só tenho a opção do ethernet.

1 curtida

Mas essa solução seria apenas do Debian, não é isso?

1 curtida

Isso. Debian 9 (stretch) - versão estável antiga (oldstable).

O cara optou por ele por conta da versão congelada do kernel ser compatível com NVIDIA Driver 304, e seu suporte encerrará em 30 de Junho de 2022.

2 curtidas

@Gtavares153 estou pensando aqui… se o driver 304 é suportado até o kernel 4.20, então seria interessante você experimentar uma distribuição focada para hardwares antigos, o Debian 9 seria uma das alternativas.

Estou dando uma lida na página do MX Linux no Distrowatch, MX Linux usa Debian 10 (Stable) como base, ou seja, usa kernel 4.19, então creio que tanto Debian 10 quanto MX Linux podem te servir.

1 curtida

Eu tentei usar o Debian, ele quando abriu, foi com a tela toda distorcida.
Considerando a minha placa de vídeo tu recomenda o Debian 9 ou o MX Linux?

Vai de MX, é um pouco mais fácil que o Debian. Pode tentar o Linux Mint Debian Edition, no site deles tem a versão 3, mais antiga que a atual (4 - baseada no Debian Buster):

1 curtida

Tentei:

LMDE: Instalação rola, mas quando de fato é concluída, não consigo resolução para iniciar o sistema o nouveau. (não deu certo)

MX Linux - Apesar da instalação um pouco trabalhosa, o os drivers gerais (som, touchpad e wifi) funcionam bem. A resolução do nouveau fica pior do que no Mint 20.04; caixas de texto do sistema ficam um pouco desproporcionais.

Mint 20.04 - o nouveau até funciona bem, é como se estivesse usando resolução HD, num monitor full HD, apesar de notar que não tá tudo redondo, não chega a ser gritante. Wifi não funciona.

Debian 9.13 - baixando agora para ver qual vai ser.

2 curtidas

Me parece que a melhor opção é tentar fazer o wifi funcionar no Mint 20

1 curtida