Archcraft nova versão lançada

Nas próprias considerações do Aditya Shakya, desenvolvedor do projeto:

Archcraft é apenas mais uma distribuição Linux, feita em cima do Arch Linux. Ele usa gerenciadores de janelas e aplicativos leves, o que o torna super rápido. Com configurações pré-configuradas, o Archcraft oferece a melhor experiência de gerenciamento de janelas pronta para uso.

Setembro 2021

Essa nova versão consta com algumas novidades interessantes:

  • Nova base, logo, pacotes, repositórios, etc;
  • Usando lightdm com webkit2-greeter como gerenciador de exibição padrão;
  • Novo tema plymouth, temas grub;
  • Novo gtk, ícone, temas de cursor e diferentes pacotes de papel de parede;
  • Novos estilos e temas para e openbox (15+) bspwm (20);
  • oh-my-zsh com spaceship-prompt.

Abril 2022

  • Removido um monte de pacotes ( pamac , pcmanfm , leafpad , bmon , bashtop e neovim muito mais)
  • Atualizados todos os pacotes e gerenciadores de janelas
  • Poucas pequenas mudanças no Openbox
    • Scripts de estilo atualizados (dunst corrigido, opção adicionada para efeitos automáticos)
    • CMDs rápidos removidos
    • Removido polybars extras, menus rofi (lançadores e powermenu)
    • Removido menus de pipe para launcher, powermenu, polybar, gerador de papel de parede
  • Poucas pequenas mudanças no BSPWM
    • Usando Thunar como gerenciador de arquivos padrão
    • Fontes de terminal alteradas
  • Applets de rede removidos de todos os gerenciadores de janelas
  • Altura fixa do menu de rede e visibilidade da senha em todos os WMs
  • Corrigido o layout bagunçado em todos os WMs
  • Instalador ABIF atualizado para corrigir a criação de usuários
  • Removido o neovim (configuração do Nvchad, pois quebra com muita frequência)
  • Usando uma única tela de bloqueio para todos os WMs
  • Removido alguns scripts como tasks , color-picker , wallpaper-generator , etc.

Confira a lista completa aqui: Lançamentos · archcraft-os/releases (github.com)

Sistema carregando diretamente na RAM e suporte a placa Nvidia

Para o modo livecd, existe a possibilidade de carregar o sistema diretamente na memória, tendo uma experiência satisfatória, quanto a velocidade, e ainda conta com suporte a placa Nvidia:

image

Tela versão BSPWM

Tela versão Openbox


Site oficial:

10 curtidas

Gosto bastante do ArchCraft, cheguei a utilizá-lo como sistema secundário por algum tempo. Vou testar a nova versão com certeza. :smiley:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Essa versão com BSPWM veio direto do r/unixporn, não? :sweat_smile:
Tô baixando a ISO agora para brincar na VM. Tu é o culpado pelo meu SDA voltar (agressivamente) de tempos em tempos, Sr William hahaha

3 curtidas

O Aditya é simplesmente um gênio desses trecos de customização para WMs. Minhas configurações de rofi e polybar são bastante “”“inspiradas”“”" nas que ele fez para o Archcraft, e em muitos dotfiles do Unixporn que eu cheguei a olhar, o nome dele aparece nos arquivos.

3 curtidas

Posso nem falar que as minhas personalizações são inspiradas, uso exatamente a que ele fornece, apenas traduzo para não ficar tudo em inglês.

Enviei mensagem para ele me voluntariando a traduzir (rofi, menu openbox, etc) ele está pensando numa forma de puxar isso na instalação ou de, alguma forma, traduzir instalando alguma coisa do repositório dele.

1 curtida

Gosto de acompanhar a evolução de algumas distros que me interessam. Esses dias andei testando o Archcfraft e ele tá bem polido. É impressionante como o Aditya Shakya consegue criar personalizações e configurações para os ambientes fluidas e absurdamente bem feitas. Sempre “fuço” nos arquivos de configuração ou no github do Archcraft para aprender um pouco e pegar umas ideias. Ando até pensando em instalar a iso Lite no meu note, pra variar um pouco, pq tem uns 2 anos ou mais que não troco de distro :smile:

Agora a distro tem customização para o xmonad, dwm e tem três versões para download:

  1. Archcraft Lite: essa iso vem com openbox e o tint2 de painel ao invés do polybar e uma seleção diferente e menor de aplicações. Não tem o rofi, por exemplo, o lançador de aplicações é o ulauncher. Achei essa iso bem interessante;
  2. Archcraft xfce: uma iso pronta com o xfce e alguns temas pré-instalados. Vem com um script no painel para trocar entre os temas;
  3. A iso principal, que vem com o openbox;

Todas as customizações podem ser instaladas através de um meta-pacote. Por exemplo, sudo pacman -S archcraft-dwm e você instala o dwm e as configs prontas feitas pelo Aditya Shakya. O mesmo vale para o xmonad, xfce, bspwm etc.

No começo achei que ia ser tipo aquelas distros que tinham customizações legais e morrem rápido. Mas, ao que parece, tá ficando um projeto sólido. Apenas duas coisas me incomodam, mas são apenas questão de preferências pessoais. Os painéis eu acho meio poluídos e muito largos e os atalhos são muito pouco práticos. Nada que 5 minutos mexendo em arquivos de configuração não resolvam.

