Android Desktop - Mais de 3 meses de uso - Samsung Galaxy Tab S5e - Meus Sentimentos - Com 3 vídeos

:wave:t2:

Saudações Pinguins e Androids! Alias todos os Androids são Pinguins! Android é Linux!

Quando escrevi este tópico foi com o foco no modo Tablet. Logo depois dele, eu resolvi focar meu uso no modo Desktop, o DeX Mode da Samsung.

Alguns meses se passaram e aprendi novos detalhes, juntei mais dados, fiz várias pequenas mudanças e depois de mais 3 meses de uso no modo DeX, eu percebi que, para o meu perfil de uso, tanto o DeX quanto o Tablet Mode tem suas especialidades.

• “Modo DeX” prefiro usar como um computador tradicional, fixo na mesa, com teclado e mouse, raramente tocando na tela;
  • Já no “Modo Tablet” me adaptei melhor em usá-lo como um Tablet/Smartphone, movendo ele de lugares, sem teclado e mouse, usando uma caneta para tocar na tela. Tem excessões em ambos os modos.

Segue um vídeo mais longo no Modo DeX , 14 mins, com uma timeline:

• Tempo 0:00 - 0:28: O relógio e o aplicativo calendário;

• Tempo 0:29 - 0:57: Acesso rápido a itens, notificações… Eu parei a seta do mouse no Secure Folder, afim de explicar um pouquinho dele. Ele cria um ambiente a parte sem desktop mas cada aplicativo quer for adicionado ali dentro, irá rodar como se fosse um novo sistema. Parecido com o Guest que tinha em algumas Distros, mas ele não apaga quando saimos dela;

• Tempo 0:58 - 1:54: O menu de aplicativos separados por pastas, eram nomeadas mas resolvi deixar sem nome. Também o menu de aplicativos ocultos, que eu classifico como redundantes, escondidos do modo DeX ou Tablet (cada um dos modos podemos ter nossa própria personalização de apps amostra ou escondidos) e alguns que eu só uso quando o “My Files” me avisa que estão em desuso. O caso do Avast Cleaner, que executo ele quando o “My FIles” avisa. Eu comecei a usar o Avast Cleaner ontem… 7 meses de uso do Tablet foram deixando muitos rastros de pastas que não tem mais um determinado app, coisas mais antigas que ficaram, como por exemplo, acessamos um site e depois nunca mais acessamos ele, mas os rastros dele pode ficar lá. Eram 49% do armazenamento ocupados, o Avast Cleaner fez isso cair para 39%.
    Em 1:45 eu paro o mouse no aplicativo Sound Assistant da Samsung. O Android trata o som como “Foco-Tarefas”, ou seja, se estivermos escutando música e mudarmos para outro aplicativo, a música pode parar. O Sound Assistant permite que o Android trate o som como “Multi Tarefas” com várias funcionalidades extras, como volume específico para cada app, etc…;

• Tempo 1:55 - 3:24: Acrescentamos atalhos na área de trabalho, Desktop Ativo. É possível posicionar os atalhos em qualquer lugar da tela, organizar por nome e se estiver espalhado enfileirar, clicar com o botão direito do mouse na tela;

• Tempo 3:25 - 4:52: Usamos os atalhos da área de trabalho, como navegar com o Chrome no Diolinux Plus; Tem alguns botões redundantes, como o voltar mas que dependendo da situação é bom ter os 2, tanto o da barra superior quanto o da barra inferior. Apesar de que a barra superior poderia ser oculta em todos os apps e só mostrar quando tocarmos o topo da tela com o mouse. O botão fechar dela fica atrás dos botões do gravador da tela, por isso eu sempre usava ir na barra inferior. A One UI 4 tem mais funcionalidades ainda, como toques nos cantos da tela, acho que pode ter o ocultar a top bar. S5e é elegível até a One UI 3.1 que já é excelente;

• Tempo 4:53 - 6:24: Um pouco mais da barra inferior, como o botão recentes. Também mostro o Game Launcher, que comecei a usar esta semana, ele tem uma função excelente chamada “Priority Mode”. Ela foca no aplicativo que estiver dentro do “My Games”, ignorando, pausando, desligando todos os outro aplicativos. E não é somente com jogos, podemos adicionar qualquer app ali, por exemplo eu add o Chrome com o atalho para o F1TV ou Bandplay quando vou assistir a Fórmula 1(Prefiro o F1TV para manter minhas habilidades de escutar em Inglês atualizadas, mas no momento estou sem condições…). Excelente o Game Lanuncher. O Bandplay é um dos apps que prefiro usar no modo Tablet;

• Tempo 6:25 - 8:05: No botão recentes, podemos travar aplicativos de fecharem e fechar outros que ocasionalmente abrimos, além de um pouco do “My Files”, gestor de arquivos da Samsung. Acabei esquendo de mostrar ele direito, mas no vídeo “Modo Tablet” mostro ele um pouco melhor;

