Desde o dia 17/12/2021 eu subsititui meu laptop tradicional pelo tablet da Samsung o Galaxy Tab S5e.
Estes sentimentos e relato aqui são pessoal e não tem a intenção de dizer qual sistema operacional é melhor ou pior, pois isto é de acordo com cada perfil de usuários.
O Sistema Operacional é o Android 11 polído com a One UI 3.1 da Samsung, ou seja, nenhuma mudança radical com outros launchers. Obs.: uma pena o S5e não ser elegível para receber a One UI 4, ela tem uma feature, que tem em vários Sistemas Operacionais, que eu iria gostar muito, o Corner Action, ao tocar com a seta do mouse em cada canto da tela o sistema executa algo que programamos.
O Hardware é o Samsung Galaxy Tab S5e, equipado com Snapdragon 670, 64GB de armazenamento interno e 4GB de memória RAM, com tela de 10 polegadas Super Amoled a 60hz.
Os equipamentos são físicos Teclado, Mouse, Controle e Adaptador de Som, todos Bluetooth, sem nenhum toque na tela, afim de sentir as habilidades Desktop do Android 11 polído pela Samsung com a One UI 3.1
Bom explicando sobre os vídeos, são 3:
1 - Android Destop One UI: Meu modo favorito, lembra o Gnome.
2 - Desktop Modo DeX: Usei 2 vezes sendo a 2nd para fazer este vídeo, lembra o Windows 11 e KDE Plasma talvez, mas pelo pouco que eu usei não tem a quantidade de features que o KDE tem.
3- Multi Tarefas: Fiz o vídeo no meu modo favorito, mas também pode usar no modo DeX. Neste modo mostro como o hardware do Tablet reage em multi tarefas. Uso bastante este modo.
Os vídeos foram gravados sem praticar, apenas “deu aquele momento 5 minutos” e eu resolvi gravar e digitar este tópico.
Abaixo segue os links de cada vídeo com mais detalhes:
1 - Android Deskop One UI
Neste vídeo eu mostro como uso meu Tablet como Desktop. Partes que acabei não colocando no vídeo, por exemplo, fazendo e recebendo ligações, escutar músicas num aplicativo e ver vídeos em outro aplicativo ao mesmo tempo, e outras coisas que eu possa ter esquecido, mas gostei e gosto muito de usar ele como Desktop e Mobile. Perto do final do vídeo eu queria testar o som então eu usei o meu perfil do Duolingo para testa-lo. Na gravação não ativei o microfone, que é possível, para usar como ASMR, escutar o clique do mouse e as teclas do teclado, pois eu lembrei só agora digitando este tópico .
2 - Desktop Modo DeX:
Aqui eu usei o DeX uma vez apenas para ver como era e o auto ocultar da barra inferior, pena que não tem esta feature no modo normal para auto esconder a barra superior, pelo menos no One UI 3.1, quem sabe a Samsung acrescente este modo nas versões futuras. Mas como minha perferência é estilo Gnome então não usei mais o modo DeX. Isso significa que aprendi um pouco mais gravando este vídeo, por isso talvez eu fiquei meio perdido na gravação . A Samsung e a Microsoft vem trabalhando juntas para fazer um ecossistema polido entre Windows e Android One UI. Tem vídeos no Youtube que mostram esta cooperação entre eles usando o Sistema da Google. Um deles que eu gosto muito é o da Thao Huynh.
3 - Multi Tarefas:
O Multi Tarefas neste tablet funciona surpreendente com o hardware que ele possui. Este modo eu uso bastante e é excelente. @Dio o Youtube escolheu os thumbnails dos vídeos e neste 3rd acabou ficando um do seu vídeo, espero que você não me de strike
.
Sobre o Equipamento:
Ele funciona super bem, raras as vezes que ele engasga e nunca travou com o meu perfil de uso. Ele quase não esquenta, tem uma tela de 10 polegadas linda Quad HD Super Amoled de 60hz e um som externo excelente. Mas a maioria das vezes eu uso o adaptador bluetooth com fone de ouvido funciona super bem. Em games ele tem um minimo atrazo, entre apertar o botão do controle e o som chegar no fone. Mas não me atrapalham.
O Teclado Bluetooth está desde o dia 12/12/2021 fora da tomada, já tem mais de 100 dias que não recarreguei pela segunda vez. A primeira carga foi no dia que ele chegou e depois disso está funcionando sem recarregar. Neste exato momento o teclado começou a piscar o led de power, 03/04/2022, surpreendente. Conectei um powerbank para poder continuar digitando.
O Mouse Bluetooth costuma durar 12 dias.
O Adaptador Bluetooth de Som dura apenas 2 horas e é mono (é o que eu posso no momento mas ele é excelente o som, além de que a Samsung tem sets nas configurações que ajudam a melhorar o som). Mas como ele funciona recarregando ao mesmo tempo então ficam 2 mini bateria externas que revezam entre elas, conectados a ele, durando entre 4 a 17 dias cada bateria externa.
O Controle Game Bluetooth dura uns 5 dias de jogo moderado.
Falando sobre a Bateria do Tablet:
Até este momento, desde que comecei os procedimentos de gravação e criação do texto deste tópico, mais as revisões de erros de Português, escutando música de fundo a bateria do Tablet ainda tem 49%. O Tablet está ligado desde a 7 da manhã. Segue uma screenshot:
Este é um dos principais fatos que me fizeram trocar meu sistema e me adaptar ao tablet para uso geral e principal. Como estou estudando economia e investimentos, quanto menos eu usar energia elétrica desnecessaria, melhor, isso vale para qualquer recurso. O Tablet faz tudo isso com resolução Quad HD e gasta menos de R$10 por ano de energia elétrica. A sua fonte de energia é de 10W e leva menos de 3 horas para recarregar. Eu configurei o tablet para o modo de recarregar lento e eu costumo recarregar ele desligado somente quando eu vou durmir.
O app que mais consome energia dele é o SimCity Buildit, eu tentei jogando 10 horas seguidas e o tablet ainda estava com mais de 30% de carga.
Eu devo ter esquecido de mais coisas que eu gostaria de comentar aqui sobre como é usar o Sistema Operacional Android com mouse e teclado físico, ou seja, como um Desktop real e não tenho oque reclamar. O Sistema funciona perfeitamente bem para o meu perfil de uso. Estou muito mais que satisfeito com meu Tablet e como Android OS polído pela Samsung na One UI. Dizem que o Ecossistema Google, Samsung e Microsoft usando o Android e o Windows são muito bons a se comparar com o da Apple. Isso me surpreende porque precisaram 3 empresas ou até 4 se incluirmos a Amazon para chegarem próxmos ao ecossistema da Apple.
Talvez eu escreva um tópico comparando cada um dos Sistemas Operacionais que eu usei e suas habilidades, desde WIndows, Kurumin, Ubuntu, Red Hat, Kylin, Mint, Arch, Gentoo até Android .
Uns dos meus sonhos e objetivos futuros é conquistar o Samsung Galaxy Tab S8 Ultra ou superiores mas no momento eu preciso focar no que eu tenho, continuar fazendo meu melhor para conseguir entrar no mercado de trabaho que é meu sonho e objetivo principal, continuar meus novos estudos de investimentos e economia, manter meus estudos de idiomas e usar os de TI como hobbies.
Fico extremamente agradecido pelo Diolinux Plus, por eu ter a oportunidade de expressar meus sentimentos e convívio com este novo modo de usar Computador.
Muito obrigado também a todos que leram estes relatos e peço desculpas por algum erro .
Peace out .
Live Long and Prosper