Entre as distros que testei com twm pré-configurados, acho o Archcraft disparada a melhor. Existem várias com essa proposta, principalmente as baseadas no Arch. Mesmo eu preferindo fazer minhas próprias configurações, sempre testo essas distros. E, também, sempre encontro problemas nelas. No Archcraft acho que muitos deles foram resolvidos. É de fato uma ótima distro para quem não quer configurar um ambiente desses mais minimalistas.

2 curtidas

Não esquecendo do bspwm também na iso principal, que nessa nova versão (02/02/2022) não inicia pelo openbox depois da instalação, já sobe no bspwm.

O Aditya lançou o herbstluftwm, confesso que não conhecia (GitHub do projeto).

Seguem telas:

Segundo ele, elaborou essa porque estava entediado:

image

7 curtidas

Pra quem quiser, eu fiz um review lá no meu canal

6 curtidas

@thespation verdade, esqueci do bspwm. É que gosto tanto da personalização do openbox do archcraft (com exceção dos “fake gaps” que ele adicionou) que quando testo, só uso o openbox.

As vezes aparece alguma personalização desse twm no unixporn. Nunca testei. Quando tenho dúvida ou nunca ouvi falar de algum twm, olho nessa página da wiki do Arch Comparison of tiling window managers - ArchWiki ela não é completona, porém dá para se ter uma ideia geral a partir dela.

1 curtida

Assisti ao vídeo, muito bom, da para o pessoal ter uma ideia da riqueza do sistema.

Para selecionar um tema existente no bspwm existem o atalho ctrl+alt+t, abre o seletor de temas.

Interessante, não conhecia. Estranhei ter vários bem desconhecidos e não achei o sway.

1 curtida

@thespation essa página tá desatualizada. Conheço ela a tempos, nunca vi qualquer alteração. Deve ser por isso que não tem o sway.

@GabrielTWMLinux Gostei do vídeo, foi uma visão mais geral, mas ficou bem interessante. To vendo uns vídeos do canal. Só senti falta de mostrar melhor os scripts que o dev fez para o picom. No openbox eles ficam disponíveis direto no menu.

Na prática, o Archcraft é um Arch com uma única diferença, ele vem com dois repositórios a mais habilitados por padrão. Um chamado archcraft e o chaotic-aur. O primeiro é para as configs criadas para os ambientes, o segundo é para facilitar o uso do aur. O que o dev faz é, basicamente, oferecer um Arch Linux com twm’s prontos e de fácil instalação. Só que, bem melhor, que as outras alternativas disponíveis.

1 curtida

Mais uma WM disponível: Berry:

Palavras do Aditya:

Berry , A byte-sized window manager, is now available on Archcraft. To install, open the terminal and run sudo pacman -Sy archcraft-berry

5 curtidas

7 postagens foram divididas em um novo tópico: Como ocultar as áreas de trabalho sem uso no bspwm

@thespation, se não me engano, foi você quem fez uns scripts de personalização para usar o visual do Archcraft em outras distros.

Se eu estiver, certo, é possível usar eles para o Arch puro?
Pode parecer sem sentido o que pergunto, mas acho que o Archcraft vem com muita coisa já instalada, e queria ver se era possível instalar o Arch limpo ao invés de ter que remover o WPS Office pra instalar o OnlyOffice, por exemplo. Acho que queria ter a experiência de instalar tudo “do zero” usando somente o que for de minha escolha, incluindo o WM.

2 curtidas

Fui eu sim, nesse outro tópico.

Ele não vai rodar, mas pode olhar o que é instalado em cada bloco e ir instalando no arch, os pacotes são os mesmos, a diferença vai ser que a maioria pode ser instalado do repositório oficial e algumas poucas coisas da AUR, como polybar, por exemplo.

Como deixei no Github, chegaram a incrementar a instalação para o arch também, porém não testei:

Pode ser interessante testar em uma VM.

2 curtidas

Não cheguei a testar essa ideia, mas não seria possível colocar o repositório do Archcraft no final do /etc/pacman.conf e rodar, por exemplo, pacman -Syu archcraft-dwm?

Pelo que parece, o repositório tem só alguns widgets para bar do AUR e os WM’s pré-customizados, então parece ser seguro de adicionar.

2 curtidas

Show! Não lembrava o título do tópico. Está em meus favoritos agora.

Vou tentar assim que possível.

Tentarei isso também assim que tiver um tempinho!

Obrigado pelas dicas, senhores!

1 curtida

Detalhe, o Archcraft vem sem office, acredito que tenha confundido.

Caso não queira instalar exatamente do zero, usando uma iso do Arch, vi que existe uma versão do Arch Gui bspwm que instala o básico (356 pacotes), vem bem cru:

Vem apenas esses apps instalados:

O site oficial do projeto: Arch Linux Gui

Mas realmente vale a penas instalar tudo mesmo, até pela aprendizagem.

1 curtida

Foi tipo um exemplo de ter que remover algo que já vem nativo nele pra instalar algo similar - Exemplifiquei mal! :sweat_smile:

Vou dar uma conferida. Valeu pela dica!

Com certeza! Esta é minha intenção. Mas pegar algo feito pra estudar e se basear também é bom. Por isso me interessei no Archcraft que tem uma aparência muito bonita. E sempre gosto de ver projetos dos outros pra aprender. Por exemplo o seu repositório do git, achei muito legar a forma como fez os scripts! Inclusive, não conhecia o inxi e como vi ele no seu script fui instalar e ver o man dele pra pegar algumas ideias.

Estou sempre aprendendo com os mais experientes aqui do fórum.

1 curtida

Nova versão lançada com muitas modificações, lista completa em:

2 curtidas