Eu queria testa o wayland no meu computador mas diferente do ubuntu que te a opção de trocar para wayland na seção dos usuarios o Pop!_OS não tem.Já instalei o gnome-session-wayland só que não aparece para trocar.
Já reiniciou a máquina?
Sim agora tem ate uma seção “gnome com o xorg”
“Gnome com xorg”
e
“gnome” ?
Se não me engano o “Gnome” é o com wayland
Ele fica com uma seção “gnome com o xorg” e outra com com “pop”,ate pensei que o pop vem com wayland por padrão mas não e o caso
O Pop!Os desabilita a sessão Wayland devido aos problemas de compatibilidade, esse assunto tem vários tópicos de discussão no reddit da System76.
Dá uma olhada lá para tirar suas dúvidas, no Pop! Os 19.10 também ainda está com o suporte desabilitado por enquanto, mas talvez mude até o lançamento.
Uhh entendi obrigado
Se ainda assim quiser testar, basta editar o arquivo /etc/gdm3/daemon.conf, comentar a linha
WaylandEnable=false
e reiniciar. A opção deve aparecer no login.
ta dando isso:
“arquivo ou diretório inexistente: /etc/gdm3/daemon.conf”
Faça um teste.
No momento do login escolha “Gnome”.
Após login rode no terminal.
echo $XDG_SESSION_TYPE
Se a saída for Wayland. Pronto você esta usando o prórpio.
Não tem essa opção só tem “Gnome com Xorg” e “Pop”
Realmente o Pop OS ainda não está oferecendo suporte ao Wayland.
O jeito e aguardar.
Fazer o que não é mesmo. KKKKK;
Kkk sim agora esperar pra ver se um dia vai ter suporte
Desculpe, uso o Debian. Acho que no Ubuntu/derivados o arquivo é o “custom.conf”.
sudo nano /etc/gdm3/custom.conf
E agora deu certo,consegui entrar com o wayland,obrigado:grinning:
la nos drivers coloca como intel hd graphics e da reboot, ai vai aparecer pra vc.
Caracas! Fiz o ajuste e ao iniciar apareceu a engrenagem no canto inferior direito, onde eu mudei para POP Wayland. O sistema ficou incrível agora!
Sem travamentos ao usar os botões de volume. A reprodução dos vídeos no youtube ficou perfeita (estava com problema nisso também).
Por que o pessoal do POP OS desativa o Wayland por padrão??? Por que??
Fico pensando no tanto de gente que acaba saindo do sistema ou até desistindo do Linux por causa disso.
Porque a System76, empresa responsável pelo Pop!_OS, trabalha com venda de hardware e boa parte inclui placas de vídeo da NVIDIA. Os drivers da NVIDIA não tem suporte a Wayland, o que acaba sendo uma barreira para a adoção do Wayland por parte daqueles que utilizam as placas da NVIDIA, então a única saída no momento para os usuários de NVIDIA é usar o Xorg.
Então André, sou totalmente a favor de pelo menos deixarem a opção habilitada na inicialização. Enfim cai aqui exatamente pelos delays em relação ao xorg, que não encontro no wayland.
Valeu brother, wayland voando aqui, sem mais delays nas midias. Obrigado.