Ubuntu MATE beta para Raspberry Pi

O Ubuntu MATE é um sistema operacional bastante estável que ficou bastante conhecido pela comunidade por ser “pioneira” no suporte ao hardware híbrido que temos hoje em sistemas como o Ubuntu.

O sistema é bastante fácil de e utiliza o ambiente desktop MATE, uma continuação do antigo GNOME 2. A interface é bem leve, sendo ideal para computadores mais fracos e hardwares antigos. Caso queira saber como é a intertface, temos um vídeo no canal Diolinux apresentando o Ubuntu MATE.

A equipe do Ubuntu MATE está sempre inovando, portando seu sistema operacional para que possa ser utilizado em dispositivos Raspberry Pi, além de oferecer imagens otimizadas para outros Hardwares como os dispositivos GPD.

Recentemente Martin Wimpress publicou uma nova versão beta do sistema para os dispositivos Raspberry Pi. O Ubuntu MATE 20.04.1 para Raspberry Pi, promete novos recursos como suporte para os novos Raspberry Pi 4 SCBs, inicialização USB experimental, melhorias no suporte gráfico e suporte a utilitário rpi-eeprom atualização para o bootloader e uma nova ferramenta de configuração.

Tendo como base o Ubuntu 20.04.1, o lançamento da nova versão do Ubuntu Mate está em um ótimo estágio de desenvolvimento, trazendo uma segunda versão beta para teste público. Desde a primeira versão beta, a equipe corrigiu problemas de Wifi que ocorriam durante o assistente de configuração inicial e descartou a opção que permitia especificar a memória que a GPU podia utilizar a partir do arquivo ‘config.txt’.

A segunda versão beta está disponível com o kernel 5.4 LTS e o utiliza o ambiente de trabalho MATE na versão 1.24. O Ubuntu MATE está disponível para dispositivos Raspberry Pi há 5 anos e é uma ótima alternativa ao Raspbian, já que utiliza o Ubuntu como base e traz as atualizações de Kernel otimizado para desempenho e regularmente corrigido contra ameaças.

O Ubuntu MATE para Raspberry Pi também possui alguns softwares como o Steam Link e Minecraft Pi Edition, além da gama de softwares que são oferecidos na versão oficial. Você pode conferir as novidades do Ubuntu MATE para Raspberry Pi no site da distribuição.

Você pode estar realizando o download da versão beta do Ubuntu MATE para Raspberry Pi a partir da página de download. Para realizar a instalação, é recomendado um cartão micro SD de qualidade com no mínimo 8GB.

Você tem um Raspberry Pi? Já utilizou o Ubuntu MATE? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

1 curtida

Show de bola! ansioso pra usar a base ubuntu 20.04 no meu Raspberry pi 3

1 curtida

5 postagens foram divididas em um novo tópico: Migrar do Windows 7 para Ubuntu Mate