Analise de Dados - Consumo de Energia Elétrica - Samsung Galaxy Tab S5e + CHNPineng 30K - Android 11 OS - Google Docs & Sheets

:wave:t2:

Tudo começou quando adquiri uma powerbank da marca CHNPineng de 30K mAh afim de ser a estação de energia elétrica para o meu computador Samsung Galaxy Tab S5e. São mais de 1 mês de dados.

Em um simples Google Docs, comecei a fazer as anotações de acordo com meu uso, carga, recarga etc. Segue uma imagem:

1st Charge, foi a primeira vez que coloquei a powerbank na tomada, depois 2nd, 3rd e assim foi.

Achei interessante ver estes dados crescendo neste Docs que resolvi melhorar, evoluir estas analises, desta vez usando o Google Sheets. Segue imagens:


Logo que a powerbank havia chegado, Maio dia 13, ela continha 30% de carga e de acordo com o manual da fabricante, 0 a carga antes da 1st recarga a 100%. Fiz esse procedimento no mesmo dia e então dia 14 ela foi pela primeria vez na rede elétrica, na tomada, através de uma fonte dimensionada para ela.

A CHNPineng é equipada com os circuitos eletrônicos da tecnologia PD(Power Delivery) e QC3.0(Quick Charge 3.0) da Qualcomm. Ela possui 2 “USB A” para recarregar dispositivos eletrônicos, 1 “Micro USB” para receber carga e uma “USB C” equipada com a tecnologia PD, ou seja a porta “USB C” pode receber energia de uma fonte ou recarregar dispositivos eletrônicos. Sua bateria é uma LI-PO com capacidade de 30K mAh.

A fonte, marca Gorila Shield, que recarrega a powerbank também é equipada com a tecnologia QC3.0 e entrega a energia através do USB C, ou seja a fonte é 100% dimensionada para a powerbank. A tecnologia QC3.0 entrega 3 tipos de energia, 5V a 3.1A = 15.5W, 9V a 2A = 18W e 12V a 1.5A = 18W. A CHNPineng é 100% compatível com esta fonte.

Traduzindo para o Português rsrs, isso significa que melhorar a durabilidade da bateria recarregando ela mais rápido. Por exemplo, uma fonte mais comum de 5V e 3.1A também vai recarregar a powerbank mas um pouco mais lento e gastando mais os circuitos da powerbank, além de sobreaquecer. Isso significa que se o circuito queimar não vai adiantar a bateria ter saúde pois ela não será recarregada. Já a fonte de energia correta entrega os 3 tipos de energia fazendo com que todo o circuito da powerbank trabalhe uniforme sem sobrecarregar um único circuito.

Costumo carregar a powerbank durante a noite, não sei quanto tempo ela leva para chegar em 100% mas segundo os dados da fabricante, ela precisa de 111W de energia elétrica para ter a carga completada, de 0 a 100%.

Já o Samsung Galaxy Tab S5e é equipado com a tecnologia Adaptative Fast Charger da Samsung, um tipo de QC2.0, ele recebe 5V ou 9V de acordo com a temperatura, quantidade de carga da bateria… A powerbank é capaz de entregar estas cargas a ele tranquilamente.

Analisando as planilhas, elas são dinamicas, eu desenvolvi as fórmulas para que todas as vezes que eu for preenchendo os campos, a planilha calcula tudo até os Kilowatts consumidos. Reforçando que, como não tenho equipamentos para analisar estes dados em tempo real, segui os dados da fabricante de 111W então de 0 a 100%, a powerbank consome 111W.

Na planilha oque está em roxo é o tanto de carga que a powerbank recebeu da tomada em %;
Em dourado é o tanto de carga que a powerbank entregou para o Galaxy Tab S5e em %;
O H em azul escuro é o fone de ouvido da Edifier o W60BT que uso recarregar ele também pela CHNPineng;
Depois tem em roxo também, mas os Kilowatts que pega a % recebida pela powerbank e converte em Watts;
Cada grupo tem um número em branco que significa o tanto de vezes que a powerbank foi recarregada, nesta planilha ela está na 14tth vez;
Across Sheets significa que as planilhas se comunicam e calculam todos os dados entre si, por isso de uma planilha que eu criei chamada “Track” e outra de “Structure”.

Oque eu achei mais interessante foi poder verificar o quanto de ciclos que a powerbank recebeu e o tanto de ciclos que o computador recebeu. Meu uso é intenso e no modo DeX, estes dados são baseados em um uso de 14 a 16 horas por dia, 7 dias por semana rsrsrs. Analisando o Kilowatts Across Sheets percebemos o quanto economico é o sistema, em mais de 40 dias, desde Maio 14, gastou menos de 1.5KW, ou seja, menos de R$1 para ficar 14 horas por dia de uso intenso.