• Tempo 8:06 - 8:25: Fiquei um pouco perdido :upside_down_face:;

• Tempo 8:26 - 9:09: Mostro um pouco do aplicativo de configurações do sistema Android;

• Tempo 9:10 - 13:13: Trocamos o papel parede, eu fiquei um pouco perdido em um site tentando achar um papel parede resolução 2k :rofl:. Me encontrei apartir do minuto 11:58 :joy:… Bom aproveitando para tirar um print screen de como estou digitando esta explicações vendo o vídeo:

• Tempo 13:14 - 13:42: Mais uma vez fiquei perdido :innocent:, até levei a seta do mouse no canto superior direito da tela, lá ficam os botões do gravador de tela, eu fui fechar ele quando me lembrei do Termux!;

• Tempo 11:43 - 14:23: Termux é poderoso, podemos instalar distros Linux inteiras com o proot-distro e um aplicativo VNC Local para usar a distro instalada. Como se fosse um Virtual Machine, comentários dele mais abaixo.

Bom, como gravei os vídeos sem som, achei melhor detalhar nestas timelines para este vídeo mais longo. Até porque não editei os vídeos e por não ter roteiro, então eu fiquei meio perdido onde vou com a seta do mouse :sweat_smile:.

Segue o vídeo bem mais curto, 3 mins, de como ficou o Modo Tablet, o melhor deste modo é usa-lo como dispositivo móvel na minha opinião (que sempre muda e tenta se adaptar de acordo com a atualidade e futuro):

E mais um screenshot, desta vez com este vídeo do modo Tablet e escrevendo todo este texto:

Na minha opinião, perfil de uso e gostos, o Android está se tornando um Sistema Operacional híbrido, muito versátil, dinâmico, econômico e de alto desempenho, pois é como se eu tivesse vários computadores em um, Desktop, Laptop, Tablet, Smartphone… No link abaixo um tópico que criei de como o Sistema consome energia elétrica de acordo com meu uso:

O Android tem seus defeitos, pode ser por causa de limitação de hardware, desenvolvimento de aplicativos, aplicativos que ficam reiniciando com bluetooth, adapatções que temos de fazer e outros como aconteceu com o site e o aplicativo da Bandeirantes. Comecei a usa-los semana passada fora do Game Launcher. Conforme vamos assistindo a Fórmula 1, depois de uns 15 mins, o Android começa a avisar que está ficando sem RAM e se ignorarmos isso, depois de uns 10 avisos, o Tablet congela, isso pelo site, no aplicativo ele leva mais de 1 hora para começar a avisar. Primeira vez que me aconteceu isso. O F1TV site e app sempre funcionaram normal, com o app sendo mais pesado. Talvez o Game Launcher com o Priority Mode e no modo Tablet possa resolver isso… Sábado e Domingo agora da para testar. Mas pode não ser a Bandeirantes e sim meu dispositivo que já é mais antigo. Este é o outro “defeito” do Android, dependendo do ponto de vista, pois ele tem pouco tempo de retrocompatibilidade oficial da Google e parceiros (eu posso escrever assim? rsrs). Mas se olharmos para um Lineage OS :nerd_face:

• Um bônus por assim dizer sobre o Termux, ele não é simplesmente um Emulador de Terminal no Android, ele é mais que isso, podemos instalar sistemas operacionais, distros, inteiras, chroot-based através do proot-distro, dentro do Termux e rodar apartir de um aplicativo VNC local, como por exemplos, Ubuntu, Manjaro, Arch, Kali e muito mais! O Termux assim, parece um tipo de virtual machine. O Termux faz mais ainda que isso. Bom eu estou pensando em instalar uma distro Linux e criar um tópico explicando sobre.

Tem tantos e tantos detalhes e informações do Android que eu gostaria de digitar, sobre cada aplicativo, sobre o sistema mais a fundo, o F-Droid, o proot-distro e mais, mas talvez em um próximo tópico…

Finalizando: O foco do Android OS são os smartphones. Usar como Desktop pode depender de várias adaptações, perfil de uso e gostos mas como estes detalhes são bem pessoais, acredito que a melhor conclusão vem de cada um de nós após fazermos nossos próprios testes.

Concluindo: Eu acho que o Android ainda não está preparado para ser um Sistema Operacional de Desktop afim de atender as necessidades da maioria dos usuários de diferentes profissões. No entanto a Samsung vem se esforçando com o modo DeX. Mas para mim o Android fica mais para os disposivos mobiles e o modo Desktop fica mais para nós que somos nerds e entusiastas da tecnologia :nerd_face:.

Cheers :v:t2:.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas