Nas próprias considerações do Aditya Shakya, desenvolvedor do projeto:
Archcraft é apenas mais uma distribuição Linux, feita em cima do Arch Linux. Ele usa gerenciadores de janelas e aplicativos leves, o que o torna super rápido. Com configurações pré-configuradas, o Archcraft oferece a melhor experiência de gerenciamento de janelas pronta para uso.
Setembro 2021
Essa nova versão consta com algumas novidades interessantes:
Nova base, logo, pacotes, repositórios, etc;
Usando lightdm com webkit2-greeter como gerenciador de exibição padrão;
Novo tema plymouth, temas grub;
Novo gtk, ícone, temas de cursor e diferentes pacotes de papel de parede;
Novos estilos e temas para e openbox (15+)bspwm (20);
Sistema carregando diretamente na RAM e suporte a placa Nvidia
Para o modo livecd, existe a possibilidade de carregar o sistema diretamente na memória, tendo uma experiência satisfatória, quanto a velocidade, e ainda conta com suporte a placa Nvidia:
Essa versão com BSPWM veio direto do r/unixporn, não?
Tô baixando a ISO agora para brincar na VM. Tu é o culpado pelo meu SDA voltar (agressivamente) de tempos em tempos, Sr William hahaha
O Aditya é simplesmente um gênio desses trecos de customização para WMs. Minhas configurações de rofi e polybar são bastante “”“inspiradas”“”" nas que ele fez para o Archcraft, e em muitos dotfiles do Unixporn que eu cheguei a olhar, o nome dele aparece nos arquivos.
Posso nem falar que as minhas personalizações são inspiradas, uso exatamente a que ele fornece, apenas traduzo para não ficar tudo em inglês.
Enviei mensagem para ele me voluntariando a traduzir (rofi, menu openbox, etc) ele está pensando numa forma de puxar isso na instalação ou de, alguma forma, traduzir instalando alguma coisa do repositório dele.
Gosto de acompanhar a evolução de algumas distros que me interessam. Esses dias andei testando o Archcfraft e ele tá bem polido. É impressionante como o Aditya Shakya consegue criar personalizações e configurações para os ambientes fluidas e absurdamente bem feitas. Sempre “fuço” nos arquivos de configuração ou no github do Archcraft para aprender um pouco e pegar umas ideias. Ando até pensando em instalar a iso Lite no meu note, pra variar um pouco, pq tem uns 2 anos ou mais que não troco de distro
Agora a distro tem customização para o xmonad, dwm e tem três versões para download:
Archcraft Lite: essa iso vem com openbox e o tint2 de painel ao invés do polybar e uma seleção diferente e menor de aplicações. Não tem o rofi, por exemplo, o lançador de aplicações é o ulauncher. Achei essa iso bem interessante;
Archcraft xfce: uma iso pronta com o xfce e alguns temas pré-instalados. Vem com um script no painel para trocar entre os temas;
A iso principal, que vem com o openbox;
Todas as customizações podem ser instaladas através de um meta-pacote. Por exemplo, sudo pacman -S archcraft-dwm e você instala o dwm e as configs prontas feitas pelo Aditya Shakya. O mesmo vale para o xmonad, xfce, bspwm etc.
No começo achei que ia ser tipo aquelas distros que tinham customizações legais e morrem rápido. Mas, ao que parece, tá ficando um projeto sólido. Apenas duas coisas me incomodam, mas são apenas questão de preferências pessoais. Os painéis eu acho meio poluídos e muito largos e os atalhos são muito pouco práticos. Nada que 5 minutos mexendo em arquivos de configuração não resolvam.
Entre as distros que testei com twm pré-configurados, acho o Archcraft disparada a melhor. Existem várias com essa proposta, principalmente as baseadas no Arch. Mesmo eu preferindo fazer minhas próprias configurações, sempre testo essas distros. E, também, sempre encontro problemas nelas. No Archcraft acho que muitos deles foram resolvidos. É de fato uma ótima distro para quem não quer configurar um ambiente desses mais minimalistas.
@thespation verdade, esqueci do bspwm. É que gosto tanto da personalização do openbox do archcraft (com exceção dos “fake gaps” que ele adicionou) que quando testo, só uso o openbox.
As vezes aparece alguma personalização desse twm no unixporn. Nunca testei. Quando tenho dúvida ou nunca ouvi falar de algum twm, olho nessa página da wiki do Arch Comparison of tiling window managers - ArchWiki ela não é completona, porém dá para se ter uma ideia geral a partir dela.
@thespation essa página tá desatualizada. Conheço ela a tempos, nunca vi qualquer alteração. Deve ser por isso que não tem o sway.
@GabrielTWMLinux Gostei do vídeo, foi uma visão mais geral, mas ficou bem interessante. To vendo uns vídeos do canal. Só senti falta de mostrar melhor os scripts que o dev fez para o picom. No openbox eles ficam disponíveis direto no menu.
Na prática, o Archcraft é um Arch com uma única diferença, ele vem com dois repositórios a mais habilitados por padrão. Um chamado archcraft e o chaotic-aur. O primeiro é para as configs criadas para os ambientes, o segundo é para facilitar o uso do aur. O que o dev faz é, basicamente, oferecer um Arch Linux com twm’s prontos e de fácil instalação. Só que, bem melhor, que as outras alternativas disponíveis.
@thespation, se não me engano, foi você quem fez uns scripts de personalização para usar o visual do Archcraft em outras distros.
Se eu estiver, certo, é possível usar eles para o Arch puro?
Pode parecer sem sentido o que pergunto, mas acho que o Archcraft vem com muita coisa já instalada, e queria ver se era possível instalar o Arch limpo ao invés de ter que remover o WPS Office pra instalar o OnlyOffice, por exemplo. Acho que queria ter a experiência de instalar tudo “do zero” usando somente o que for de minha escolha, incluindo o WM.
Ele não vai rodar, mas pode olhar o que é instalado em cada bloco e ir instalando no arch, os pacotes são os mesmos, a diferença vai ser que a maioria pode ser instalado do repositório oficial e algumas poucas coisas da AUR, como polybar, por exemplo.
Como deixei no Github, chegaram a incrementar a instalação para o arch também, porém não testei:
Não cheguei a testar essa ideia, mas não seria possível colocar o repositório do Archcraft no final do /etc/pacman.conf e rodar, por exemplo, pacman -Syu archcraft-dwm?
Pelo que parece, o repositório tem só alguns widgets para bar do AUR e os WM’s pré-customizados, então parece ser seguro de adicionar.
Detalhe, o Archcraft vem sem office, acredito que tenha confundido.
Caso não queira instalar exatamente do zero, usando uma iso do Arch, vi que existe uma versão do Arch Gui bspwm que instala o básico (356 pacotes), vem bem cru:
Foi tipo um exemplo de ter que remover algo que já vem nativo nele pra instalar algo similar - Exemplifiquei mal!
Vou dar uma conferida. Valeu pela dica!
Com certeza! Esta é minha intenção. Mas pegar algo feito pra estudar e se basear também é bom. Por isso me interessei no Archcraft que tem uma aparência muito bonita. E sempre gosto de ver projetos dos outros pra aprender. Por exemplo o seu repositório do git, achei muito legar a forma como fez os scripts! Inclusive, não conhecia o inxi e como vi ele no seu script fui instalar e ver o man dele pra pegar algumas ideias.
Estou sempre aprendendo com os mais experientes aqui do fórum.