Em 14 vezes na tomada, desde o dia 14 de Maio, vemos que o powerbank recebeu 1288% de carga, ou seja se 1 ciclo é igual a 100% então, 12.88 ciclos, economizei 1.12 ciclos da bateria. Segundo testes extensos, uma bateria LI-PO pode ser recarregada entre 500 a 3000 ciclos até começar a perder eficiência, considerando N fatores como a fonte de energia, as condições climáticas, o tipo de uso, etc…

Já Tablet recebeu 4055% desde o dia 14 de Maio, porém não seria 40.55 ciclos porque é necessário somar as recargas com o uso. De 0 a 100% só será 1 ciclo se o Tablet estiver desligado. De tantos % até 100% é mais ou menos dobrar os 40 ciclos. Outra consideração é que eu ativei uma função, chamada “Protect battery” que limita o Tablet a recarregar até 85%. Ele fica 100% mas na realidade ele está 85%. Então estes 40.55 ciclos seriam multiplicados por 2 e descontados 15% por causa desta função. Segue uma imagem:

(40.55 x 2) - 15% mais ou menos 70 ciclos. Como o Tablet é de 2019 e de 2nd mão, não sei como o usuário antigo tomava conta dele, ele tem um leve arranhado na tela e se limpar ela com pano umido a tela forma um tipo de vapor por dentro que some de acordo com o uso, acredito que é por causa do arranhado, deve ser micro furos, como a tela é OLED, ela não possue a camada de cristais liquidos, então não vaza mas recebe este tipo de vapor. Isso é um chute e palpite meu, mas não incomoda o uso porque só dá para perceber o pequeno arranhão com cores claras perto do branco.

Acabei divagando mas, como o Tablet é de 2019 e de 2nd mão, usado, não sei quantos ciclos tiveram antes mas, tenho este Tablet desde de Dezembro de 2021, com meu uso intenso e de acordo com está planilha, já devo ter usado uns 350 ciclos da bateria.

Atravéz da powerbank CHNPineng HMaston Pro 899PD recarrego meu tablet, ou seja, energia pura e limpa afim de prolongar a vida útil do meu tablet no qual uso intensamente. Mesmo que a fonte do tablet seja original, a energia elétrica vindo da rua pode ter surtos de energia, sobrecargas podendo danificar e reduzir a vida útil não só da fonte mas do tablet também.

Finalizando esta analise respondendo ao emosqueti :innocent:, com meu uso intenso no modo DeX com o brilho a 40%, o computador tem uma autonomia de 10 horas. Como vimos nas planilhas costumo começar a recarregar ele entre 20 e 30%. Ele tem uns 7 meses comigo e é de 2nd mão. Por enquanto, a bateria e o dispositvo estão dando conta do recado, vida longa e próspera!

Existe uma certa administração e estratégia, não no uso mas de como recarrego o tablet, afim de evitar que 7 horas da manhã o tablet esteja com 100% mas a powerbank sem carga, ou seja não vai aguentar até a noite. O melhor ponto que achei nesta estratégia foi começar a recarregar quando o tablet estiver entre 33% ˜ 27%, mas tem vezes que estou desatento e não percebo esta %, por isso penso em um aplicativo que me avise sobre, irei anailsar a respeito…

Mais uns 16 mins para chegar a 100%, neste momento a powerbank está com 67%:

Considerações finais, eu fico impressionado o quanto que o Sistema Operacional Android, a Arquitetura ARM e a tecnologia ad bateria LI-PO são eficientes e poderosas. Isso porque eu li informações que o Elon Musk irá colocar no mercado as baterias de Grafeno que serão muitas vezes mais poderosas e eficientes que as LI-PO.

Concluindo este tópico com 100% de carga e 67% da powerbank com o tempo de uso atravéz do Termux e Viva o Linux! Ainda tenho um tempinho de Duolingo até antes de durmir :innocent:.

P.S.: Estava lembrando onde, a empresa que eu trabalhava tinha mais de 100 Computadores, eu tomava conta da rede e os 255 IPs já estavam lotados, teve de desenvolver uma 2nd sub-rede, eu tinha todos os dados, históricos, planilhas de quem eram cada IP, MAC, todos analisados pelo The Dude e pfSense, só na frente de caixa eram 42 computadores, todos gastando mais de 100W por hora de energa elétrica, o tanto de economia que eles poderiam obter se eles adaptassem a maioria destes computadores a dipositivos Android como este, ARM, LI-PO, seriam salários de funcionários… Mas tem a questão durabilidade e confiabilidade destes sistemas a se por na mesa… Enfim, peace out.

Cheers!

:vulcan_salute:t2:

7 curtidas