Meu Sistema Operacional Android Híbrido (Desktop Laptop Mobile) & Samsung Android Windows Ecossistema

:wave:t2:

Há mais de 2 anos que meu Sistema Operacional é o Android e o equipamento é o Samsung Galaxy Tab S5e. A Samsung é a mais próxima da ideologia da Apple quando a questão é o Ecossistema e neste caso com o Android e o Windows juntos. Acompanho vídeos no YouTube e um exemplo de quem fala bem sobre esta ideologia é a Thao Huyn.

Um pouco de história…

Antes de começar a usar o Android como Sistema Operacional principal, a mais de 2 anos atrás, eu comecei a assistir vídeos e ler fóruns, wikis, além de estudar os aplicativos com a idéia de ter um equipamento com consumo baixo de energia elétrica, boa autonomia na bateria e capaz de executar tudo que eu uso em um Desktop tradicional. Eu já estava treinando isso em meu smartphone e percebia que com um pouco de criatividade, de ajustes e adaptações seria completamente possível migrar para o Android como Sistema Operacional Principal.

Na época eu estava desempregado e então eu estava pesquisando algum tablet barato que eu pudesse fazer troca com equipamentos que eu tinha para continuar meus estudos e a procura de empregos gastando pouca energia elétrica dos meus pais. Levou meses quando eu encontrei o Samsung Galaxy Tab S5e e foi feito troca com equipamentos mais um pouco de $$. Consegui um teclado, mouse, fone de ouvido, joystick (todos bluetooth) e uma armadura com suporte para ele ficar na mesa como se fosse um monitor de Desktop nesta barganha.

Os tempos foram passando e eu fui reajustando, me adaptando, o Sistema Operacional da Samsung e da Google foram evoluindo com updates e que atualmente ficou 95% perfeito para usar como Desktop Laptop e Mobile. Eu uso GeForce Now da Nvidia e o Ultimate Game Pass da Microsoft, só não ficou 100% porque 2 games que eu jogava, Ace Online e Priston Tale, não foram portados para o Cloud. Mas eu tenho ideias de comprar um mini PC e conectar da Dockstation para o tablet e ele fica como monitor de computador (existem aplicativos para isso no Google Play Store). O USB-C do Galaxy Tab S5e aceita fontes de vídeo externas como PCs, Videogames, Playstation 5, Switch, Xbox…

Reforçando esta história, segue links de outros tópicos que criei comentando sobre o Android Híbrido.

Bom como Galaxy Tab S5e é da Samsung e a empresa trabalha forte no seu Ecossistema, quando eu tiver um Tab S9 Ultra e um S23 (não precisa ser o Ultra), ou de acordo com o tempo, ambos se espelharão entre si e o que eu fizer no Tablet imita no Smartphone e vice-versa. A minha atual ideia é ter 3 Launchers:

1.: One UI para Desktop;

2.: Daijisho para Games;

3.: Microsoft Launcher para Mobile;

Então eu posso personalizar cada uma para cada qual especialidade. Nas distros Linux tradicionais é como se eu pudesse ter o Gnome, KDE Plasma e o LXQT instalados ao mesmo tempo e cada um faria o seu papel. E cada vez que eu alterar algo pelo Tablet isso é sincronizado com o Smartphone e vice-versa. Então eu incluo um mini PC x86-64 para Windows e distros Linux tendo o Android como principal e meu setup estará completo.

Neste futuro setup, com o tempo vou deixando preparados Monitor, Mouse, Teclado, Joystick, Headphones e Dock Station para receber os dispositivos, então depois é focar em adquirir o Smartphone e plugando ele na Dock Station (pode até ser sem fio, via WiFi se o monitor suportar), ele manda o vídeo via HDMI para o monitor e assume o modo Desktop, então uso as Launchers One UI e Daijisho. Tirando ele da Dock Station ele assume o modo Mobile com o Microsoft Launcher e o Daijisho no comando. Os próximos focos seriam Galaxy Tab e Mini PC x86-64.

Seguem vídeos de como está o Sistema Operacional e fotos do setup atualmente:

Vídeos:

Imagens:

Com exceção do Ace Online e o do Priston Tale, o Android me atende 100%. E é uma gracinha rsrs… Tela 10.5 pol. Super Amoled QHD ou 2K @60hz, eu comparei a tela dele com a TV de 50 pol 4k painel IPS dos meus pais, o mesmo vídeo, a tela da TV parecia antiga rsrs… Isso é questão de preferências pessoais. Mas a telinha dele funciona muito melhor a noite ou no escuro. De dia e com claridade notamos que a tela reflete muito a luz.

Eu já mudei tantas vezes o modo que eu uso meu Sistema Operacional Android (distros Linux e Windows e outros Sistemas Operacionais também) ao longo destes anos e eu posso continuar mudando e me adaptando. Isso significa que estas ideias de hoje podem mudar completamente no futuro.

Por agora eu sigo estudando, me divertindo, me atualizando, me preparando para o futuro e…

It’s time to continue exploring my Galaxy :smiley: .

:vulcan_salute:t2:

6 curtidas

Se não fosse o ecossistema Android, com certeza você ainda estaria no ambiente Gentoo da vida, hahaha.

Muito bacana a sua jornada com o sistema Android, Ruksu. O importante no final das contas é ver o sistema funcionar como tanto desejava.

2 curtidas

Muito 10.
Eu uso como secundario, usando [LineageOS 20 - KonstaKANG (Android 13)] num raspberry pi4.
Excelente para os streams, como também no desenvolvimento no Android Studio, teste de apps…

3 curtidas

:wave:t2:

@jcoli Gostei muito da ideia. Eu comecei a estudar um pouco de Kotlin mas até onde eu sabia, o Android Studio não era compatível com OS Android. Acredito que por ser IDE e por causa do sistema de segurança do Android, vários diretórios são restritos (um dos detalhes para o usuário curioso não fazer bobeira :joy:), como o LineageOS tem maior liberdade então…

Isso fez eu pensar em instalar o LineageOS no Galaxy Tab S5e, mas depois que eu adiquirir pelo menos um smartphone Galaxy S (A linha S é melhor para Sistema Híbrido Desktop e Mobile, tanto em hardware quanto em software). O motivo é por causa dos bancos, acho que eles só funcionam corretamente no Android.

Excelente setup!

Editado:

Idéia vs Ideia >

Curiosidade, Idea em inglês e o idioma não usa acentos. Mas no Português a palavra Ideia eu costumava escrever com acento, Idéia, porém o corretor fica insistindo em corrigir. Achei ser porque uso vários idiomas e teclados no meu sistema, só que não. Fui pesquisar isso agora e Idéia com acento era correto até 31-12-2008. Eita :sweat_smile:.

:vulcan_salute:t2: